2006-06-16

Uma das pequenas coisas que melhorou a nossa paisagem urbana foram os placares para os cartazes dos diversos partidos. Acabou-se assim com o hábito de colar cartazes em qualquer parede livre, ou não (lembram-se como era o túnel do apeadeiro?), ou numa qualquer superfície nem sempre plana, muitas vezes completamente inapropriada. Esta é a regra, ainda que nem sempre respeitada.

Apesar disto, a falta de espaços similares para a divulgação de eventos não organizados pelas autarquias, que possuem espaços próprios para a divulgação das suas acções, leva a que continuemos a encontrar cartazes de concertos, de touradas e de tudo o que mais for, em algumas paredes, felizmente em número muito mais reduzido. É que o espaço publicitário paga-se, e colar uns cartazes numa parede ou num placar alheio fica muito mais barato. Desta vez a vítima foi o BE, mas para a próxima pode ser um outro qualquer.

Assim, deixo aqui a ideia: criar espaços para publicidade de eventos, em zona visível, e de acesso livre.


Fotografia gentilmente enviada por Pedro Ventura

31 comentários:

nunocavaco disse...

João e Pedro Ventura vou discordar de vocês os dois. A cobiça pelos melhores espaços irá fazer com que a malta que anda a promover os eventos dos bares e discotecas continuem a vandalizar os locais específicos para a colocação de propaganda política. Foi o do bloco de esquerda agora, à cerca de 1 mês foi o do P.C.P. perto do Cordas e por aí adiante. Os próprios partidos, inclusivé o meu, espalham os cartazes por todo o lado, desde caixas de electricidade até às paredes. Isto é cultural. Muita malta que coloca cartazes nas paredes são contra o grafiti e não percebem que os argumentos que utilizam para o ser são os mesmo pelos quais não deviam colar cartazes na parede.
Assim, penso que a criação de locais próprios para a colocação de publicidade e propaganda não iria resolver nada. Passa tudo por uma nova mentalidade e essa tarda a aparecer.
Um abraço.

joao figueiredo disse...

Nuno, eu não sei se o Pedro concorda com esta ideia. apenas utilizei esta imagem que nos foi enviada por ele, com a sua autorização.

eu acho que sem a criação destes espaços, e por falta de alternativa, os promotores destes eventos não deixarão de utilizar o espaço alheio.

a questão das campanhas partidárias que tu referes não passa só pela colagem de cartazes. quantas vezes os "pendões" não ficam a apodrecer nos postes de iluminação...

nunocavaco disse...

Concordo contigo, mas é essencialmente um problema de mentalidades.

joao figueiredo disse...

claro, como em muita coisa que vemos por aí e que convém mudar rapidamente.

é o país que ainda somos.

Anónimo disse...

Tudo muito santinho e bonzinho, até parece que acredito em vocês, os protectores do Vigilante, o tal que é poeta nas horas vagas.
E podem apagar este comentário que não é por isso que deixo de escrever a verdade que vocês escondem, que chamaram tudo e mais alguima coisa à Eurídice, ao Pinhão, ao Cabral, aos tipos do Bloco menos o Raminhos que queriam engraxar. Lá porque isto não estava aberto na altura não quer dizer que não fossem os mesmos e este Nuno-assessor sabe muito bem mas como acha que é segredo e os camaradas não contam a ninguém, arma-se em carneiro mal morto.
Só que eu também sei o que fizeram e quem o fez para quê. E foi o poeta de serviço, agora desaparecido e que gosta de se gabar do que faz. E o Nuninho-assessor sabe mas finge que não sabe.
O zeferino esse não conta para nada, e apenas mais um pateta alegre que serve de muleta aos outros e que minou o falta papel até correrem com o pedro. Tudo estalinismo do puro e duro.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
joao figueiredo disse...

"Lá porque isto não estava aberto na altura ..."

isto já chegou ao absurdo

Anónimo disse...

"mal-dissencia"?
Isto é algum tipo de dissensão?

nunocavaco disse...

Zeferino o alvo não eras tu. Apenas levas por tabela porque dás a tua opinião e dar a opinião para algumas pessoas é má. O Trostky não é do bloco é do P.S. e pensa que está muito bem "tapado", mas ... Deixa lá, não vale a pena.

No comentário sobre o Pedro Ventura diz tudo, tudo mesmo, basta ler nas entrelinhas como tu bem explicaste.

