2006-02-17

Voltando à conversa com João Lobo publicada no Rostos On-Line, destaco ainda algumas linhas

“Queremos valorizar a própria natureza e identidade cultural do concelho da Moita.

Somos um município que é polinucleal, com quatro núcleos fortes, em termos populacionais, que são a Baixa da Banheira, Vale da Amoreira, Alhos Vedros e Moita. Tendo dois outros núcleos, em termos populacionais, menos expressivos, que são os casos de Gaio- Rosário e Sarilhos Pequenos.
Mas, cada um destes núcleos e cada uma destas freguesias, com características muito especificas e com identidades muito próprias.”


. ao contrário de um vizinho com aspirações ao poder, não vejo nesta afirmação qualquer contradição.

“Para nós é importante, a consolidação e desenvolvimento do tecido económico, neste campo, apostamos no desenvolvimento de dois pólos que queremos sejam fortemente atractivos para a instalação de unidades comerciais e actividades económicas.

Um pólo é junto à IC32, que tem vindo a crescer, com loteamentos destinados a diversas actividades económicas e empresarias. Outro projecto que está em elaboração é na Quinta da Fonte da Prata, na zona entre a Estrada Nacional e o Caminho de Ferro, que é fornecida por fibra óptica, é fornecida por gás natural, tendo, portanto, infraestruturas que potenciarão a futura criação de uma zona empresarial, receptiva a diversas actividades económicas.”


. quanto aos parque aos parques empresariais, eu acrescentaria um outro polo. Não creio que seria de grandes custos criar um espaço incubação de pequenas empresas de matriz tecnológica, necessariamente a baixos custos. São empresas que devido à utilização de meios informáticos, não necessitam de muito espaço, e ocupam mão de obra altamente qualificada.

“Há um projecto que, para nós é fundamental, que vamos dar início, que é o Projecto “Alhos Vedros Cultural”, o qual tem por finalidade interligar e potenciar vários equipamentos, naquela freguesia, dirigidos a várias dinâmicas de carácter cultural, nomeadamente, a Biblioteca, o Auditório, uma pequena Galeria, zona para Atteliers, ligando três pontos – Núcleo Cultural José Afonso, o Mercado de Alhos Vedros ( que está praticamente desactivado) e, o antigo Edifício da Cooperativa Operária de Consumo (um processo que ainda não está fechado, que poderá trazer à posse da Câmara aquele edifício), para além, naturalmente, de um pólo de características museológicas que é o Moinho de Maré.”

. continuo a sentir falta de uma grande galeria no concelho, ou de um espaço de condições dignas para que se possam realizar grandes mostras culturais . É que o Pavilhão de Exposições da Moita não tem essas características.

“Já está em fase de conclusão o Pavilhão Gimnodesportivo da Escola José Afonso, que fora do horário escolar, será gerido pela Câmara Municipal, para apoio ás colectividades, com prioridade para as da zona de Alhos Vedros.

Temos um protocolo assinado com a DREL, mas que não está em PIDDAC, o lançamento do Pavilhão da Escola Secundária do Vale da Amoreira, que será outro passo importante.

Temos, em finalização o projecto, de construção do Pavilhão Gimnodesportivo Municipal, na Baixa da Serra, para o qual procuramos financiamento, uma vez que há redução significativa das verbas do PROQUAL.

Já está desenvolvido o estudo prévio do projecto da Piscina Municipal da Moita, que esperamos, durante este mandato, lançar esta obra.”


. daqui lanço mais um desafio: porque não pensar em aproveitar a onda das parcerias com o Barreiro e tentar acordar com o Fabril e com Câmara Municipal do Barreiro a recuperação do parque desportivo, para a utilização conjunta dos concelhos? É que pistas de atletismo não abundam por aí...

“O concelho da Moita tem 20 Km lineares de zona ribeirinha e, cada vez, neste conceito da cidade de duas margens, centrada no estuário do Tejo, como espaço de recreio e lazer, nós apostamos na requalificação da zona ribeirinha.

Onde se enquadra uma rede municipal de ciclovias que tem vindo a ser desenvolvida, por partes, mas de uma forma articulada, para permitir a ligação desde o Parque José Afonso, na Baixa da Banheira, até, ao objectivo final, em Sarilhos Pequenos, através de toda a zona ribeirinha.”


. é desta que compro a biclicleta!

Sobre a REN: “Não, não vai ser reduzida, pelo contrário vai aumentar.”

