2006-02-11


Falta de consciência

Assisti a uma enorme barbaridade num dos programas "Prós e Contras". Um indíviduo, que me resuso a escrever o nome, defendeu que todos os portugueses deveriam abdicar de 10% do seu salário para que Portugal voltasse a ter consolidação das suas contas. A isto, o público reagiu com uma salva de palmas de pé. Incrédulo, questionei-me se as pesoas realmente tinham ouvido o que se propusera? Pensei, pensei, e cheguei a uma conclusão: as pessoas não querem ouvir o que se diz, só lhes interessa quem o diz. Não ter consciência, é deixar que outros decidam por nós, e o direito de decidir, custou tanto a ganhar. A consciência ou a falta dela, é a maior arma de todos aqueles que vêm no ser humano um meio para atingir um fim, e são esses que recebem as palmas, recebem-nas de quem ... O escravo, só o deixa de ser, quando entende que só o é, para servir o seu senhor. Quando ganha consciência do que é, e percebe que o senhor para o ser, precisa dele, luta para mudar a sua situação. A que se deve a falta de consciência?

51 comentários:

Anónimo disse...

tipica mentalidade do empresário português, pagar o minimo possivel, fazer o funicionário trabalhar o maior número de horas possivel, flexibilizar em termos de funções, horário e geográficamente ou seja para esses ditos empresários nós somos números, mão de obra e nada mais que isso, não somos pessoas, somos números, escravos como muito bem diz o Nuno.

Anónimo disse...

Eu já ouvi essa ideia, mas não me lembro do nome da alimária...

Quanto aos aplausos, já há muito que o Gustave Le Bon dissertou sobre o encarneiramento da psicologia de massas, quando o indivíduo se transfigura e esquece os seus valores para aderir ao que parece ser a acção dominante no grupo em que está inserido.

Mas, não podia acabar sem um provocaçãozita: lembra-se o amigo Nuno - ou contaram-lhe - o que se passou a 1 de Maio de 1975 ?

:D

Mário da Silva disse...

Mas nós não descontamos já, directa e indirectamente, uma pipa de massa para a "consolidação" das contas públicas?

Os impostos não têm aumentado alarvemente em nome dessa mesma "consolidação"?

Então para que é que cada vez pagamos mais?

Ainda bem que eu nunca vou a essas tretas porque senão acho que me levantava e, em vez de palmas, dava era umas palmadas a essa alimária.

Anónimo disse...

Essa é outra vertente da história, uns poucos fazem as sucessivas asneiras e governam para uma elite que se governa a si própria explorando os outros ( a grande maioria ) o mais possivel.
Quando chega a hora de pagar as asneiras, os mesmos que são explorados, são também espremidos para remendar os danos feitos pela minoria governativa e pela elite económica.

nunocavaco disse...

Av1 não conheço a história, mas podia-me contar a sua versão.

Anónimo disse...

Lembro-me de ver também mas penso que as comparações entre a China e Índia levam a que se proponham estas barbaridades.

Anónimo disse...

Não tem versão nenhuma.
Só factos.
Vasco Gonçalves fez o seu famoso discurso sobre a batalha da produção e, como anexo, sugeriu que os trabalhadores oferecessem um dos seus dias de trabalho (de folga ou feriado, não me lembro bem) para essa mesma batalha.

Discurso aqui: http://www.uc.pt/cd25a/wikka.php?wakka=poderpol01

Pensava que eu ia falar no confronto entre os defensores da unidade e da unicidade sindical ?

Não seja desconfiado.

Anónimo disse...

O que o Filipe disse acima fez-me lembrar outra comparação dos empresários e politicos portugueses, quando querem falar de impostos e produtividade falam da Suécia, quando querem falar de salários e regalias falam da Roménia, resumindo eles querem que os escravos digo trabalhadores portugueses paguem impostos e produzam como na Suécia mas que tenham ordenados e regalias como na Roménia, sem dúvida que seria um paraiso para os nossos empresários.

Anónimo disse...

Mais um Hegeliano. A questão é simples e coloca-se da seguinte forma: O conceito de escravatura tem evoluído e hoje caíu porque não se consegue estabelecer limites, daí ser difícil a tomada de consciência. Quero dar os parabéns ao autor do post pela forma como o fez, uma vez que possibilita que os comentários sirvam de complemento ao mesmo.

nunocavaco disse...

concordo amigo tiago, só discordo das congratulações que me fez porque todos os comentários podem servir de complemento a todos os posts, depende é da pespectiva

Anónimo disse...

