2006-06-13

"Prestar homenagens aos mortos. Valorizar o seu papel. Aprender com os seus ensinamentos e o seu exemplo. Mas não incensar e não endeusar."

Álvaro Cunhal

42 comentários:

nunocavaco disse...

Palavras sábias do português que mais fez por Portugal no século XX.

BlueShell disse...

Preciso tanto de um abraço....ou dum mimo...ou do caraças que me faça sentir que vale a pena estar viva!!! Porra!
BShell

(desculpa...nada tem a ver com o teu post! Foi um desabafo....)

Anónimo disse...

Nuno Cavaco reescreve a História a seu bel-prazer.
Opiniões, cada um tem a sua, mesmo que mal informada.
Mas tudo bem, tem bastante temmpo para ler e ilustrar-se nos métodos estalinistas de apagar adversários e outros protagonistas inconvenientes.

Admiro e damirei Álvaro Cunhal pela sua coerência e coragem, mas daí a escrever que foi o portug~es que mais fez pelo país no século XX vai um salto demasiado irrazoável e carente de fundamento, para passar por mais do que mera profissão de fé.

A juventude (que já começa a passar-lhe) e a necessidade de marcar o ponto em todas as oportunidades brinda-nos com coisas destas.

Anónimo disse...

as gralhas do comentário acima não fui "eu" foi ele que as fez.

nunocavaco disse...

Blueshell desabafa, desabafa que ficas melhor. Quando desabafamos aliviamos o que sentimos.

Quanto ao meu "amigo" com dupla personalidade, desculpe mas só lhe respondo quando resolver esse seu problema de multi-entidade, apesar de saber que é, parece que você não sabe.
P.S- Um dia digo-lhe.
Um abraço deste seu amigo, que eu sei que gosta de ler.

Anónimo disse...

Para o Eugénio foi o Mário Soares. Imaginem o Mário no seu melhor e nos dia de hoje. Mário Soares já pisou a bandeira portuguesa, já lhe cuspiu em cima. Estou a imaginar o senhor a andar de janela em janela, de varanda em varanda, a retirar as bandeiras dos portugueses e afincando cuspidelas ao mesmo tempo que as pisa, grande cansaço... Grande bronca :)

isabel mendes ferreira disse...

junto-me aqui. curvo-me...como há um ano no Piano. como sempre. na vida.


obrigada.

nunocavaco disse...

Isto a vida ...

A viúva de Álvaro Cunhal morreu, este terça-feira, aos 61 anos, precisamente um ano após o falecimento daquele que foi o seu companheiro durante mais de um quarto de século, indicou o Partido Comunista.

Fernanda Barroso, engenheira técnica química de profissão, era militante do PCP, tendo entrado para o partido em 1974, tornando-se funcionária do mesmo no ano seguinte.

Em 1979, Maria Fernanda de Sousa Barroso entrou para a Direcção da Organização Regional de Lisboa do partido, tendo sido também nesse ano membro do Comité Central, cargo que ocupou até 1996.

De acordo com um comunicado da Direcção da Organização Regional de Lisboa do PCP, a data e o local do funeral ainda não foram fixados.

Até sempre camaradas e obrigado.

Anónimo disse...

Afrodite, para mim não não foi o Mário Soares, nem foi a taróloga Maya onde alguns comentadores foram buscar os dotes de leitura dos pensamentos alheios.

Admira-me que defensores do colectivo, venham com cultos póstumos de personalidade.

Quanto ao Nuno Cavaco, é melhor não responder, do que voltar a escrever mais uma asneira. Assim poupamo-nos todos a uma leitura estalinista da História de Portugal Contemporâneo.
É que já não se usa.

Só um detalhe: quanto ao tratamento dispensado às funcionárias e mulheres de camaradas comunistas, recomenda-se a leitura do livro "As Clandestinas" de Ana Barradas, salvo erro. A senhora está longe de ser revisionista e para os "novos" sempre serve como aquisição de cultura sobre o que não viram, não ouviram, não sabel e não querem ler.

nunocavaco disse...

Se não queres a minha opinião porque é que estás sempre a falar de mim?

Anónimo disse...

Eugénio assinaste eu, afinal ... sempre havia outro

Anónimo disse...

Este Nuno assessor e o(a) afrodite andam muito coladinhos, atrás um do outro. Camaradagem ou rabichiche mal escondida? Na Moita não admira, caramba.
Será que o chefe dá autorização para estas amizades coloridas no serviço? Ou estavas fora do horário de serviço, como de costume? Isenção de horário 8e de trabalho) é isso.

nunocavaco disse...

Podes começar a pensar noutra coisa. Aliás ainda não respondeste ao meu desafio Trostky e qualquer dia faço-to pessoalmente, qualquer dia

joao figueiredo disse...

pois eu não sei qual foi o homem que mais fez por portugal no sec XX, nem sei se adiantará alguma coisa tentar um "concurso" destes...

direi apenas que foi uma das figuras do Sec XX português que mais me agradam e influnciam, como o desprendimento do Salgueiro Maia, por exemplo, ou a genialidade do Zeca Afonso, ou a simplicidade do Carlos Paredes, ou o voluntarismo do Vasco Gonçalves, ou a coragem do Humberto Delgado, ou ...