Agora deixo um momento de poesia

"...Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."

Um abraço

Anónimo disse...

«dar a opinião para algumas pessoas é má»

Atirando para o lado a má construção da frase, penso perceber que o sentido se aplica também à forma como não gostam da opinião do rapaz.
O tipo realmente parece chato, pelo número de "bexigas" que se notam nos comentários, mas tem a opinião dele também, ou estou a ver mal a coisa?
E se sabem quem ele é e se vos incomoda, digam de uma vez, não se armem em "eu sei que tu sabes que eu sei que tu sabes".
Para isso chegou a Zézinha.

nunocavaco disse...

Parvo sou eu que me dou ao trabalho de responder, mas como até me diverte, aqui vai:

Desde quando o Trostky deu uma opinião no banheirense (conto uma válida no falta papel)? Só vem cá para chamar nomes.

Sei quem é o Trotsky mas não o revelo, até porque pode vir a ser útil...
Quanto ao amigo da dupla/tripla personalidade, sempre atento e confiante deixo outro rasgo de poesia:

"...É ter segurança para receber uma critica, mesmo que injusta..."

Estou a pensar em enviar um convite para corrector ortográfico ou quem sabe para dicionário e não vou ter dificuldade em arranjar o mail, tantas e tantas vezes que me corrige.

Obrigado.

Anónimo disse...

Eia lá que eu animei esta desgraça. Apareceram os camaradinhas todos a ver quem grita mais alto. Ao nuninho assessor não vale a pena ligar, pois devia estar na Azambuja em luta, mas não lhe deram autorização. Já escrevi isso mas o patrão joão apagou que era incómodo. E eu os putos é que chamam nomes, isso é conversa parva, eu apenas digo quem é que é o vigilante e digo que a poesia do hl é uma desgraça pegada e ele apaga todos os comentários, mas eu tenho tempo para lhe dar trabalho.
O poetinha alegre, pornografo e censor, sei que é o vigilante e mais ninguem que os outros conheço eu bem, a ele é que ninguém o conhece, pois hélderes há muitos por aí e nunca lhe vi a cara.

Anónimo disse...

Esta maltinha do P.S. Moita é ridicula. Não percebem que quanto mais actuam desta forma mais gente vêm ao banheirense. Aliás deveriam colocar um contador só para eles andarem borrados de medo. Sugeri a uma professora amiga a leitura do blog, ela viu e no outro dia disse-me que era um blog com textos bem escritos mas que andavam para lá às bocas, sem nada dizerem e só a atacar os membros. Não comentava com medo de ser enxovalhada mas que iria seguir com atenção, até porque era uma boa fonte de informação.
Por isso continuem que as vozes de burro não chegam ao céu.

Anónimo disse...

Unicamente um apoio a quem é ofendido por toda e qualquer forma, típico desta corja que anda a ver se esconde o que o nosso benfeitor "Trocaste" anda a fazer. Vou aproveitar a onda das bandeiras e colocar uma preta, de luto, de vergonha, o governo socialista deixou morrer a verdade.
-----------------------------------
Viva o SPGL que mostrou aos socialistas que quem é mentiroso é sempre apanhado.

Anónimo disse...

O meu nome não é ana sou apenas uma bloguer que foi ofendida no seu "cantinho" só por vir ao banheirense. Não ligava à política mas percebi que afinal não ligar é ter opinião e com a minha abstenção mais nenhum socialista se sentará em lugar nenhum. Vou passar a votar e por isso Trotsky obrigado pela visita se tu não gostas deles, o meu voto servirá para os reforçar, mais que não seja para votar contra as pessoas que te apoiam.

JAZZ

Anónimo disse...

Não me lembro de te ter visitado.
Quanto ao Afrodite diz à tua colega professora primária para te ensinar a escrever poesia.

Anónimo disse...

Não te lembras do que andas a fazer Trostky, andas senil? Andas com febre e já te esqueces quando ofendes as pessoas? Eu não me esqueço quando me ofendem e foi o que fizeste.

Anónimo disse...

eu=av1
trotsky=VC
eu+trotsky=lacaios da cruela
conclusão-isto foi tudo encomendado
pelo PS, não acertam uma.

Anónimo disse...

Agradeço que o anónimo que tão bem faz identificações, que pelo menos assuma um nick.