Tese, tédio, antítese, tédio, síntese, tédio.
Hegel em todo o seu esplendor (bocejo inaudível).

:D

AV disse...

Daria a este governo da União Nacional Socialista, 10% de frustração, de desalento de desmotivação de desemprego de mediocridade de incapacidade de arrogância de anti-patriotismo de subserviência para com Espanha de megalomania, nos projectos OTA e TGV e insensíbilidade social !
Isto perfaz 100% de motivos para que este governo seja demitido !

AV2

Anónimo disse...

Totalmente de acordo av

Anónimo disse...

Abaixo o governo

nunocavaco disse...

Eu penso de outra forma, que tal mentalizar os portugueses a serem mais exigentes com os governantes antes de os demitirmos. Corremos o risco que lá vão outros piores. A consciência aqui é fundamental, devemos querer um Portugal melhor para todos nós e não apenas para o Belmiro.

Anónimo disse...

"que tal mentalizar os portugueses a serem mais exigentes com os governantes antes de os demitirmos"

E como fazer isso ?
Eu, por mim, criava um blog chamado Portugal ao Poder e desatava a chagar o poder portugaleiro instalado em São Bento, Belém e arredores.
Mas depois alguém aparecia a dizer para eu reclamar pelas vias institucionais e murchava logo tudo.

:D

nunocavaco disse...

Caro Av1 não me leve a mal mas você também tem culpa na situação (tal como eu) e isto não vai lá com blogues. Temos todos de assumir responsabilidades e você também. Primeiro temos de acabar com o eles, a culpa é deles, etc, e segundo temos de garantir que a escravidão acabe realmente, ou seja, que o pensamento não seja o resultado da transmissão dos objectivos da classe dominante. Quando o animal que propôs que os salarios fossem reduzidos foi aplaudido, as pessoas nem sabem o que fizerem, estavam a bater palmas à sua redução de salários, que só interessava aos animais deste país. Quanto ao reclamar pelas vias que falou (e essa frase é minha), tem de ser assim, se não vejamos: se eu estiver no café a dizer que a Câmara é isto e aquilo e não faz isto e outro, a Câmara não o vai saber, é preciso insistir e se esta nada o fizer, denunciar à população, quer atravez da comunicação social, quer atravez de sessões públicas. Mas o Av1 até propõe, o que o distingue da maioria dos portugueses, pela positiva.
Um abraço

Anónimo disse...

Uns pensam que por terem um carro são ricos, mas são pobres de espirito porque não sabem qual é a sua classe nem a classe que lhes cria dificuldades.

Mário da Silva disse...

um Portugal melhor para todos nós e não apenas para o Belmiro. - NC

Isso é muito má vontade da sua parte. Este ainda é um dos poucos empresários com verdadeiro espírito patriota ou o Nuno tem a ingenuidade de achar que ele se quisesse não tinha já feito uma "à lá Guedes" ou à Champalimaud? Não seja tão faccioso contra o "Grande Capital" que ao generalizar dá asneira.

e isto não vai lá com blogues - NC

A verdade verdadinha é que o poder anda por cá, e olhe que não são só os da Câmara mas também os de algumas Juntas de Freguesia; e com isto não falo de si mas dos que cá vêm vasculhar. E tenho a certeza e nem é preciso citar nomes, mas se quiser eu cito.

Por agora já chega de cascar, eheh.

Até mais.

Anónimo disse...

Caro Mário se o Belmiro de Azevedo desse metade a Portugal do que o que Portugal já lhe deu decerto que viveriamos todos muito melhor. Quantos impostos não paga (com coonivência dos governos), quantos favores já usufruiu. O Belmiro tem todo o direito de ganhar dinheiro, não tem de ter é ajuda do estado para isso. Os verdadeiros empresários são aqueles que criam novos produtos, necessários ao desenvolvimento (aí faço justiça ao Bill Gates) e não os parasitas que andam à procura de roubar de todos nós (Estado) aquilo que funciona ou que realmente funciona. O Belmiro é bem sucedido porque faz dinheiro, mas o dinheiro que faz resulta do aperto a muitas pessoas (vejam o caso dos supermercados). Quando o Belmiro der algo em troca a Portugal tiro-lhe o chapeu, assim não. Lançar uma OPA para se tornar monopolista e praticar o preço que quer sobre o produto a oferecer não tem nada de bom, apenas egoísmo.

nunocavaco disse...