. uma falha grave minha: não conheço o PDM

João Lobo referiu a importância da electrificação da Linha Barreiro – Praias Sado – “porque está extremamente atrasada e continua estar como existia há quase quarenta anos”, para alem de uma mais regular frequência de comboios – “ia melhorar a mobilidade das pessoas no concelho”.

Na sua opinião também é fundamental a complementaridade rodo-ferroviária porque, hoje, os Caminhos de Ferro e os TST funcionam como estruturas paralelas, competindo até ao Barreiro – “quando é necessária uma nova atitude, ou seja, o transporte rodoviário a complementar o transporte ferroviário”.
Referiu, igualmente, o empenhamento no modernizar e desburocratizar os serviços, com melhoria de instalações e condições de trabalho para os trabalhadores.”


. o que eu espero mesmo é que se construa a Ponte Barreiro-Chelas com tráfego ferroviário sub-urbano.

"Digamos que estamos a passar um período de dificuldades, que não há município nenhum que não esteja a passar. Até porque esta Lei de Finanças Locais, quando é cumprida é deficitária.

Os municípios são sustentados com as receitas do Urbanismo. Tem que haver uma alteração estrutural à Lei de Finanças Locais se, se pretender que os municípios tenham uma intervenção e papel importante, que é reconhecido, independentemente das cores partidárias que estão à frente das suas gestões."


. eu diria que o financiamento e as competências das autarquias devem ser estruturalmente revistas.

Após ler esta conversa, o tom leve com que aparentemente decorreu fez-me sentir novamente da falta de uma rádio local. É que estas conversas podem ser melhor espremidas em directo...

32 comentários:

Carlos (Brocas) disse...

Ao Nuno.
Já lá têm resposta.

Anónimo disse...

Aqui há uns tempos foi aqui escrito que o Daniel copia, o que é sensivelmente diferente de plagiar, o José Coelho. Emenda-se a mão, para esclarecer confusões. Falar em cópia é abusivo, devemos falar em influências decisivas mútuas, apesar de tantas coisas que os separam.

Já agora quando é que o Daniel volta aqui a «publicar»?

Anónimo disse...

o que tem isso a ver com o post?

Anónimo disse...

Meu caro JF, obrigado pela republicação de quase toda a entrevista do seu amigo JL. Assim não preciso de ir buscar citações ao outro lado, porque quando queremos retroceder de página eles não deixam.

Mas, já agora, não vê contradição porque não vê, ou não vê porque acha que as afirmações são coerentes ?

;)

Carlos (Brocas) disse...

Só para avisar que o vosso link`ao grupo columbofilo está mal, está para os barulhentos.

joao figueiredo disse...

caro AV1, não vejo nenhuma contradição porque ela não existe :)

obrigado brocas, é o que dá alterar os links de madrugada ;)

Anónimo disse...

Não existe ?
Pronto, tudo bem.
Afinal a identidade do concelho é a soma combinada das entidades específicas de cada freguesia, é isso ?
Devia ser !
Desde que não pensem que essa identidade se baseia no facto de os da BB gostarem de bois malhados, os de AV de bois às listas, os do Vale de bois aos quadrados e os da Moita de bois às argolinhas, tudo bem...

joao figueiredo disse...

o concelho da moita está longe de se resumir às largadas. em alhos vedros, por exemplo, é só blogs, carnaval e cacos velhos ;)

nunocavaco disse...

João acho que não deverias publicar mais trechos da entrevista do homem, parece que estás a copiar o Av.

Anónimo disse...

O eddie vedder é um poste de luz. Avariado.

AV disse...

JF, pelo menos temos três coisas.
NC, se fazes mais beicinho, não brinco mais contigo; o JF tem todo o direito de fazer uma contra-análise (tipo interpretação verdadeira) da entrevista do seu amigo JL.
Que tal apontarem os erros óbvios da minha leitura das coisas ?

:D

AV disse...

Aqui em cima era eu, AV1, o desocupado de serviço.

Anónimo disse...

anónimo deves querer levar um choque eléctrico
av és desocupado isso já todos sabemos desde á muito

Anónimo disse...

o av deve tar feito com os ecos e o falta papel
são todos baixo nivel,bem abaixo do esgoto

AV disse...

Olha voltou o "tal".
Mas não tinham dito que ele se ia embora quando o mandassem ?
Ou a coisa aqueceu um bocadinho e foi preciso ressuscitar a criatura ?

AV1

Anónimo disse...

av1 tu não aqueces nada
tu és nada
menos que nada

Anónimo disse...

Nem usando cálculos cibernéticos, consigo entrar... Mas afinal quem é o Srº João Lobo e o tal Nuno? Quais as suas profissões?

