2006-05-06

A respeito das nacionalizações na Bolívia

"Nacionalizar a indústria petrolífera deveria ser a doutrina de qualquer movimento político progressista. A evidência do envolvimento da indústria na invasão do Iraque, assim como sua óbvia cumplicidade na corrupção do sistema político deveria proporcionar a prova exaustiva de que os gigantes do petróleo são um perigo claro e presente para a democracia e precisam ser colocados sob o controle do estado." Mike Whitney , fergiewhitney@msn.com

A respeito do ataque do governo socialista aos direitos dos desempregados

"Margarida Antunes (MA) , na sua tese de doutoramento com o titulo "O desemprego na politica económica", depois de analisar as várias teorias económicas e estudos empíricos sobre o mercado de trabalho e o desemprego refere-se a um estudo sobre Portugal realizado por Leonor Modesto, em que esta autora concluiu que "as alterações verificadas em 1989 no regime do subsidio de desemprego não parecem ter deteriorado nem a curva de Beveridge nem a eficiência de ajustamento do mercado de trabalho" (pág. 196). E a mesma MA escrevia: "A partir de 1989, as condições de elegibilidade para a obtenção do subsidio tornaram-se menos restritivas, o período de protecção garantida foi alargado e o período de concessão passou a ser determinado em função da idade do desempregado… No entanto, o sistema de subsidio de desemprego, em Portugal, continua a ser pouco generoso quando comparado com os demais países da União Europeia" (pág. 195). Em relação àqueles que defendem que "quanto menor for a duração do subsidio de desemprego, maior é a intensidade da procura", Margarida Antunes citava Atksinson e Micklewright que "criticavam a simplificação subjacente a tais modelos". Segundo estes autores, pelo contrário a maior duração do subsidio desemprego "pode atenuar o fluxo do desemprego para a inactividade e reforçar o fluxo em sentido contrário" (pág. 52).; por outras palavras, a redução do período durante o qual o desempregado tem direito a receber o subsidio de desemprego, como defende o governo, poderá determinar a exclusão definitiva mais rápida do mercado de trabalho para muitos desempregados." Eugénio Rosa

Enfim, é preciso é pensar, só isso.

2 comentários:

Sea disse...

Comparativamente, não é só o subsídio de desemprego, mas também o salário mínimo, que ficam muito aquém dos demais países da UE.
Quanto ao governo socialista, como costumo dizer, não os meteram lá? Aguentem-se!
(Ah! Não. Não sou de esquerda).
Para além de pensar, é preciso agir. De "pensadores", doutores e aqueles que sabem "atirar umas postas de pescada", está este país cheio!
(desculpa o tom agressivo mas, estou demasiado revoltada com este país da tanga).
Um beijo

Luis do Nascimento disse...

O "Estado" são os cidadãos, não são só alguns cidadãos. Não é possivel e nem é sustentável, haver segurança social para o pais, mas as grandes companhias de seguros e outros grandes grupos ecónomicos, não se importam que de a suportar. Ter um país como o nosso, é um grande negócio para alguns abutres que concentram toda a riqueza de um povo. Existem négocios, que devido à sua extrema dependencia por parte de todos cidadãos, deviam ser nacionalizados. O petroleo é apenas um deles.