2006-02-28

Porque sou dos que acredita que “é da discussão que nasce a luz” é para mim difícil de perceber a razão pela qual na Baixa da Banheira um fórum de discussão tão prolífico como a Assembleia de Organismos Populares de Base ter sido abandonado. A discussão gerada no Falta Papel mostra que existem temas de extrema importância ao nosso associativismo aos quais é importante um amplo debate.

A dinâmica resultante das primeiras edições desta Assembleia mostrou que um fórum que à partida seria apenas um órgão consultivo, extravasou as suas competências tomando deliberações que resultaram em melhorias efectivas para a população, como um jornal e uma rádio, o monumento a Zeca Afonso, a actualização dos estatutos de algumas colectividades ou a fusão de clubes da qual nasceu o União Cultural e Desportiva Banheirense, entre muitas outras.

O próprio facto de alguns destes exemplos terem tido uma vida mais ou menos curta (a Rádio Arremesso desapareceu, o jornal A Voz da Vila teve dois sucessores, um deles - O Rio - ainda luta para sobreviver, o União foi “perdendo gás”) é mais um motivo para reflexão colectiva.

Nos moldes em que se realizaram as primeiras assembleias, ou noutros, urge dar continuidade a este fórum que se iniciou a 25 de Fevereiro de 1984.

2 comentários:

Anónimo disse...

É verdade! Pelos vistos foram assembleias muito produtivas. A reflexão e a acção têm que passar obrigatoriamente pelos dirigentes. Pois as infraestruturas existem e em muito maior numero do que nos anos 70. Altura em como foi referido no "falta de papel" existia uma maior vontade em realizar coisas do que hoje.

joao figueiredo disse...

daí a necessidade do fórum de discussão...

e o exemplo das primeiras assembleias de OPB's é bastante interessante também porque foram convidados a participar outros organinsmos, que não apenas as associações populares, o que alargou a representatividade da amostra de população presente.