Anónimo disse...

Meu caro João, vá lá, um pouco de sanidade nisto.
É que erigir heróis só com base na camisola não é a melhor forma de nada.
Isso é igual aos fanatismos futebolísticos.
Quanto ao Zeferino, para quando a entrada para co-autor do Banheirense, por troca com um dos que (felizmente) desapareceram ?

nunocavaco disse...

Amigo zeferino faço tuas as minhas palavras, mas mete um pouco de sal na sopa.

nunocavaco disse...

Zeferino enganei-me "faço minhas as tuas palavras", desculpa.

Anónimo disse...

Caros irmãos camaradas, quando vocês souberem o que podem fazer com a conversa do anonimato, que não vos falte papel higiénico, OK, sabichões?
E duvido que algum dia, qualquer de vocês tenha hipótese de me dizer algo em particular, pois não vos conheço de lado nenhum, em especial um "zeferino" que pode ser qualquer um.
Por isso, deixem-se de adivinhas e vão lá brincar com os recortes do "Avante".

Anónimo disse...

Cavaco pá, escreves mal e pensas ainda pior. Já consideraste a hipótese de ser disléxico profundo?
Isso custa, mas tem tratamento e, depois, uma pessoa sente-se como nova, a conseguir entender o mundo como ele é e a expressar-se de forma clara.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Anda por aqui censura descarada.
Só falta o vigilante aparecer a ameaçar este e aquele.

Anónimo disse...

não se confunda censura com falta de educação e calúnias.

Anónimo disse...

Dos mais variados quadrantes políticos é manifestado respeito a Álvaro Cunhal. Reconhecem-lhe um impar e inequívoco valor, prestam a homenagem que ele, próprio dos grandes HOMENS, em vida rejeitava por considerar que os méritos da História são Obra dos Povos e não de um qualquer ser humano individualmente.

Álvaro Cunhal, ao longo do sec.xx da História Portuguesa, do meu ponto de vista, foi um excelente exemplo e é uma figura incomparável pela coerência do pensamento; pela riqueza intelectual; pela determinação no combate à ditadura fascista, sem tréguas nem vacilações que lhe valeu 11 anos de cárcere e após a sua libertação, graças à fuga de Peniche, recusou (apesar dos altos riscos da perseguição salazarista), num acto revelador de grande Nobreza e Amor pela Vida, exilar-se no estrangeiro. Mantendo-se no nosso país, na clandestinidade, para ajudar à reorganização do partido que, na década de 50, estava profundamente debilitado devido à vaga de prisões que tinha sido alvo.
Com esse seu gesto, de forma viva e directa, contribuiu para reforçar a unidade e a acção do Movimento Unitário Anti-fascista que em Abril, desbravou, nas nossas vidas, a LIBERDADE!

A história de Álvaro Cunhal é a de Homens e Mulheres que deram e dão o melhor das suas vidas em prol do nosso povo e por um mundo melhor. É uma história inseparável e confundível com a vida do PCP.

Falar do camarada Álvaro é lembrar um Homem que, com absoluto desprendimento pelas coisas materiais, tudo deu sem nada receber. É disso exemplo, a hora da sua morte em que, ao contrário de outros, os únicos bens e a herança que deixou, foram e são a sua luta e dedicação altruísta à causa da Humanidade!

joao figueiredo disse...

só uma personalidade assim poderia receber uma homenagem popular como a que podemos assistir há um ano atrás.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Neste caso, gostei do coment do SrºManuel Madeira.

De facto, a dimensão de Cunhal continuará a fazer persistir valores sublimes, influindo em todas as pessoas de boa vontade, que se movem por um mundo melhor.

Anónimo disse...

A dimensão de Cunhal, os diversos exemplos que suscita, são referências que persistirão não apenas para os comunistas, mas para todas as pessoas de boa vontade, que se movem por um mundo melhor.

Não tenho saudades.
Cunhal está presente!

Anónimo disse...

Mais vale mudarem o nome desta chafarica para blogue oficioso do PCP no concelho da Moita. Isto de Banheirense tem muito pouco.
E as práticas censórias sobre quem cá aparece a discordar são nem visíveis. O engraçado é que criticaram outros quando se insurgiram contra ofensas pessoais dirigidas a dversários políticos. Agora quando são críticas aos vossos amiguinhos já não toleram nada.
Triste sina a vossa serem como são, dizendo que são outra coisa.
O "trotsky" pode ser trauliteiro e malcriado, mas é nesse aspecto igual aos madeiras, hélderes e outros que por aí andam, com a desvantagem de ter um vocabulário mais reduzido, só comparável ao do senhor excelentíssimo Nuno Cavaco e do do Madeira.

joao figueiredo disse...

nós não nascemos ensinados, e como tal, vamos aprendendo todos os dias.

tentámos sempre que no nosso blog não existissem comentários apagados e, agora reconheço, deixámos as coisas chegar longe demais.

neste momento só estamos a apagar os comentário do "trostky" porque, como é reconhecido por todos, está a ser malcriado.

extrapolar isto para qualquer tipo de censura a quem discorda de nós é ser, no mínimo, desonesto. ainda mais vindo de quem geralmente é bastante crítico do que escrevemos.

