2006-05-01


1º de Maio - Dia do Trabalhador

A 1 de Maio de 1886, trabalhadores, aos milhares, manifestaram-se nas ruas de Chicago, nos Estados Unidos da América, como em muitas outras cidades americanas. Exigiam um horário de trabalho de oito horas diárias. No dia 4 de Maio, numa manifestação com o mesmo intuito, ouviu-se uma explosão, a que se seguiu uma repressão brutal, feita pelas forças de segurança, bem como pelos gangs ao serviço dos patrões, o que originou mais de 100 mortes e várias dezenas de operários presos. Deu-se no nome de mártires de Chicago a este acontecimento, a esta jornada de luta. Em Portugal, só em Maio de 1996, ou seja 110 anos depois, é que se aprovou a lei da semana de 40 horas de trabalho, só 110 anos depois! Hoje este horário, ou jornada de trabalho semanal, é questionado. Não tem sentido. Viva o 1º de Maio.

22 comentários:

Marco Aurélio disse...

Nuno

Você sabia que hoje, graças ao Governador de Minas Gerais Aécio Neves e ao novo aumento do salário mínimo “dado” por Lula, um professor concursado do ensino médio do estado de Minas Gerais passa a ganhar menos de dois salários mínimos por um cargo completo?

Um abraço

Marco Aurélio

Sea disse...

Há alguma coisa que tenha sentido neste país?

Iasnara disse...

quanto ao mínimo brasileiro, diga-se um pouco mais que 70 euros.

nunocavaco disse...

Não sabia sr. marco aurélio. Parece-me muito, mas muito injusto. A informação dada pela sentir ainda me deixa mais angunstiado. O Brasil mostra-se a Portugal como um local onde a distribuição de riqueza não existe, onde os pobres são muito pobres e os ricos são muito ricos. O povo brasileiro não merece, nem o brasileiro, nem nenhum.
Um abraço.

Anónimo disse...

oink

Anónimo disse...

O Sr. porco acima demonstra bem o que anda por aí. A sorrir, a acenar mas de respeito pelos outros nada. A quem fala nisto e não permite o esquecimento, o meu obrigado. A luta faz-se em todo o lado.

Anónimo disse...

Aureodáctilos, espécie aproveitada desde o coirato até ás tripas, subservientes na apanha de cogumelos... no Brasil o Presidente proposto pela OPUSDEI vai distribuir terra e pão, Lula vai suicidar-se, o capital vai deixar de ser suíno, os brasileiros vão descobrir a felicidade...

Deus só diz que dá, mas Deus não dá...

AV disse...

Lula é um político corrupto, e também se utilizou da esquerda e do Povo, para ir para o poder, exactamente como a "esquerda" aqui.

AV2

Anónimo disse...

O Manuel Madeira que aparece neste comentário é o camarada da Concelhia?

http://www.blogger.com/comment.g?blogID=20341259&postID=114609345166827814&isPopup=true

Anónimo disse...

Para a comentadora das 7:12AM,Maio02,2006

Fale por si, av2.
As acusações quando de pessoas de bem, concretizam-se.

Qual o seu entendimento de esquerda?
Está a falar de quem?

Da UDP (maoista), do PSR (trotskysta) ou da união dos dois mais umas franjas renegadas=BE, ideologicamente indefinido?

Do PCP (marksista)?

Do PS teoricamente "reformista" com predominância no revisionismo alemão, mas há muito rendido(vendido) aos encantos do liberalismo económico-político?

Se quer falar de corrupção presentei-nos com a sua admirável sapiência.
Dedicar-lhe-ei toda a atenção e, por favor, disserte sobre as 7 revisões constitucionais que desvirtuaram os valores de Abril e aboliram a orientação Rumo ao Socialismo, contida na Constituição da República Portuguesa aprovada e promulgada em 1976, pela maioria dos partidos.
Excepção ao CDS/PP que, votou contra, representava e representa a extrema direita em Portugal.

Estou certo de que após a sua, já habitual, brilhante elocução, jamais alguém se interrogará sobre quem representa o quê?

E quem ao longo destes 32 anos de luta revolucionária tem atraiçoado a luta dos trabalhadores e o sonho do Portugal de Abril?

