2006-06-17

Foi a 17 de Junho de 1984 que Luis Rodrigues, Kira, Rodrigo Freitas, Rosário Silva, Rogério Ribeiro e Luis Coelho (segundo creio, o único banheirense), se juntaram para criar um dos monumentos mais marcantes da nossa terra: o mural alusivo à elevação da Baixa da Banheira a Vila, aprovada a 16 de Maio desse mesmo ano.

Passados 22 anos após a inauguração, e 10 após o último restauro, o mural situado na Alameda do Povo necessita de nova intervenção, dado que são já bem visíveis os efeitos do tempo, não só no mural em si, como também na iluminação que o serve.

7 comentários:

Anónimo disse...

Estava no desemprego, embora biscatando, envolvido num despedimento colectivo que resultou no encerramento da respectiva empresa. O empresário era Dias da Cunha, conhecido mais como sportinguista, mas de facto amigo do Mairinho e por diversas vezes membro das altas estruturas do Rato.
Um dia destes recordo-lhes os cambalachos de então.

Aquela foi a primeira pintura mural de onde recebi umas coroas, pagas p'la Junta da B.da Banheira, fui eu que recuperei aquilo.

Se aparecer gente disposta ao trabalho, nomeadamente gente jovem disposta a garantir o que está, contem comigo. Desta vez á borla.
Aquilo não se pode perder.

joao figueiredo disse...

caro anónimo, tenho a agradecer-lhe desde já a sua disponibilidade.

Pedia-lhe o favor de entrar em contacto connosco, por exemplo, para o mail do nosso blog: obanheirense@gmail.com.

já contactei mais uma pessoa que também se mostrou disponível, e estou certo que uma oportunidade destas não se vai perder.

um abraço, e mais uma vez, muito obrigado!

Anónimo disse...

Mais uma vez a Junta está a falhar, é da sua responsabilidade
tratar do mural.
Mas deve estar em estudo como o site.

Ana Luar disse...

Muito estudo faz o raio da junta... não seria mais fácil agir?
Ou estarão eles a estudar mais uma maneira de colocar uns troquitos no bolso?

joao figueiredo disse...

estou certo que a ana luar não conhece as características de uma junta de freguesia como a da Baixa da Banheira. E não me refiro aos eleitos, mas às suas competências, ao seu orçamento, etc...

Carlos (Brocas) disse...

já agora, reparem também o resto da alameda como seja a parte de rega, os pequenos muros etc etc.
não é só o mural que se encontra degradado é todo o espaço envolvente ao mesmo. não há por parte das entidades vontade de manter as coisas, só há vontade de fazer novo.
sempre foi assim e sempre será.

Anónimo disse...

Deve ficar realmente muito dispendioso mandar ali uma pessoa refazer um murinho de cimento. Quanto custa uma saca de cimento? E não me parece que para arranjar os canteiros seja necessário muita coisa.
BG