2006-06-01

Reformas Estupendas e Estúpidas

Ao ver o noticiário fiquei a saber que o governo vai obrigar alguns funcionários públicos a cortarem o vínculo. Efectivamente é uma reforma estúpida, desonesta porque e cobarde, encapota uma forma de despedimento e vai causar certamente problemas mentais a muitas pessoas. É estupenda porque os comentadores de serviço pensam que é corajosa e necessária. Mas dados são dados e os dados mostram que Portugal tem menos funcionários públicos que os países mais desenvolvidos, será por isso que está na cauda da europa?.

2 comentários:

poca disse...

bem... este é um assunto que me tem andado a moer particularmente... e eu andava a ver se não falava sobre isto, mas pronto...
sim, de facto estamos na cauda da europa em relação a muitas coisas...
e sim, de facto, é preciso fazer alguma coisa para combater o tal do défice...
e sim é preciso coragem para despedir, tirar regalias e pôr insatisfeitos, um sem número de eleitores...
e sim, há secções inteiras de departamentos que não prestam grande (ou qualquer) serviço público...
e sim tem que se fazer cortes na função pública...
agora eu, que nem percebo nada de política, atrevo-me a dizer que não se pode tomar atitudes destas (que mexem com a vida de tantas pessoas) sem termos a certeza de que estamos a agir bem... e que o país vai sair a ganhar...
e quando digo isto, não penso só a nível do que se vai poupar... mas sim a nível do funcionamento da função pública no geral...
agora eu... nunca vi nenhum funcionário
insatisfeito prestar um bom serviço...


E em relação à educação... ou eu estou a ver isto mal... ou então... esta tem vindo a desaparecer de há uns anos para cá.
No meu tempo (pensei que o dia de pronunciar esta frase demoraria bem mais a chegar)... havia respeito pelos professores... pela instituição escola... havia brio em aprender...
de há 10 anos para cá... a maioria das reformas que têm sido feitas... têm como única preocupação, os números a enviar para a Europa ( o fim dos analfabetos em portugal!!)...

os professores são funcionários públicos pois sim... infelizmente!
e sim... ultimamente... com todos os debates que têm sido feitos... e com o novo estatuto da carreira docente... quase que tenho vergonha de ser... portuguesa...
e mais não digo, que já me alongei demais...

Sea disse...

os outros têm mais funcionários, mas quais são?
Há que ter em conta o tamanho dos países e não só...