Se entender, bem sei que num acto inédito, está à vontade para arregimentar os amigos. Serão bem recebidos!

Leve o tempo que desejar, não tenho pressa. Fico tranquilamente a aguardar a sua/vossa inteligente e honrosa presença.
Saudações Comunistas!

Anónimo disse...

Olá, ainda existe UDP?
Caro Manuel, a UDP desapareceu do mapa politico.

Anónimo disse...

Este madeira se não existisse tinham de o inventar, para não ser preciso levantarem-me do mausoléu. Embora tenha um pensamento um pouco atrasado para a altura em que morri sempre se vai esforçando.

Anónimo disse...

Deco. said...
"Olá, ainda existe UDP?
Caro Manuel, a UDP desapareceu do mapa politico."

3:02 PM, Maio 02, 2006


Como já disse, a UDP dá corpo e alma ao BE.
O corpo são as suas sedes (agora propriedade do BE) e a alma os seus militantes. Segundo Mário Tomé, algo desiludidos por se sentirem ultrapassados pelos seus colegas do PSR que dominam as estruturas de direcção nacional desse movimento.

Anónimo disse...

Este rapaz faz-me lembrar a minha juventude. Tem sangue na guelra. Fazia-se um bom colaborador só é pena que os tempos tenham mudado.

AV disse...

A "esquerda", em Portugal é Marxista e não Marksista como escreve, lá lhe está a sair o K, o que eu entendo dos tempos do Vigilante...o PCP, o BE, o MRPP, são todos partidos de cariz Marxista.
O PS não pode ser considerado um partido de esquerda, porque senão o PSD teria também de o ser.
A derivação dos Marxistas tem a ver com a praxis da ditadura do proletariado, o Lenine organizou os Sovietes e implantou uma ditadura centralista, aí foi logo um erro, porque teriam de ser salvaguardadas as diferentes culturas da Rússia, obrigou os trabalhadores rurais a abdicar das pequenas e médias propriedades e a serem obrigados a integrar cooperativas.
Trotsky, achou e penso que bem, para a altura que não era possível implantar-se a ditadura "comunista", se não fosse a nível mundial.
Staline achava e nessa altura o PCP seguia as ideias Stalinistas, como seguiu sempre até acabar a URSS, que era possível através de maior repressão acabar com os inimigos internos e mostrar ao Mundo que o "comunismo" era a alegria e o futuro só na URSS e que depois por simpatia os povos do Mundo o iriam seguir, depois de lavagens contínuas ao cérebro.
O Maoismo tentou uma aproximação à URSS, mas como a URSS depois da 2ª guerra mundial tinha dividido o Mundo com os EUA e a sua esfera de influência era abrangente até à Europa Central, incluindo até metade da Alemanha, Staline não esteve para aí virado e a China criou a sua própria ideia de ditadura "comunista" e é dos únicos países do Mundo a apresentar essa farsa e a dizer que eles é que são "comunistas", eles e os Coreanos do norte...
O Comunismo não é teóricamente nada disto e sabemos todos que a Anarquia, que também preconizava Marx, seria o passo a seguir, à ditadura do proletariado, só que os tipos quando ficam no poder, depois não querem mais sair de lá, faz parte da natureza humana, parece.
Por isso como todas as formas de "comunismo autoritário" fracassaram, na praxis, o que resta aos partidos de "esquerda", será abrirem as suas portas ao Comunismo Libertário, porque é a única ideologia coerente, é o que actualmente faz o PDS...(antigo Partido Socialista Unificado da Alemanha de Leste), na Alemanha...Mas sabemos que os partidos "democráticos", são todos iguais e que só se interessam por defender os seus Feudos ou os seus Lobbys.
Desde o momento que o PCP, ou o PT, no Brasil, ou qualquer partido de "esquerda" aceitam as regras desta "democracia" por causa do poder ou de benesses que lhes advêm do poder, deixam de representar o Povo.
A esperança será que o Povo tome consciência das suas possibilidades e façamos a Revolução Anarquista !

AV2

Anónimo disse...

AV2,

Ás questões por mim colocadas, verifico(talvez por incómodo seu) que respondeu com outros assuntos.
Isso tem um nome e chama-se não responder.

