Porque sou dos que acredita que “é da discussão que nasce a luz” é para mim difícil de perceber a razão pela qual na Baixa da Banheira um fórum de discussão tão prolífico como a Assembleia de Organismos Populares de Base ter sido abandonado. A discussão gerada no Falta Papel mostra que existem temas de extrema importância ao nosso associativismo aos quais é importante um amplo debate.
A dinâmica resultante das primeiras edições desta Assembleia mostrou que um fórum que à partida seria apenas um órgão consultivo, extravasou as suas competências tomando deliberações que resultaram em melhorias efectivas para a população, como um jornal e uma rádio, o monumento a Zeca Afonso, a actualização dos estatutos de algumas colectividades ou a fusão de clubes da qual nasceu o União Cultural e Desportiva Banheirense, entre muitas outras.
O próprio facto de alguns destes exemplos terem tido uma vida mais ou menos curta (a Rádio Arremesso desapareceu, o jornal A Voz da Vila teve dois sucessores, um deles - O Rio - ainda luta para sobreviver, o União foi “perdendo gás”) é mais um motivo para reflexão colectiva.
Nos moldes em que se realizaram as primeiras assembleias, ou noutros, urge dar continuidade a este fórum que se iniciou a 25 de Fevereiro de 1984.
2 comentários:
É verdade! Pelos vistos foram assembleias muito produtivas. A reflexão e a acção têm que passar obrigatoriamente pelos dirigentes. Pois as infraestruturas existem e em muito maior numero do que nos anos 70. Altura em como foi referido no "falta de papel" existia uma maior vontade em realizar coisas do que hoje.
daí a necessidade do fórum de discussão...
e o exemplo das primeiras assembleias de OPB's é bastante interessante também porque foram convidados a participar outros organinsmos, que não apenas as associações populares, o que alargou a representatividade da amostra de população presente.
Enviar um comentário