O anónimo em cima sou eu. Quanto ao "poder" vir aos blogs- ainda bem, até porque eu sei que alguns senhores da oposição também vão e opinam sobre disfarce, não é mau, apenas a constatação do que disse.

Um abraço

Anónimo disse...

Ó Nuno, e aqui vou pelo lugar-comum, a escravidão é um estado de espírito.

Quanto ao resto, continuo a não aceitar a teoria do encarneiramento, que só serve, no estado em que nos encontramos, para colocar um selho em cada cabeça de gado e dar-lhe um destino.

Poderia - mas não o vou fazer - identificar casos em que as pessoas seguiram as vias regulares de protesto, e levaram belas "tampas", nem resposta lhes dando. Eu mesmo, em matéria profissional que não tewm a ver com autarquias, estou num desses processos kafkianos e sei do que falo. A menos que tenhamos um advogado debaixo do braço, os prazos legais para as respostas são desrespeitados, mas as decisões ilegais e anti-constitucionais são mantidas até que seja preciso gastar mais dinheiro em recursos do que acatar as ilegalidades.

Quanto às conversas de café, não as tenho. Tão simples como isso.
Escrevo aqui e vem cá ler quem quiser.
Claro que - como já me escreveu - os eleitos estão acima da consulta da opinião pública, a qual não estão obrigados a conhecer. É com eles.

As poucas vezes que, no passado (remoto), me dirigi a eleitos para dar opinião, colher esclarecimento ou fazer propostas, do outro lado só vi um muro de incompreensão, fastio e presunção.

E, no presente, não me parece que seja diferente, pelo menos por bandas da CMM.
Há burros que não precisam de ser velhos para não aprenderem línguas.

Anónimo disse...

Não concordo consigo Mário da Silva naquilo que diz sobre o belmiro, muito simples, ele é um dos empresários que se insere na mentalidade exploradora e redutora, o grupo dele é o que piores salários paga, defende redução de salários, ataca gratuitamente a função pública pois é conveniente para os seus negócios (eu não sou funcionário publico ) e mais importante faz bluff a toda a hora.
Faz bluff porque anda sempre a dizer que se vai embora, está sempre com pressões e ameaças mas, a realidade é que o grupo sonae tem vindo a fechar muitas das suas sedes por essa europa fora, porque em nenhum lugar tem tantas regalias como em Portugal, em nenhum lugar ele tem o poder que tem em Portugal, se ele fugir para algum lado é para um Brasil ou algum outro país de 3º mundo onde pode explorar ainda mais do que em Portugal.

nunocavaco disse...

Pasme-se o amigo Av1 mas eu concordo consigo num aspecto. Os eleitos e eu incluído deveriamos ouvir mais as populações, não que o não o façamos mas devemos criar mecanismos que aproximem mais a admnistração do cidadão e pasme-se o amigo novamente porque eu acho que o governo P.S. neste caso concreto até tem trabalhado bem. Tem havido um esforço de mudar a mentalidade dos empresários e da relação entre estes e a sociedade civil e administração. Neste aspecto a transparência anda de mãos dadas com a modernização e a inovação. Precisamos é de tempo e estes escasseia.

nunocavaco disse...

Hélder já sabes que concordo contigo por isso sublinho o teu comentário.

Anónimo disse...

Concordo que a escravidão é um estado de espirito e também concordo que resulta da falta de consciência portanto a escravidão tem origem na inconsciência. A inconsciência pode ser provocada ou o resultado do deixa andar e isso é que tem de ser combatido, com educação e com a escola da vida. A imposição de um estado de dormência de uma classe profissional por parte dos decisores económicos (que são os mesmos na parte política), resulta na falta de consciência de classe. O sistema de ensino está moldado para a dormência, o mundo do trabalho não, porque a faz sentir na pele. A consciência, quer seja de classe ou não tem o poder de acordar os oprimidos e os explorados, levando-os a lutar e tentar perceber as causas da sua situação. O que faz falta é acordar a malta.

Anónimo disse...

