2006-06-09

Se alguém ainda tem dúvidas de que o Presidente Cavaco Silva não é um "Homem de Estado", mesmo depois das nomeações para um Conselho de Estado hermético como não se julgava possível, alguns dos 26 nomes que vão ser condecorados amanhã, nas comemorações do Dia de Portugal, a começar por Rui Rio, Presidente da Câmara Municipal do Porto, passando por Arlindo Cunha, Daniel Bessa e Eduardo Catroga (que por acaso foi o angariador de fundos da campanha presidencial), estão aí como mais uma prova.

Ja Óscar Lopes, Professor Catedrático, co-autor da "História da Literatura Portuguesa", o historiador Hélder Pacheco, a Liga Portuguesa de Combate ao Cancro, me parecem mais dentro do espírito do que eu entendo ser uma condecoração de Estado.

19 comentários:

Anónimo disse...

Eram os únicos portugueses, contando comigo, que não tinham medalhas. Não havia direito.
O Soares e o Sampaio esqueceram-nos vergonhosamente na sua distribuição de 1000 medalhas e condecorações anuais.

Quanto ao Conselho de Estado, queriam que ele nomeasse quem? Os que lhe chamaram todos os nomes?
Será que o amigo Lobo nomeou alguém da oposição para alguma coisa.

Telhados de vidro, meu caro, exigem rigor na argumentação e pena poisada à falta de melhores ideias.

joao figueiredo disse...

quanto ao conselho de estado, bastava que o sr. presidente tivesse tomado o caminho seguido pelos seus antecessores, nada mais lhe seria exigido.

quanto ao "amigo lobo" e mesmo não percebendo porque é que aparece esta referência, respondo-lhe informando-o de que orgãos municipais existem 2 e são ambos constituidos através de eleições populares, às quais a CDU concorreu e ganhou com maioria absoluta. Já agora, tb refiro que não é a CDU que tem um projecto para tornar os executivos camarários de um só partido.

telhados de vidro todos temos, mas só alguns mandam pedras escondidos de cócoras, atrás de uma moita qualquer.

nunocavaco disse...

Eh pá joão, essa foi forte, mais forte que essa só o discurso do Cavaco no 25 de Abril. O homem este a ler aquilo durante 5 horas de frente para um espelho para não se rir.
Um abraço.

Anónimo disse...

O Cavaco, o Presidente não o assessor acocorado atrás do vereador, não ganhou com maioria absoluta à 1ª volta?

O projecto de executivos camarários de um só partido é do Cavaco Presidente, não o assessor acocorado?

De qualquer modo, a CDU só não papa tudo quando precisa dos laranjinhas para lhe servirem de multa como no Barreiro.

Entendo que tem telhados de vidro. Se está sempre atrás da Moita é consigo. Opções de vida. Mas com a genealogia orgulhosa que exibe, não haveria razões para não se exibir de peito enfunado.

Já o aparelhista de serviço, mais valia justificar o ordenado que recebe do erário público e não do partido, pois é triste andarmos a pagar para quem não adianta nada á gestão autárquica, mas só à propaganda dos chefes.

Anónimo disse...

de "muleta".

Ainda quanto ao Cavaco acocorado, recomendava-lhe leituras mais interessantes para se rir, por exemplo o compromisso eleitoral da CDU nas eleições de 2001 e de 2005. Um ficou por cumprir, o outro para lá caminhará.

Mas para encobrir isso é que há avençados pagos para só trabalhar a "nível político".

joao figueiredo disse...

lembra-se de como foi a 2ª vitória do Presidente Sampaio? e sabia que mesmo com mais de 55% dos votos, mesmo assim convidou Carlos Carvalhas e o Paulo Portas para fazerem parte do Conselho de Estado? é que há ganhar e saber ganhar.

por acaso projecto de executivos camarários de um só partido é do PS, mas isso já deve saber.

está enganado, a CDU não utiliza o PSD como muleta. quando é necessário distribui pelouros pelos vereadores que estão dispostos a trabalhar. por aqueles que se vão embora é que deve compreender que não é possível...

quanto ao resto da sua resposta é de tão mau gosto que me recuso a comentar.

Anónimo disse...

