2006-06-09

O nosso cantinho

Era tão bom que aqui os homens fossem mais justos e solidários. Era tão bom que no Verão as florestas não ardessem da forma que ardem. Mas não é assim, e a culpa também é minha. Ouvimos os portugueses queixarem-se do eles, entidade abstrata que serve para desculpar as nossas frustações. "Eles" não existem, eles somos nós, temos de assumir a responsabilidade de criar um Portugal Melhor, não o Portugal Maior de Cavaco Silva, com mais desemprego, com mais favorecimentos a amigos, com mais condecorações vergonhas, mas sim um Portugal Melhor, onde se defenda a Constituição, onde se lute por uma educação para todos, onde todos possam ter acesso à saúde, onde todos possam ter justiça (sem necessitarem de a comprar), onde todos possam trabalhar e habitar condignamente. Este Portugal, tão grande em desigualdades, não precisa de ser maior, está nas nossas mãos, somos nós quem decidimos o que queremos para Portugal. Não vamos lá só com bandeiras, é necessário muita luta e muito trabalho.

22 comentários:

Anónimo disse...

O problema é que o eles, estão para ficar e cada vez mais haverão outros eles, a conjuntura, a economia, a globalização, o cão, o gato, o que for. Somos todos culpados. Faz-me lembrar:

Somos todos responsáveis, por mais pequena que seja a nossa responsabilidade, mas do pequeno se faz grande e do grande enorme.

Sea disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Sea disse...

Caro Nuno, voltamos a mesma conversa. Mas, desde quando, é que alguém vai para o "poleiro" olhar pelo destino melhor de cada um de nós? Mas, desde quando, é que alguém irá tomar as decisões correctas e as mais justas? Isso nunca irá a contecer. Somos um país de corruptos e de interesseiros. Isto é assim, o povo queixa-se de quem lá está, chega às eleições e mete lá outros (que já lá tinham estado e só fizeram merda), estão à espera de quê? Agora, claro que tu, sendo membro e apoiante de uma outra facção política achas que são esses que iriam mudar tudo e fazer as coisas mais acertadas e justas.... tzz tzzz... Isso nunca, irá acontecer. 1º Nunca lá chegarão e depois, mesmo que chegassem, faziam a mesma coisa....

nunocavaco disse...

É a tua opinião, respeito, mas não lhe chames facção, eu apoio ideias e acções, não facções. O post não se referia a partidos, a quem fizesse por nós, mas a nós, somos nós quem tem de exigir a quem nos governa, seja lá quem for, que governe para nós. O post critica essa "democracia" do mete cá o voto e volta lá daqui a 4 anos. Os portugueses devem saber exigir e cumprir e não esperar que as "facções" RESOLVAM OS NOSSOS PROBLEMAS.

Sea um beijo, discordo mas respeito o que escreveste.

Sea disse...

opá... facção como poderia ter dito lao, parte ou outra coisa qualquer. Mas, Nuno, já sabes que nunca vamos concordar numa série de coisas

Anónimo disse...

«Caro Nuno, voltamos a mesma conversa. Mas, desde quando, é que alguém vai para o "poleiro" olhar pelo destino melhor de cada um de nós? Mas, desde quando, é que alguém irá tomar as decisões correctas e as mais justas? Isso nunca irá a contecer. Somos um país de corruptos e de interesseiros»

Não fui eu que escrevi, mas aplica-se à nossa realidade, a nacional e a local.

Anónimo disse...

Olha, olha, o assessor pago para "trabalho político" a querer um mundo melhor. Não vamos lá com bandeiras não, vamos com avenças que é muito melhor.

Anónimo disse...

Para quando o regresso do hl, esse vulto das letras suburbanas, da poesia de chacha, o vigilante dos bons costumes. É que assim tenho de ir apanhá-lo lá naquele sítio que parece um chat debilóide, para ele mostrar os dotes de comentador pois faz 1 em cada 3 nas suas postas de pescada e de censor, porque apaga tudo o que não é elogio. Belo colaborador sim senhora.

isabel mendes ferreira disse...

Nuno....louvo a tua inconformidade.


nunca será demais denunciar e apelar....


fica assim. do lado dessa lucidez...(desculpa tratar-te por Tu....de repente saiu...:). um abraço.

inBluesY disse...

Nuno

"eu não coloco bandeiras"

e sim a culpa é nossa sim, ao fim ao cabo nós temos o país que merecemos pq pouco ou nada exigimos dos nossos políticos...

Azeitoninha disse...

A culpa é nossa sim...
Mas cada pessoa preocupa-se mais consigo própria do que com o estado deste país. É muito fácil queixarmo-nos, mas agir... já é outra questão...

Anónimo disse...

Só passei para te deixar um beijinho Nuno.


BEIJINHOS PARA TODOS.
GOSTO MUITO DE VOCÊS.

oliude disse...

Um bom discurso caro Nuno. Até percebe a minha indignação em relação ao poder local. No entanto queria deixar aqui um comentário porque não resisto ao que chama "favorecimento de amigos": Explique-me, por favor e peço-o com bons modos, como é que determinada filha de um camarada vosso, entra nos quadros camarários sem ter feito quaisquer provas de concurso em detrimento de outras pessoas que as prestaram e até se mostravam qualificadas para o desempenho da função... A isto chama-se o quê?

