2006-05-25

Terra, a nossa casa

Imaginemos que na nossa casa entram ladrões. Imaginemos que nos levam tudo, as nossas coisas. Imaginemos que nos levam os familiares. Imaginemos que não existe nenhuma razão lógica para tanto sofrimento.
Parem de imaginar, na terra em alguns locais do mundo isso acontece e acontece fundamentalmente por razões económicas, por dinheiro. O valor do dinheiro assumiu maior importância que o valor da vida. O sistema capitalista tudo permite na concentração da riqueza. Agora imaginemos um mundo sem dinheiro, ...

18 comentários:

Anónimo disse...

Em que país é que o sistema comunista instaurou essa realidade maravilhosa?
Há viagens para lá?
Pode ir-se de Fiat Punto ou é necessário um Trabant?

nunocavaco disse...

Em quem falou em comunismo? Apenas falamos num mundo sem dinheiro.Agora a minha opinião é simples, este sistema, o capitalista está esgotado, não serve, é contraditório, provoca guerras em nome do dinheiro e baseia-se na exploração. Está na altura de se mudar. Existem hoje no mundo novas experiências, mais justas e dinâmicas, pode ser por aí. Quer saber quais, olhe a Bolívia, parece-me que estão no bom caminho.

Anónimo disse...

Ia-me assustando.
Por momentos pensei que ia falar na Venezuela ou em Cuba.
Bolívia?
Pois...

poca disse...

eu votava nisso... no regresso ao novo mundo...
ao fim da ganância e do poder por parte dos mais espertos ou mais fortes...
eu votava na liberdade de sermos donos do nosso tempo...
eu votava no fim do capitalismo e no fim das vidas à pressa...
eu queria tanto um novo mundo...

nunocavaco disse...

Também eu poca, e o nome do novo sistema é só um pormenor. Se me perguuntares como seria, eu respondia-te diz-me tu.

Azeitoninha disse...

Eu não consigo imaginar um mundo sem dinheiro!

Mas se fosse possível, o homem arrajaria uma outra de forma de tirar liberdade, de capitalismo...!
Porque o homem nunca está bem com a vida que tem, tem sempre que experimentar tudo!

Anónimo disse...

Nesse mundo é permitido ter algo meu, tipo uma concha colorida de que eu goste muito?
Em algumas culturas isso foi considerado dinheiro.
Haveria liberdade para isso nesse mundo ideal?
Ou a liberdade tinha esse limite?

nunocavaco disse...

Amigo anonymous excelente questão, mas diz-me tu, como seria, eu não sei.

Anónimo disse...

Pois, a falta de resposta diz muito sobre o vazio da ideia.

nunocavaco disse...

Não se calhar demonstra a liberdade e o destino que os povos devem seguir, escolhendo eles a direcção. Ou então, e é somente a minha opinião, não existem receitas feitas. O facto é que o sistema capitalista não serve, inventemos outro, mais justo e mais fraterno.

Anónimo disse...

Um novo mundo e um novo homem fazem um novo sistema em que todos fazemos parte e sem excluídos. Muito romântico e sem dúvida um objectivo extraordinário. Nuno a questão em aberto é sem dúvida a melhor forma de fazer cenários, porque tudo muda e temos de nos adaptar, marxismo dialéctico na prática.

nunocavaco disse...

Concordo amigo zeferino, mas parece que andamos para tráz. Temos de andar para a frente, de uma forma progressista e isso passa pela mudança de mentalidades. Por exemplo ao falares de uma sociedade sem classes demonstras consciência de classe, sabes que existem outras e qual é a tua, eu também a tenho, e os outros, saberão? Fazem alguma coisa para mudar isto? A resposta bem a sabemos. Um abraço camarada.

Iasnara disse...

o poder tomaria outras formas.

joao figueiredo disse...

pois eu cada vez mais acho que neste momento estamos a dar um passo atrás para que daqui a uns tempos possamos dar 2 passos em frente.

numa época em que a informação corre com mais facilidade que nunca, em que se produz cada vez mais riqueza com menos recursos e em que as populações vêm a riqueza produzida ser cada vez pior distribuida, estou certo que algo terá que mudar.

Sea disse...

Caro Nuno... lá voltámos a estes assuntos... os quais, abstenho-me de comentar... Já sabe porquê... lOL

poca disse...

hummm o novo sistema...
esta de facto é uma questão que me interessa porque ando a sentir falta de um pouco mais de origens, de humanidade...
há coisas a mais neste mundo!

sinceramente nuno, não sei. não acredito que seja possível no mundo de hoje chegarmos a isso.. a esse novo mundo ou novo sistema...
onde as pessoas fossem livres de tempo e de espaço...
onde não houvesse espaço para todo um conjunto de sentimentos negativos como a inveja, a ganância, a mentira... trazidos por essa dita evoluçãoq eu nos transformou a todos em pessoas controladas ao segundo!

esse novo mundo que vejo não seria de acordo com os interesses das minorias que de facto governam o mundo...
seria um mundo feito de pessoas e de sentimentos...
talvez se o mundo acabasse e tivessemos que refazê-lo de novo fosse mais fácil!

Anónimo disse...

Ao contrário da Zélia, estou próximo, muito próximo, quase sem necessidade de imaginar um mundo sem dinheiro...

Anónimo disse...

Ao contrário da Zélia, estou próximo, muito próximo, quase sem necessidade de imaginar um mundo sem dinheiro...