Mmmmmm...
Esta parte em torno da consciência de classe daria pano para mangas, em termos de discussão, mas que não seja porque "classes" não sei se ainda as há e a "consciência" das ditas, a existir, nos tempos que correm raramente coincide entre quem a tem e quem objectivamente pertence à classe em causa.

Anónimo disse...

Há ali um "mas que não seja" que é "mais que não seja". O resto é mesmo assim para o confuso, não são gralhas.

Anónimo disse...

Existem milhares de empresários em Portugal. Não generalizem que é ofensivo para muitos de nós.

Mário da Silva disse...

(aí faço justiça ao Bill Gates) - Nuno Cavaco

E tinha logo de dizer asneira. Vã lá fzer uma pesquisa sobre o Bill e vai vêr que a coisa não é assim.

Isto é que diz muito do que é a pessoa: #1, #2 e #3.

E mais um excertozinho:

Journalist Greg Palast suggests that the Gates Foundation is used to make tactical donations to hide media sensitive humanitarian side effects of treaties, such as the Agreement on Trade-Related Aspects of Intellectual Property Rights (TRIPS), which Gates has supported. TRIPS requires countries to agree to respect drug and other patents, therefore preventing the local manufacture of existing pharmaceuticals still under patent such as AIDS drugs in Africa.
link

É! E depois deu aqueles milhões para as vacinas para os coitadinhos dos pretinhos.
Por isso nem me venha falar da "bondade" do Bill, ok.

Muito me espanta sempre vêr pessoas da "esquerda" portuguesa a defenderem o Bill Gates. Fico verdadeiramente atónito. É que nem fazem um esforço para procurar mais além do que a imprensa bem "oleada" transmite.

É só vêr a vinda recente a Portugal e as dezenas de protocolos assinados sem que ninguém questionasse o que raio está lá escrito e o que raio significam realmentes bondades Gatesianas, à excepção de alguns poucos e somente marginalmente.

Até mais.

nunocavaco disse...

Em primeiro lugar não ataquei os empresários, o que defendo é que os grandes empresários não parasitem o estado e os próprios pequenos e médios (que são a base do país). Em segundo lugar concordo com o Mário da Silva, apenas quis dizer que o Bill Gates criou um produto novo e necessário, o que fez depois é diferente.

Anónimo disse...

O MdS tem uma nemésis no senhor Portões.
Ele já sabe que acho a coisa assim um bocadote exagerada e que ele tende a linkar só o mau, mas pronto, eu também me recuso a ir à Madeira enquanto o João Jardim e o outro patusco, Jaime qualquer-coisa, estiverem no Governo Regional.
E há quem diga que eles ´~ao óptimas pessoas, amigos dos seus amigos.

Anónimo disse...

Uma coisa é o que ao bill gates faz em termos empresariais, agora o que ele faz em termos humanitários não pode ser posto em causa, ele é a pessoa no mundo que mais dá para causas humanitárias, por exemplo ele é o unico financiador mundial do combate á malária que mata milhares de pessoas na sua maioria crianças todos os anos.
aliás eu já escrevi um comentário mais alargado sobre isso.

Anónimo disse...

Quero aqui fazer justiça a uma pessoa chamada Bill Gates, independentemente daquilo que eu penso sobre o freeware e os monopólios.
Essa justiça tem a ver com o facto de ele ser talvez o maior benfeitor mundial em causas humanitárias, ele só desde o ano 2000 deu para investigação médica e causas humanitárias vinte e oito mil milhões de dólares.
É o principal responsável pela breve erradicação da malária no mundo, doença que em África mata milhares de pessoas por ano, na sua maioria crianças.
Ele é o principal responsável porque nenhum governo financia a investigação contra a malária pois só afecta paises pobres, ainda recentemente Bill deu 800 milhões de dólares para o combate á doença, dá milhões de dólares para o combate ao S.I.D.A e para muitas outras doenças.
Já sei que os invejosos e mal dizentes vão desvalorizar as suas acções ao dizerem que ele tem obrigação moral por ser o homem mais rico do mundo mas, ele não tem obrigação nenhuma, ele dá porque quer, pois o dinheiro dele é muito mas é isso mesmo, é dele.