Anónimo disse...

Crítico, "eu"?
Chamar "desonesto" já, por sua vez é ser bem educado.

Anónimo disse...

Já chamar "desonesto" é ser bem educado.
Não há espelhos em casa, é o que é.

Anónimo disse...

Sofri de gaguez bloguista.

joao figueiredo disse...

eu explico ao que me refiro quendo lhe digo que está a ser desonesto.

já aqui apaguei comentários ofensivos contra o trotsky, contra o Raminhos, Contra o Vitor Cabral, contra o Nuno, imensos contra o Helder, e até alguns contra os AV's. num cenário destes, escrever: "O engraçado é que criticaram outros quando se insurgiram contra ofensas pessoais dirigidas a dversários políticos. Agora quando são críticas aos vossos amiguinhos já não toleram nada." para mim, e sou eu que estou a escrever, isto é desonestidade.

e já agora faço minhas as suas palavras "Triste sina a vossa serem como são, dizendo que são outra coisa."

Passe bem!

Anónimo disse...

Olha-me este papagaio, filhinho do pai senão ninguém o conhecia a chamar os outros de desonestos.
Vais também por bom caminho, filhinho do papá. Dás cobertura ao poeta anal(ista) e depois eu é que ofendo e sou malcriado.
Desonesto és tu e sabes bem porqu~e, senão eu conto-te um dia em que não chova e andes com a cabecinha cá por fora.

joao figueiredo disse...

trotsky, quando quiser encontrar-me não terá nenhuma dificuldade.

se quiser marcar um encontro o meu mail é joaopf@hotmail.com

Anónimo disse...

chega-te para lá que eu não gosto de filhinhos do papá, vai trocar mails com as migas do nuninho assessor e pode ser que saia alguma coisa de jeito.

joao figueiredo disse...

então estamos conversados

Anónimo disse...

Continua que ajudas. Trotsky está a fazer um favor a muita gente. As amigas do nuno estão muito contentes com o P.S. por tu andares a enxovalhar, algumas já lá colocaram o voto e estão a pensar em mudar de rumo e não é pelo Nuno que até aqui não o tinha conseguido, é por ti. Parabéns.

Anónimo disse...

Filha, podes votar onde quiseres. O voto é livre, só aqui é que não, só têm direito a falar quem é do partido e tem cartão ou vai para os copos mais loguinho. e eu nunca gostei de esquerdistas mal vestidas.

nunocavaco disse...

Trostky estás a fazer um bom trabalho, continua.

AV disse...

Meu caro JF,
Vamos então falar de "desonestidade". O que diz de alguém do seu blog acusar em privado pessoas de outro partido de serem os mentores ou mesmo autores do "vigilante" quando ele próprio sabia que isso era mentira?
Terá sido isso honesto para essas pessoas?
Ou para o interlocutor?
Ou para a sua própria consciência?

Olhe, por mim, andei aqui como "eu" e acho que todos sabiam quem era e até fiz um trocadilho com "eu-génio", para ver se alguém detectava.

Mas não vale a pena. Se fiz férias do AVP não foi para andar aqui no meio desta chafurdice. Chamem-me elitista, o que quiserem, "lacaio" como já voltaram a fazê-lo.
Não sei quem vocês são e é óbvio e claro que vocês não sabem que eu sou.

E vamos deixar isso assim.

É mesmo o melhor.
O AVP vai-se mantendo 90% suspenso, enquanto o Alhos Vedros Visual continua diariamente, na medida das minhas escasssas possibilidades (isto hoje foi uma raridade nos tempos que correem, mas era 6º feira...).

Quanto ao resto, lamento ter errado e ter voltado sob outro manto, para não ser imediatamente ofendido e acusado de ser deste e daquele, de ser lacaio desta e daquela.

Não há volta a dar. Cada um é o que é e não pode fugir à sua natureza.

AV1

joao figueiredo disse...

a quem é que se refere?
quem é está a acusar de ser desonesto?

acha que eu gosto do clima que novamente se instalou aqui? acha que eu não o tento combater? notou que tenho apagado alguns comentários?

não gostou que lhe chamem de lacaio? então deve lembra-se disso quando escreve.

eu até já lhe disse que deve comentar aqui sempre que achar pertinente, mas como resposta escreve que censuramos as opiniões contrárias à nossa. isto é honestidade?

espero que goze um bom descanso e, repito, volte sempre que achar pertinente.