Anónimo disse...

Ei lá, isso não se pergunta.
Isso faz-se e quem sabe, cala-se que quem ganhou as eleições tem direito a repartir os lugares pelos fiéis e suas famílias.
Para o Conselho de Estado é que se devem escolher só adversários.

E se formos por esse caminho, caramba, tanta gente conhecida que anda por lá com currículos bem curtinhos ou montados á pressa.
Tipo aquela malta que anda de Câmara em Câmara, entre técnico(a), eleito(a) e assessor(a).
No outro dia via uma fotografia de uma rapariga nessa situação numa publicação que agora está muito próxima do poder local Moita/Barreiro.

Um doce, a miúda.

nunocavaco disse...

Oliude essa é uma pergunta que não sei responder, porque não conheço a situação. Se assim o foi está errado, profundamente errado.

Anónimo disse...

Não sei, não conheço, não vi, não ouvi, não estava lá.
É assim que se negam evidências.
Acho que já usaram o método com o Holocausto, com o Gulag, com Guantanamo.
Todos usam o método, conforme as conveniências.

Anónimo disse...

Os tais amiguismos estão nos nossos genes. Por mais que venham pessoas honestas existem sempre outros desonestos, mas aí, penso que todos podemos começar a contraiar o sistema. Não é o Nuno que o consegue, e aí o eu sem querer deu a resposta, é fazer exactamente o contrário do que ele escreveu, trabalhar para a conveniência de todos.

Anónimo disse...

O " eu " colocou uma questão interessante (a ser verdadeira). Mas importava ser específico, porque de outro modo ela não tem qualquer validade.
É o diz que disseram... que ouviu terceiros a falarem, e por aí fora...
Nesta vida tudo pode acontecer.
Porém, convém não confundir a parte com o todo. É que há mesmo diferenças! Não comungamos todos a mesma história.
A luta por um mundo diferente e melhor, a dedicação e a capacidade de abnegação ainda são valores para muito boa gente. E isso é o princípio da transformação e, a prazo, da concretização de um qualquer bom sonho!
Jamais em nome do joio se pode questionar o trigo!

Anónimo disse...

Malta metida na cãmara por causa de cunhas? Não, nem sequer os assessores com isenção de horário. Aquela malta é só pela competencia e mais nada.

Anónimo disse...

Também quis entrar p'rá Câmara, já vão uns anos, concorri p'ra jardineiro, exigiram-me conhecimentos de Biologia, não entrei. O culpado fui eu!...

Numa rua próxima, habita uma família, 5 pessoas, todas têm carro, todas trabalham em Lisboa, todos os dias se deslocam cada um no seu. Contam os vizinhos, que naquela casa só comem ovos e iscas.
Nesta não sou culpado!...

Antes do Brasil/Croácia, assisti a uma conversa, em que duas pessoas de trabalho rude e pobres, desancavam nos professores e na função pública, referiam-se a privilégios injustos.
Nesta também não sou culpado!...

Que culpa tenho eu da desgraçada herança que Salazar deixou? - os meus pais não a acolheram sempre a acharam indigna, mesmo desgraçada.

-Que culpa tenho eu de não ter cunhas, de não ser hoje jardineiro?
-Que culpa tenho eu de não ser vaidoso, como aqueles vizinhos dos PóPós?
-Que culpa tenho eu de não ser invejoso, como aqueles pobrezanas que preferem isto nivelado por baixo?

Nisto tudo, só me sinto culpado por saber de biologia.

Anónimo disse...

Não adianta dizer que o "amiguismo" está nos genes e encolher os ombros.
Essa é a estratégia preferida dos que querem que o que está fique e não melhore.
Muitos são daqueles que da revolução só têm o nome e não a prática.
São dos que defendem a ruptura e a revolta quando não é contra os seus feudos.
Sejamos claros: as entradas para os quadros do poder Local estão podres na larga maioria das Câmaras, mas isso não devia ser desculpa para, dizendo que o outro é ladão, se ser ladrão também.

Anónimo disse...

Não sei quem é o EU, mas gosto do estilo.
Quer gostes ou não, explico-te que esforcei-me em não fugir ao tema proposto p'lo post. Persisto assim em afirmar que não me sinto culpado. Tenho para mim que a mesquinhez, a inveja, a lambuzagem e a cunha são heranças salazarentas, hoje revitalizadas pela já longa Ditadura da Alternãncia, embebendo de cima a baixo toda a pirâmide do poder. Não espantando assim a má escola, a má prática generalizada de exercício do poder.
Encontra-se disto, no movimento associativo, em simples colectividades de bairro, por todo o lado, nos sindicatos, nos partidos, nas autarquias. Isto já na dimensão da excepção ser regra, não se tratando já de "casos da vida", por maus a serem corrigidos, mas de truques e hábitos já sistematizados de tal forma, que influenciam negativamente todas as estruturas da sociedade.

A Constituição está em dia, mas este regime está em crise, a esquezofrenia alastra.

A minha primeira forma de partilhar a luta que é preciso fazer, é não entrar no "bailinho do agora mamas tu, depois mamo eu".

Exactamente por não ser culpado.