2006-05-22

A Baixa da Banheira formou-se e cresceu como uma bolsa-dormitório das fábricas que então nos cercavam e no seu seio foram nascendo algumas empresas de pequena dimensão, maioritariamente do sector terciário. O elevado crescimento que esta vila apresentou durante décadas promoveu também o aparecimento de algumas empresas de construção civil. Creio não estar errado se disser que estas empresas de génese banheirense consistem em actividades tradicionais onde não existem novas tecnologias, nem inovação.

Já aqui escrevi da necessidade de se fomentar a fixação das gentes que se vão diplomando nas faculdades e institutos do país e que são obrigados procurar empregos qualificados noutras paragens.

Um outro fenómeno que começo a observar com bastante interesse é a criação de novas empresas por estes novos quadros, já com uma perspectiva diferente da dos primeiros comerciantes, não só na área de negócio, mas também na própria filosofia de empresa, que nasce com o objectivo de não se ficar apenas pelo pequeno comércio retalhista.

A Additive formou-se agora e é um dos poucos exemplos desta nova filosofia de negócio, pois mantendo-se no sector terciário, alia o comércio de material informático e assistência técnica à consultoria e outsourcing, ao desenvolvimento de software, e atreveu-se a nascer na Baixa da Banheira...

2 comentários:

Anónimo disse...

Aos poucos vamos criando os nossos próprios recursos económicos. Só espero que as "grandes empresas" particulares municipais, olhem e apoiem dando chance a quem tem curriculum e formação, pois, se quem faz as empresas são as pessoas, estas em nada ficam atrás de quem trabalha no outro lado do rio.

Anónimo disse...

Pois.....