2006-05-19


Outro Mundo!

Na edição desta quinta-feira da revista Nature, astrofísicos europeus, após 2 anos de pesquisa pelo telescópio Spitzer, revelaram ter encontrado no sistema da estrela HD 69830 (semelhante ao Sol), um planeta com características idênticas ao nosso.
O planeta, com 18 vezes a massa da Terra, está numa zona habitável. Provavelmente é feito de um núcleo de rocha, gelo e envolvido em gás. Embora com essas condicionantes à vida, o planeta poderia ter luas rochosas onde existiria água, factor crucial para a existência de vida como a conhecemos. Afinal não é difícil acreditar, pois o nosso sistema solar também foi criado pelo espaço, com todos os condimentos que nele possam existir.
É caso para darmos razão à velha máxima de Anaxágoras, "tudo se confunde".

mais informação em:
http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=648

6 comentários:

Anónimo disse...

Não vislumbraram deuses.
Acredito que a dimensão sem dimensão do universo, acabará um dia por nos tornar justos sem esforço,libertos do preconceito da humildade, porque já justos e humildes, entenderemos que a nossa importãncia universal é igual á de um mosquito.

Medida em anos/luz, talvez apenas menos um zero...

Anónimo disse...

Se lá ouvesse pétroleo, ainda era pior!

Anónimo disse...

O Mistério é algo que nós faz imaginar, e logo aí estamos a criar. Mas haverá sempre novas questões que se levantam, pois o Fim, é um infinito de questões. Ter Fé, é talvez uma forma de encarar o Mistério através de uma outra dimensão da razão.

nunocavaco disse...

O mistério e algumas hipóteses como a vida extra-terrestre explicam muita coisa, até na política.

Anónimo disse...

Os mistérios desvanecem-se à velocidade do conhecimento, só quem usa a fé resiste em não o aceitar, preferindo fazer prevalecer os mistérios com justificações inventadas, vulgarmente transcendentais.

joao figueiredo disse...

ora bem!