Anónimo disse...

fiz acima copy daquilo que já tinha escrito porque acho que não se deve misturar o que ele faz nos negócios com o que faz fora deles.
O bill gates apenas faz em termos de negócios o que qualquer um de nós faria e sinceramente av1 tu se tivesses no lugar dele fazias o mesmo, tentavas ter monopólio e vender o teu produto o mais possivel, agora a minha pergunta para ti av1 é:
Tu no lugar do bill gates davas tanto dinheiro como ele para causas humanitárias?
Empenhavas-te tanto no combate a certas doenças?
antes de responderes relê o meu comentário acima.
outra pergunta se me permites:
Dentro das tuas possibilidades quantas causas apoias? dás dinheiro ou trabalho voluntário na ajuda a pessoas carenciadas?
a pessoas doentes? a crianças?
Se a tua resposta for não, que moral tens tu para criticar o Bill Gates nesse aspecto?

Anónimo disse...

Meu caro helder Luís, um pouco de atenção ao que cada um escreve talvez o impeça de gastar tanto tempo a opor-se ao que eu não escrevi.
Pelo contrário, apontei ao MdS o facto de ele ser exageradamente contra o Bill Gates.
Eu, ao contrário dele, até gosto do homem.
Mas como a leitura apressada é inimiga do bom entendimento, acredito que o meu caro Helder Luís aprenda a ler com mais calma antes de disparar disparatadamente contra mim.
Mas como sou alvo cómodo, sinceramente tanto me faz ser criticado pelo que escrevo como pelo que não escrevo.

Se calhar foi apenas o ligeiro pó de ironia que destrambelhou o caro colega comentador e o fez perceber tudo ao contrário.

(Literacia básica, continua a precisar-se...)

Anónimo disse...

Não se vitimize av1 porque não é alvo de ninguém aqui, e ao fim ao cabo não respondeu mas, tem razão numa coisa, eu esqueci-me de referir também o Mário da Silva no meu comentário, fica aqui esclarecido.
Quanto á literacia não sei a quem se refere mas a mim não é com toda a certeza, pois se também lesse com atenção não teria visto o meu comentário como ataque mas sim como uma reflexão que todos devemos fazer, pois criticamos muito facilmente mas, nunca nos perguntamos a nós próprios o que poderiamos fazer para ajudar quem precisa, e também nunca paramos um bocadinho para nos pormos no lugar dos outros, secalhar até tem razão literacia precisa-se.

Anónimo disse...

Quando questiona o meu envolvimento em acções de ajuda a grupos necessitados, como contraponto à acção do Bill Gates (salvas as devidas proporções), está exactamente a reflectir sobre o quê ?

Não lhe fica mal admitir que não percebeu o que eu escrevi, quando fiz o paralelismo entre a embirração do MdS com o Bill e a minha com o Jardim.

O resto vem por acréscimo, porque o que me pergunta não tem qualquer sustentação no que eu escrevi. Errou o destinatário e eu não respondo pelos outros.

Se eu disser que até gosto de laranjas, tem lógica interpelar-me quanto ao meu envolvimento (ou falta dele) na produção de melões ?

Por isso, volto a afirmar que leu mal, percebeu mal e replicou mal.

Acontece.
E não fica mal admiti-lo.

Anónimo disse...

Eu admiti, mantive foi as minhas questões ás quais continua a não querer responder e também não é obrigado, naquilo que discordei foi fazer-se "vitima" ao dizer que é um alvo cómodo, eu não ando aqui a alvejar ninguém.
Quanto ao que me pergunta sobre o que estou eu a reflectir quando o comparo a Bill Gates salvo as devidas proporções, reflicto cobre exactamente o que digo acima no comentário, nós deviamos colocar-se no lugar dos outros e ver as coisas de ambos os lados, todos nós criticamos muito mas, deviamos pensar no lugar deles será que eu fazia diferente? Quis também falar sobre a ajuda a pessoas ou grupos carenciados porque andamos sempre todos a falar sobre pobreza e necessidades mas, poucos muito poucos fazem algo dentro das suas limitações, e volto a dizer que acho o Bill Gates um bom exemplo, o homem mais rico do mundo é também o que mais dá, e não é obrigado a tal.
Espero não incomodar a consciência de ninguém ao querer que se reflicta sobre estas coisas.

