2006-05-09

Depois do Lloyd Cole é o INDIELISBOA2006.

Acredito que possa ser mais uma lamentável desatenção, mas no mesmo mês, dois eventos no Fórum que colocam a Baixa da Banheira no mapa cultural português, e que aparecem na publicidade como sendo realizados na Moita, é demais.

Vejam a publicidade na página 7 do Jornal da Moita de 4 de Maio, em que se refere o Evento INDIELISBOA 2006, Moita, 11 a 13 de Maio, sendo que todas as sessões terão lugar no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo.

Acredito que a promoção do Concelho da Moita no exterior só tem a ganhar com a multiplicidade de espaços e culturas, e num concelho heterogéneo como o nosso, esta visão toma ainda mais acerto.

Para os que pensam que o Fórum Cultural caiu do céu, apenas porque o proprietário do antigo Cine-Parque na Baixa da Banheira procurou a CMM para que esta lhe comprasse o espaço antes que uma qualquer seita religiosa o fizesse, tenho a dizer-vos que esta foi uma luta de dezenas de anos e de muita gente, tendo sido iniciada ainda muitos anos antes do 25 de Abril. Na década de 80 chegou mesmo a existir uma maqueta de uma Casa da Cultura, que incluia nas suas valências, por exemplo, espaços para ateliês de artes e salas de ensaios que o actual Fórum, pelas limitações no espaço original, não alberga. Até o local para a sua construção esteve definido. Seria na Baixa da Serra, no espaço que agora está destinado ao Pavilhão Polidesportivo. Os anos foram-se passando, e não fora a compra do antigo cinema, provavelmente ainda estaríamos na mesma.

Não vejam nestas minhas linhas algum sentimento anti-qualquercoisa, não é o caso, nem vejo disso alguma necessidade. Sou apenas pela Baixa da Banheira, e como tal não gosto de a ver delapidada.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sempre era algo melhor do que o que fazem agora.