2006-06-25


Um amigo meu, banheirense, começou recentemente a trabalhar em Paço d’Arcos. Adepto da bicicleta há muitos anos, logo pensou que a poderia integrar no seu percurso diário, reduzindo as despesas e o tempo despendido.

Da Baixa da Banheira ao terminal fluvial do Barreiro, do Terreiro do Paço ao Cais do Sodré e, finalmente, da Estação de Paço d’Arcos ao seu emprego, os trajectos de bicicleta seriam relativamente curtos, mas com bastante trânsito, risco que aceitou correr.

Na Soflusa apareceu o primeiro revés: 2,5 € para transportar a bicicleta. Ainda entrou em contacto com o Dep. Comercial, para saber se existe algum tipo de bilhete especial, ou um passe, que fizesse baixar os custos. Não sei se já tem a resposta. O corte definitivo veio na Linha de Cascais: não é permitido transportar bicicletas nas horas de ponta.

Esta é mais uma prova de que a gestão dos transportes tem que ser coordenada ao nível de uma área metropolitana. Não servirá de nada se as autarquias investirem em ciclovias, e aqui, tal como nos corredores BUS, ainda há muito para fazer, se não existir uma articulação com os sistemas de transportes metropolitanos.

Lisboa, devido ao seu relevo, não é uma cidade que se adeque a uma utilização intensiva da bicicleta, como existe em outras capitais européias, como Amsterdão, Copenhaga, ou mesmo Paris, mas em determinados trajectos junto à linha do rio, por sinal, já bastante congestionados pelo tráfego automóvel, esta poderia ser uma opção viável.

No nosso Concelho, estou certo de que um dia a bicicleta voltará a ser um meio de transporte de massas, como já o foi em tempos.

7 comentários:

_+*Ælitis*+_ disse...

Bicicleta sempre permite a locomoção e o exercicio fisico!

Parabéns a Portugal, apesar do jogo infeliz! :s

Beijokas

Frioleiras disse...

Magnifico blogue o teu !

Anónimo disse...
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Llyrnion disse...

Não sei o q admirar nesse teu amigo - se a coragem, se a ingenuidade :)

Não estou a ver cm a bicicleta possa ser uma opção em Lisboa, mesmo nas zonas planas. Era necessário um grau de planeamento/coordenação q está mt além dos nossos modestos limites.

Anónimo disse...
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Anónimo disse...
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Anónimo disse...

«Na Soflusa apareceu o primeiro revés: 2,5 € para transportar a bicicleta. Ainda entrou em contacto com o Dep. Comercial, para saber se existe algum tipo de bilhete especial, ou um passe, que fizesse baixar os custos. Não sei se já tem a resposta. O corte definitivo veio na Linha de Cascais: não é permitido transportar bicicletas nas horas de ponta.»

Sei que a Transtejo tem um passe mensal condutor+bicicleta (à volta dos 17 €?). Quanto às restrições de horários e tarifas extra, podem ser evitados optando por uma bicicleta dobrável. Em Portugal já há algumas marcas representadas, nada que se compare com o resto da Europa, mas há alguma coisinha!

As restrições no horário compreendem-se tendo em conta o design das carruagens... :-( A solução passa por haver 1 carruagem desenhada de propósito para bicicletas, carrinhos de bebé, cadeiras de rodas, etc... Com bancos rebatíveis, podem ser usadas também pelos utentes-sem-rodas. ;-)