Anónimo disse...

acima onde escrevi "cobre" queria obviamente escrever "sobre"
para não deixar mais dúvidas as questões e reflexões que fiz ao av1 faço também ao Mário da Silva, pois ele tinha ficado esquecido no meu comentário inicial sobre o assunto.
uma vez mais digo que não tou a alvejar nem a atacar ninguém, esta postura de vitimização é muito portuguesa, é um defeito genético que temos mas, que podiamos tentar melhorar, eu por vezes também tenho esse defeito, tento não ter.

Anónimo disse...

Mas eu não critiquei o Bill Gates, caramba.
Você continua a não perceber algo tão simples como isso.
E uma comparação ou uma interpelação não é uma reflexão !

Quanto à minha pseudo-vitimização, sinceramente começo a não ter pachorra para a vossa ladaínha politicamente correcta do ser muito português e isto e aquilo e o genético e trolaró.
E a conversa toda neste blog quando imaginaram um ataque, que apenas terá sido devido a problemas do Blogger ? Quando clamaram contra isto e aquilo que ram vítimas de tudo e mais alguma coisa.
Eu apontei o facto de o meu caro Helder me ter acusado que eu não escrevi !
Isso é vitimização ?
Então seja !

Fique lá com a bicicleta... que eu fico com as rodas.

(E para que conste, pelo menos compro a Cais, sempre que paro nos semáforos á entrada de Lisboa, ao topo da Av. dos EUA. Será pouco ? Talvez, mas sempre vale mais do que coversa fiada.)

Anónimo disse...

já não é mau comprar a cais, eu agradeço a bicicleta mas não preciso porque já tenho, pode ficar com ela e dedicar-se á pratica desportiva, alivia o stress e a irritação.
Conversa fiada comigo não é de certeza porque as minhas actividades nesse campo são várias e já o são desde á muito tempo.
Eu não falei á toa, falei de algo concreto e de algo que eu faço.
Quanto ao ataque ao blog eu sei que foi ataque e isso foi confirmado por um amigo nosso engenheiro informática, portanto é no minimo de mau gosto o av1 estar a insistir que não foi ataque quando não sabe, pois quem tá por dentro deste blog não é o av1, quando o seu blog foi atacado não me recordo de alguém duvidar de si, como tal não entendo a sua insistência em duvidar de nós.
Esconde algo?

Anónimo disse...

No nosso caso - quatro vezes no mesmo mês - não houve qualquer fórum a discutir internacionalmente os efeitos dos problemas no Blogger.

Não duvido da vossa palavra, destaco apenas a estratégia da vitimização que desenvolveram e de que me acusou como sendo geneticamente portuguesa. Pelos vistos somos todos aparentados.

Quanto a esconder, tem razão.
Escondo a minha enorme falta de bom senso, ao estar aqui a trocar bitaites com alguém que tresleu um comentário meu por razões de pressa ou não sei porquê e daí fez parir uma montanha, com medo de dar a mão à palmatória.

Então adeus, que por mim já chega de dar corda ao enforcado.

Olhe, apareça pelo AVP, comente qualquer coisa, já não é preciso registo.
Não seja um dos que prova a nossa lei 3 da blogosfera local.

Anónimo disse...

Não sei porque insiste em dizer que não dou a mão á palmatória, eu admiti que faltou referir o Mário da Silva no meu comentário, nem sei nem entendo o porquê de tanta coisa, porque realmente não ataquei ninguém, quis puxar um assunto polémico porque quer goste ou não av1, nós por norma temos todos a mesma genética, queixamos-se muito , falamos muito mas na hora de agir normalmente ficamos quietos.

Anónimo disse...

Fale por si quanto ao (não) agir..., para além de eu não aderir a essas teorias pseudo-antropológicas com mais de 100 anos sobre a genéticas dos povos e das nações.

E continua a não perceber que a minha posição é diferente e muito da do MDS, mesmo se não me vão parar os parentes à lama por causa disso.

Quanto ao resto, é para desenvolver mais "músculo" nas polémicas. Não chega bater palmas aos amigos...

Mário da Silva disse...

ele é o unico financiador mundial do combate á malária - Helder Luis

E não só. Notícia 1 e notícia 2.

Gates Foundation is used to make tactical donations to hide media sensitive humanitarian side effects of treaties, such as the Agreement on Trade-Related Aspects of Intellectual Property Rights (TRIPS), which Gates has supported. TRIPS requires countries to agree to respect drug and other patents, therefore preventing the local manufacture of existing pharmaceuticals still under patent such as AIDS drugs in Africa. - Eu, mais acima.

