2006-02-24

Continuação da discussão do Programa Eleitoral da CDU para a freguesia da Baixa da Banheira

É com agrado que vi discussão no primeiro post. Continuando:

· Instalação de uma Repartição das Finanças, e justificá-lo com o número de entregas de declarações de IRS no espaço disponibilizado pela Junta de Freguesia

· Construção do novo Centro de Saúde, com terreno disponibilizado pela Câmara


Estas, dirão alguns, são as do costume, as reivindicações ao poder central, concordo, são muito necessárias.


· Construção do Pavilhão Multiusos

· Lançamento do projecto para a construção da Piscina Municipal da Baixa da Banheira

Estas, são essênciais ao desenvolvimento da freguesia, precisamos de muito trabalho para as realizar.

16 comentários:

nunocavaco disse...

Não vou estar cá no fim de semana, por isso não posso responder nos próximos dias a eventuais perguntas.

joao figueiredo disse...

Amigo Nuno,

cada vez que passo por um passeio cuja a calçada foi destruida por um rodado de um camião, ou por uma estrada esburacada, ou por um espaço ajardinado mais ou menos abandonado, ou por um carro em cima do passeio porque ao condutor não apetece procurar um lugar de estacionamento "e aqui à porta fica bem" porque não existem pins, ou por outras miudezas com que nos confrontamos diáriamente, fico com a percepção de que estas pequenas coisas afectam uma grande parte do nosso bem estar. E parece-me que estar atento a estes pequenos problemas é tarefa das autarquias e não fica muito caro resolver.

Tudo isto não invalida que os projectos que referes sejam de grande importancia. São-no, e é urgente a sua construção, mas acho que se pode avançar mais rápidamente para remover estes pequenos obstáculos.

joao figueiredo disse...

quanto à linha do sado, eu acho que a discussão já devia ser outra: a decisão de avançar para o TGV está tomada, e a passagem do traçado pelo nosso concelho parece-me uma boa oportunidade para desenvolver as ligações a Lisboa e a Setubal.

A questão é: quem irá explorar esta "futura" ligação e a que preço?

Anónimo disse...

Sempre fiz natação e sempre joguei futebol por isso egoistamente seria o que mais falta me faria...
Mas também quando precisava de consultas lá tinha de ir a minha mãe marcar vaga e por vezes a Sr Doutora falhava...
Centro de Saúde seria prioridade...Talvez salvasse vidas a sério.
Por falar em vidas parece que morreu uma conterrânea, o que sei tá postado no meu blog... :/

Anónimo disse...

Onde é que exactamente vai passar o TGV ?

Anónimo disse...

O que faz falta na Baixa da Banheira é um Centro de Apoio Social a familias carenciadas ou então uma "sopa dos pobres", pois existe cada vez mais a "fome escondida". Acho que seria um meio de atacar muitos dos problemas na sua génese. Todos sabemos que com a barriga cheia pensa-se melhor.

joao figueiredo disse...

o traçado do TGV na nossa zona que foi apresentado pelo governo incluia a construção da ponte Barreiro-Chelas para uma ligação a Évora.

não acredito que um ponte destas dimensões possa ser construida apenas para o TGV. o ideal seria utilizá-la também para tráfego ferroviário sub-urbano, pelo menos.

o que podemos discutir é se a construção do TGV é fundamental ao país, ou não...

AV disse...

Pois, mas a linha do TGV é suposto passar por onde ? Isso é que me está a fazer a modos que "impressão".


AV1

joao figueiredo disse...

pois... nunca vi esse traçado exposto em lado nenhum.

sempre imaginei que pudesse utilizar o mesmo canal até ao Pinhal Novo. realmente essa é uma bela questão

Anónimo disse...

Neste documento, mais precisamente na pagina 8, existe um mapa de muito baixa resolucao que contem um dos tracados que estavam a ser discutidos (o da curva larga). Basicamente, apanha a parte mais a Sul do Vale da Amoreira, mas nao da' para distinguir muito bem. Penso que a partir dai, ja' nao entra outra vez no concelho.

Zelupi disse...

Como já alguem disse "se alguma destas obras não for realizadas a culpa vai ser do poder central" que tal colocar aqui em debate somente aquilo que depende exclusivamente da C.M.M. para tentarmos perceber aquilo que realmente é feito.

joao figueiredo disse...

caro zelupi, o nuno deixou algures num comentário de um post anterior o link para o programa da CDU. pode consultá-lo em http://www.cdumoita.com

quanto ao traçado do tgv, o documento da RAVE, do pouco que mostra, parece-me que aponta para um trajecto junto ao IC 21

joao figueiredo disse...

zeferino, é isso mesmo que falo, quando digo que não acredito que uma "ponte destas dimensões possa ser construida apenas para o TGV. o ideal seria utilizá-la também para tráfego ferroviário sub-urbano"

joao figueiredo disse...

acho bastante lógico que a ponte tb tenha esta valência, até por motivos de exploração comercial das ligações ao Sul, especialmente algrave e porto de sines. é que a ponte 25 de abril tem muitas limitações ao tráfego de mercadorias.

o transito suburbano é apenas mais uma vertente, e nem me parece que seja algo de muito dispendioso. pior seria manter as coisas como estão.

joao figueiredo disse...

as redes de trasnportes locais na baixa da banheira são um problema.

estudei no monte da caparica e tinha que ir a lisboa apanhar o cacilheiro. o tempo de percurso era de 2 horas certas, em hora de ponta. passados 15 anos continua tudo na mesma, ou pior porque desde que as obras do metro meteram água, os cacilheiros sairam do cais da alfandega.

fala-se há dezenas de anos na ponte barreiro-seixal, mas a coisa nunca mais avança.

o metro sul do tejo arrancou, emperrou, e não se vislumbra que nos bata à porta tão cedo.

para transportes rodoviários no concelho eu apostava, novamente, numa parceria como barreiro...

Anónimo disse...

Eu acho que a parceira com a CMB é a solução ideal para as duas Câmaras, primeiro suportado pelas duas os TCB deixam de dar prejuizo, e passam a servir uma população muito maior, que vai beneficiar duma rede maior de transportes , além de que os colectivos do barreiro são bem mais baratos que os tst.
Aquilo que o João referiu sobre a grande volta que tinha que dar para ir para o monte da caparica é uma situação da qual muita gente se queixa desde á anos, é uma vergonha que nós na margem sul estejamos tão mal ligados, é muito triste que para ir para o Seixal ou Almada seja mais fácil ir a Lisboa e voltar a atravessar o rio para trás, é vergonhoso, porque se não for assim estamos nas mãos duma ex rodoviária nacional com uns autocarros muito raros, estilo um de manhã outro á noite e mesmo assim somos obrigados a mudar de autocarro.
é triste que por exemplo não exista um barco barreiro-seixal, os catamarãs podiam fazer isso, não custava nada.
É um atraso de vida isso sim, nem existe outro termo, agora se isto é assim aqui, imaginem no interior o que muita gente sofre.