Não questionei a matriz ideológica de qualquer partido mas, e mantenho, referenciei o desvio e o posicionamento ideológico dos mesmos, com a omissão, por gaffe, da orientação leninista do PCP.

Não vejo, ao contrário de si, o PS com origem comum à do PSD, logo, quanto à origem, não podem ser colocados ao mesmo nível.
A integração, ou não, do PS na família política da esquerda só depende, o que aguardamos há muito, da sua prática.

Quanto ao centralismo e à organização dos sovietes por Lenine, do meu ponto de vista, novamente diferente do seu, não foram um erro e merecem respeito.

A decisão dos bolcheviques(Partido Comunista Russo, no Congresso de Março de 1918) com a colectivização total da terra foi considerada inadequada relativamente aos pequenos proprietários e, por Lenine, revogada(à pequena propriedade, bem entendido), permitindo o regresso dos pequenos camponeses às suas terras e desse modo reduzir a base de apoio dos mencheviques(a oposição da época)e o carimbar da revolução de 1917.
Aqui se confirmou, não ignorará, a teoria de "...recuar um passo para depois dar dois em frente".
Não vejo como naquela época Lenine podia ter procedido revolucionariamente de outra forma.
Interrogo-me, em qualquer momento histórico, mesmo nos dias de hoje, como se pode pretender transformar radicalmente a sociedade se não existir coesão, firmeza e uma estratégia nacional? Já sei, vai-me dizer que será pela via edílica do anarquismo sub-consciente.
Seria acreditar, admitindo que o AV2 o faz genuinamente, num milagre libertador.

Em relação a Trotsky, você pode concordar e dizer o que quiser, mas o poder do proletariado( e não a, segundo a sua conversa, ditadura comunista) para ser implantado nunca exigiu nem exige simultaniadade à escala mundial.
Essa teoria é a negação da Revolução.É fingir acreditar que um belo dia todos os povos, por telepatia, acordarão com igual sensibilidade, consciência política e então encontrar-nos-emos num mundo livre, sem classes, sem explorados e sem exploradores.

Segundo Marx:
"Os filósofos somente interpretaram o mundo de forma variada; trata-se agora de o transformar."
Para isso é indispensável "a Praxis: o único meio que permite à humanidade e ao homem concreto a recuperação do seu ser autêntico".

Anónimo disse...

Alguém falou em mim ?
Olhem lá que eu morri assassinado ás ordens do camarada José mas também não era rapaz para levar desaforo para casa !
E este rapaz Madeira, não fosse tão parecido aos que me visitaram no México, e eu ainda o arregimentava para as minhas hostes.
Já este AV2 me parece um bocado ingénuo.

Carlos (Brocas) disse...

"....outros se passeam em barco no valor do rendimento de 1000000 de pessoas.....


Não , não é justo, tal como não é justo pessoas que se dizem Comunistas se encontrarem à frente de Camaras com 48 anos de idade e já se encontrarem reformadas com reformas 15 ou mais vezes superiores à reforma minima.
Num Concelho perto de si....

Cacav AV1 disse...

Ó brocas, tu tás um bocadinho deslocado, isto porque eu estou bem disposto(consegui bilhetes para o Lloyd Cole). Qual o valor acrescentado do teu coment. à matéria em debate?
Mais vale ires comentar os buraquitos para o blog do Oliude.

Carlos (Brocas) disse...

O Cacav av1 tás desculpado, já sei qu edepois de jantar ficas assim a modos que sonolento e rabujento.

Anónimo disse...

O Madeira p'lo marxismo leninismo, o Av2 pelo anarquismo bem tentam impôr-se, mas nesta troculência caracterizada p'la devassa, arriscam alimentar provocadores ao serviço temporal(mesmo sem o saberem)da universidade de Boston ou das conformes orientações da OPUSDEI, em que o objectivo actual é a desediologização.

O entendimento ecuménico entre as diferentes instituições cristãs dos STATES e o Vaticano no combate aos "relativismos", assim o determina.

Não basta estar atento aos burgessos, aos chicos espertos, é preciso estar atento aos ignorantes que por fé, acabam em marionetes comandadas p'los poderosos.

nunocavaco disse...

Caro broncas não é a primeira, nem vai ser a última vez que concordo consigo. A questão dos relativismos ideológicos é mesmo para lançar a confusão.