Desculpe lá se não consigo dissociar uma coisa da outra. E do facto dele ser, também, o principal financiador do WEF em Davos, que não tem sido originador de tudo de bom; especialmente nas áreas tecnológicas e agrícolas.

Esta notícia também é interessante e ainda mais interessante a posição da Microsoft (e do Bill Gates também), a que não deve ser alheia esta outra. Se acha que a Microsoft não é gerida pelo Bill Gates e que os seus funcionários de topo podem dizer o que muito bem lhes apetece então não anda neste mundo.

Vá. E para não dizerem que é só maus links aqui fica um bom, ou mais ou menos.

Até mais.

Mário da Silva disse...

volto a dizer que acho o Bill Gates um bom exemplo, o homem mais rico do mundo é também o que mais dá, e não é obrigado a tal - HL

Só para não fugir à sua pergunta faço-lhe outra: o que tem mais significado, dar 10% do que se ganha todos os anos sem grande esforço e sem prescindir de uma vida mais que boa e simultânemente usar isso como manobra publicitária fazendo grande alarde da dádiva ou dar, mesmo que pouco, mas anónimamente e do esforço suado e por vezes tirando de outros bens essenciais?

Eu sigo a minha vida por um ditado muito antigo: que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita e espero que saiba que é aplicado aos actos de caridade.


Já agora e para fim de festa resta dizer que seria motivo de interesse para reflexão pensar que uma das notícias acima se entronca claramente nos assuntos nacionais e na recente visita do sr. Bill Gates (e da sequente assinatura de 49 protocolos com o Estado Português ao abrigo do Plano Tecnológico) e ao consequente enterro do protocolo com o MIT para a criação de um centro de competência nacional ao abrigo do mesmo Plano.

Por último, só me resta dizer que não acho que se chegue a "homem mais rico do mundo" sem atropelar ninguém e que a conversa que se pode separar o homem-empresário do homem-benfeitor neste caso me cheira muito a Sopranos e que isso só resulta bem é na TV.

Durmam bem e até outro dia.

Anónimo disse...

Eu nunca disse que o Bill Gates era santo, Mário da Silva, aliás no papel de empresário eu acho que ele é tudo menos isso, e como referi muitas vezes eu não concordo com o que ele faz, e é bem verdade que para se atingirem certas fortunas tem que se atropelar muita gente e isso é verdade não só para o bill gates mas também para os belmiros e outros mais.
Eu sei que quem dá é beneficiado em impostos e em publicidade mas, eu prefiro que se dê apesar de tudo.
Em relação aos acordos com o estado português e com a maioria dos governos e empresas mundiais eu deixo uma pergunta:
Quem tem culpa?
O bill gates não é santo e eu não concordo com o monopólio mas, porque cedem os governos ao seu monopólio? se existe software livre e com muita qualidade porque os governos cedem a pagar fortunas á microsoft?
Eu acredito que a resposta está numa palavra, Corrupção.

Anónimo disse...

Av1 parece que afinal quem não lê bem não sou eu, porque ao dizer que quanto ao não agir que devo falar por mim demonstra que , não leu o que eu escrevi, pois eu já desde á muito que ajo e em vários campos no que toca á ajuda aos mais carenciados, dentro das minhas limitações claro.
Apesar de eu já ter dito que admitia o meu engano o av1 persiste em dizer que eu não entendi o que escreveu, afinal continuo a perguntar-me qual de nós necessita de literacia básica, parece-me a mim que o av1 está mais necessitado, soa-me estranho trata-lo por av1 mas, como não sei o nome que suponho não ser av1, tenho que tratá-lo assim.
Quanto ao ganhar musculo para polémicas não me faz falta obrigado, até porque não houve polémica nenhuma, o av1 é que se vitimizou sem qualquer motivo, tá-lhe nos genes apesar de ser uma teoria com mais de 100 anos.
Qaunto ao aplaudir os meus amigos, concordo e defendo-os quando achar que tenho mas, se lesse bem teira visto que já tivemos algumas discordâncias profundas no que toca por exemplo ao mundo islâmico e politica internacional mas, o av1 teima em não querer ler bem.

Anónimo disse...

Atchim !!!
(desculpem mas hoje apanhei chuva...)

Anónimo disse...

tás desculpado , foram as pingas matinais...