2006-05-27


Apelo por aqueles que não têm voz!

Todos anos por esta altura, fazem-se campanhas para que nas férias, não se abandone os animais. Infelizmente é uma coisa que se tem de lembrar às pessoas consecutivamente. Para além deste apelo, devia de existir uma outra campanha, para que as pessoas não deixassem os animais dentro dos carros com os vidros fechados em parques de estacionamento ou outros sítios, enquanto "vão ali".
Faço este apelo porque já deparei diversas vezes com esta situação. O ano passado cheguei ao cumulo de forçar a abertura dos vidros dum carro para dar água a um pobre animal que estava quase a perder os sentidos devido ao calor que se encontrava no interior do veículo. Quando os donos chegaram levaram uma tamanha desanda de quem presenciou a situação, os quais ainda se sentiram ofendidos, por lhes terem feito aquilo ao carro.
Penso que a ignorância e a falta de sensibilidade de algumas pessoas no nosso país é gritante. Como proposta a uma mudança deste tipo atitudes, era fazer chegar a informação através dos programas aos quais estas pessoas vão buscar exemplos, como: novelas e outros programas televisivos.

4 comentários:

Anónimo disse...

É triste de facto...
Taditos do bichos!

nunocavaco disse...

É um problema cada vez mais frequente, o que o torna ainda mais grave.

poca disse...

em oposição aquilo que relatas aqui... que é uma situação grave que tem que ser exposta.. hoje presenciei uma cena na praia digna de inveja... achoq ue qualquer um a olhar semelhante cena pensaria, eu tam´bme quero um amigo assim:
um cão lindo (desculpem mas não sei a "marca") tipo rex... com uma cauda daquelas cheias de pelo... em plena praia, a água fria e com ondas... o dono foi tomar banho e o cão foi com ele... teve lá dentro imenso tempo... e o giro é que não me pareceu estar a fazer nenhum frete, estava feliz e contente tomando banho e fazendo corridas com o seu dono!
é caso para dizer que os cães retribuem em lealdade o carinho e amizade que os donos lhes dão, ou não?
já tenho ouvido pessoas que não mexem uma palha nem fazem uma festa ao seu cãozinho... reclamar, porque o bicho não tem habilidade para nada!!!
talvez a culpa não seja do cão... mas sim do dono!

Anónimo disse...

Felizmente ainda há quem saíba dar valor aos animais. O pior, é que existe cada vez mais, um número crescente de pessoas que quer ter um animal, mas não sabe o trabalho que dá nem como educá-lo.
Por exemplo: O nosso parque ribeirinho veio criar condições, para as pessoas que não têm quintal, mas que sempre desejaram ter o seu amigo de estimação. Não tenho nada contra, antes pelo contrário, só acho que devia de haver formação obrigatória para quem quisesse ter animais, desta forma evitar-se-ia atropelos à liberdade de outros e muitas das consequências traumáticas para os animais.
Por isso corroboro inteiramente contigo quando dizes que "talvez a culpa não seja do cão…mas sim do dono!".