O comentário não é de mau gosto.
A realidade é que o é. E a realidade do assessor acocorado em bicos de pés é o que é e todos o sabemos, não vale a pena encobri-la.

Lamento - sinceramente - que o PCP não tenha peso político nacional para conseguir que o seu líder faça parte do Conselho de Estado, com base nos votos, já que é de legitimidade eleitoral que fala.

O outro assunto é divertido, pois não me parece que as listas de vereadores sejam nominais e estão lá, que eu conheça pessoalmente, o Raminhos, o Vítor Cabral, o Nascimento e até acho que há mais um que, se calhar, até conheço, mas não me lembro.

Anónimo disse...

Parto do princípio que sabe que há conselheiros de Estado com direito ao lugar por via do Parlamento, claro.

E parto do princípio que entenderá que nem todos os que discordam de si são do PS local ou de outra qualquer organização clandestina ou criminosa.

joao figueiredo disse...

parece-me que está a querer confundir as coisas.

dos 5 dos conselheiros de estado que são nomeados pelo presidente da republica, o presidente jorge sampaio nomeou carlos carvalhas e paulo portas, porque achou que o PCP e o CDS tinham um peso suficiente no pais para que estivessem representadas, uma vez que não o eram nem pelos 5 lugares reservados à assembleia da republica, nem por nenhum outro cargo com lugar no conselho.

quanto ao assunto a que acha graça, é claro que as listas não são nominais, mas sim paridárias, mas novamente lhe lembro que foi a CDU que ganhou com maioria absoluta, e quando assim é...

provavelmente não gosta, mas aconselho-o que aprender a viver melhor com as suas frustações.

joao figueiredo disse...

era "aconselho-o a aprender"

Anónimo disse...

O discurso sobre a "frustração" é tão estratosférico e deligado da realidade, que passa por reflexo no espelho. No seu, obviamente.

Para me sentir frustrado a esse nível, teria de ter sido jotinha, ter cartão de militante, ou então armar-me em "independente" ou "verde", ou ser amigo do amigo ou isso tudo.
Quem quer essa vida, vai por aí.
Quem a não quer, não vai e, por isso mesmo, não tem frustrações.

Já "frustrados" eu chamaria aos que levaram demasiado tempo a tentar identificar fantasmas e não o conseguiram, a incomodarem-se sem saber sobre que "Moita" atirar.

Assistir a isso de cadeirão é muito, muito divertido e cura quase até bicos de papagaio, quanto mais pseudo-frustrações.

Anónimo disse...

Humm, cheira-me a alguém supostamente em férias mas que afinal anda por aí.

Anónimo disse...

O AVP está em férias, mas os editores podem não estar.
Mas se forem ao Alhos Vedros Visual talvez percebam isso.

Anónimo disse...

Os gajos não deviam ter fechado, deviam ter continuado a dar-vos na corneta, porque aqui só sabem dizer que ganharam as eleições, ganharam as eleições, ganharam as eleições e pronto, mais ninguém abre pio senão vêm o Madeira e O Vigilante-Poeta desancar nos rosinhas, na cruela e nos fantasmas do costume.
São vocês e a Fátinha de Felgueiras.

joao figueiredo disse...

trotsky, se assim fosse não estava você aqui a dizer esses disparates.

Anónimo disse...

O Trostky exagera.
Os Banheirenses são certamente democratas, pelo menos alguns. Os outros são adeptos das chamada "democracia popular" de braço no ar e tiro ao alvo dos que ficam com eles em baixo.

joao figueiredo disse...

curiosamente, o mesmo princípio aplica-se ao resto do país, pelo menos...

Anónimo disse...

Eu exagero ó "eu"?
Eles só deixaram de cortar comentários, porque alguém deve ainda ter um pingo de vergonha na cara. O que não é o caso do Nuno-assessor mais o seu aio poeta-vigilante-censor, que cortam tudo o que lhes desagrada em nome da liberdade de opinião deles.
Democratas destes passo bem sem eles.

Anónimo disse...

Exageras, exageras, porque se é verdade que o pseudo-poeta é de maus fígados, há quem seja apenas tolinho e faça o que lhe dizem que é bem feito.