Penso que os editores deste blog sempre perceberam que era o "eu" e eu assim o assumi nas nossas trocas.

Associarem-me à pessoa que se assina como trotsky, seja ela quem for e era bom que pensassem bem, é abusivo mas apenas o costume a que estou habituado.
Eu não procuro saber quem é quem, para mais porque nunca vi morto ou vivo, gordo ou magro nenhum dos "banheirenses", nem pretendo ver.

E, para que não digam que não dou os nomes às coisas irei responder à acusação de desonestidade que o JF lançou em outro post.

E como percebo que não sou bem-vindo aqui, mesmo agora com o AVP em suspensão o melhor é desaparecer, porque "lacaios" são os que recebem para fazer o trabalho sujo que alguns aqui fazem.

Eu só recebo o meu ordenado, do meu trabalho, mais os biscates que o tempo me permite, nenhum deles na região.
"Encomendas" penso que as recebam só alguns "camaradas" e são pagas de diversas formas, ao que consta.

Até ver, "democratas"

AV1

Anónimo disse...

A campa da Catarina Eufémia foi comprada pelo PCP, para fazer o espectáculo anual, visto que a família não concordava. A verdade é que a Catarina trabalhava num bar no Cais do Sodré e era esperta. O GNR que a matou era seu cliente e não gostou de saber que ela estava grávida dele.
Quer saber de mais farsas?
www.riapa.pt.to

nunocavaco disse...

Bem, já não sei se apague os comentários se os deixe ficar. Agradecia que não colocassem acusações no blog porque elas vão sempre bater nos autores do banheirense. Quanto ao Av1, é sempre bem vindo aqui, mas devia assinar com o nick que sempre utilizou. Eu não sabia que era o "eu", desconfiava pela escrita, mas não sabia. Tenho pena, e é sentido que não possamos discutir abertamente, como já o fizemos. E se quer a minha opinião em relação ao AVP, penso que muita falta faz, era sem dúvida o blog mais criativo da região, ainda, e continuo a dizer que muitas vezes utilizavam a imaginação da pior forma.

P.S.- Não sei quem é o anónimo, mas peço-lhe que não faça mais o que fez, porque nós é que levamos com a culpa.

nunocavaco disse...

Bem onde isto vai. Falar da Catarina assim e ainda por cima sem coragem de se assumir só para atacar o P.C.P. É triste.

joao figueiredo disse...

caro eu/fiscalav

"O tipo realmente parece chato, pelo número de "bexigas" que se notam nos comentários, mas tem a opinião dele também, ou estou a ver mal a coisa?" tem algo contra as opiniões anónimas?

"Mais vale mudarem o nome desta chafarica para blogue oficioso do PCP no concelho da Moita." e isto acusa-nos de quê?

se pretende ser claro deixe-se ambiguidades. não posso saber que assina por "eu" sem registo no blogger. e não me refiro à pessoa (já lhe disse que não me interessa saber quem você é). refiro-me à clarificação de um discurso, porque se mudar de nick cada vez que aqui comenta não permite uma contextualização do seu discurso. mas se calhar até é isso que pretende.

Anónimo disse...

o que por aqui vai.
é dificil comportarem-se?

Anónimo disse...

Estás a ver Nuno, vê se passas a acreditar em mim.

inBluesY disse...

bem o que aqui vai ...

Anónimo disse...

Afrodite, não sabes o que dizes. Armas-te em muito esperto mas não sabes de nada, sem ser o que fizeram mais o vigilante-poeta. A mim v~es-me mas não vês, se é que me percebes.

Anónimo disse...

Também estou ligado a um Blogue, o uso do anónimo ou do pseudónimo dá-me gozo, pois liberta-me dos elogios sem libertar-me das criticas. Não quero com isto transformar-me numa bêsta irracional, cascando e agredindo os outros, já despido de consciência escudado no anonimato.

É a minha regra.
Alguns dos comentários atrás escritos, arrepiam, metem nojo.

nunocavaco disse...

Broncas também a mim, mas acho que é um mal que não pode ameaçar a ideia deste blog. Penso que nenhum dos autores do blog se recusa a discutir uma ideia e isso deve continuar.
Um abraço

Anónimo disse...

Para discutires ideias precisavas de as ter ou de perceber as dos outros, sem ser as que te mandam escrever ou que tue screves para os miguinhos dizerem que és tão bom.

Sea disse...

tá giro isto... e animado...