Gostava de entrar nisto, mas só cá cheguei à dois meses, se conseguir pagar a casa ficarai por cá, o Gaio é um sitio bonito. Até aparece na televisão!...

Anónimo disse...

o sr gaio a fazer-se de parvo e o seu discipulo av todo contente

Anónimo disse...

O Gaio é um passao tipo Pica Miolos.
Lá diz o eddizinho:

Pica pica que até chegares aos miolos tens muito que picar...

Anónimo disse...

olha o idiota revelou-se, é o pica pica, cumprimentos á dona cruela
novidades a caminho.

Anónimo disse...

Desejo que este blog não seja o opositor do ecos-moita, isto para não cair em desgraça.
Nas visitas que fiz aos blogs cá do sitio, gostei do "frasquinho de veneno", como vocês aí o caracterizam, e do arremacho, este pela diversidade de assuntos e por parecer ter bloguistas, se não ligados muito próximos de Partidos Politicos, mas que mantêm um equilibrio vivo e amistoso, pouco frequente nos dias que correm.
-Mas o frasquinho de veneno, tem porras!...
Já agora! P'ra picar miolos... li no arremacho que a Cãmra Municipal alugou duas buldozeres para repõr a legalidade no Penteado, que vai destruir o Palácio dum tal das 4 sogras. É isto verdade?...
-Até amanhã! Vou jogar uma suecada na taberna dos Piratas.

joao figueiredo disse...

este blog não é opositor a ninguem. afirma as ideias dos seus membros, as quais procura debater com quem nos visita

Anónimo disse...

O GAIO foi jogar á sueca. Mas eu gostava de saber que história é essa das buldozers e do homem das 4 sogras. Não poderá perguntar ao SrºPresidente?

Anónimo disse...

Querem perguntar ao presidente marquem reunião com ele na CMM.
Pensam que este blog é linha directa com o presidente da CMM?
Insistem e insistem.

Anónimo disse...

Tu que não gostas de muçulmanos, dos tais que assaltaram a Europa no tempo em que o Henrique ainda não sonhava estar nos colhões dos bisavós. Estás agressivo demais, de tal forma que nem admites que outros possam pensar que o Srº Presidente nutre simpatia por este blog, sim! Ele, que consta por aí não perder tempo com blogs, o certo é que lhes facultou uma entrevista.
Assim, custa-te alguma coisa perguntares pelo Palácio do Penteado e sobre quem é o homem das 4 sogras?
Ainda bem que o Gaio foi jogar á sueca.

Anónimo disse...

A mim custa perguntar porque nem sei de que se trata, depois porque raramente o encontro apesar de o conhecer, depois porque não tenho nada a ver com o assunto nem sou moço de recados de ninguém.
Agora se o presidente tem simpatia por este blog ou não não sei, não faço ideia e creio que tás equivocado ao dizer que o presidente deu uma entrevista a este blog, essa entrevista saiu num jornal local, e apenas foi transrita para aqui e também noutros blogs como o AVP por exemplo, como tal isto não é nenhuma linha directa com o presidente da CMM.
É verdade não tenho simpatia por muçulmanos em especial os radicais, porquê? é crime? se é crime processa-me.

Anónimo disse...

A entrevista do presidente da CMM foi dada ao rostos , um jornal do Barreiro, não aos blogs.

Anónimo disse...

Parece-me que o que não gosta de muçulmanos gosta é de muçulmanas.
Convenhamos que são bem mais interessantes, apesar de tapadas...não têm barba...

Anónimo disse...

Não sei é se tomam banho, nem se são rapadinhas :)

Anónimo disse...

Tomam pois com essências fabulosas, mirra e coisas das mil e uma noites...Aliás vale mais uma imagem da sobrinha do Bin Laden a deixar entrever o fruto do pecado que um milhão de cartoons..
É isso que os lixa, sabem que nós vamos rouba-las e os gulosos querem tudo para eles!!!!

Anónimo disse...

ahahahah, vai na volta é isso mesmo, a sobrinha do Bin Laden realmente é uma visão daquelas :)

Anónimo disse...

Tá boa! Perdi na sueca, e sem saber armei esta confusão toda. Valeu a pena, não se esforcem mais, já percebi que o homem das 4 sogras é muçulmano e que a filha do Bin Laden é boa comómilho.
Percebi também que neste blog a paz é a garantia do pitroil barato e que J.Lobo não é muçulmano.
Percebi também não dever fazer visitas destas, pois neste blog o mundo é vosso, só vosso.
-Toca a mixar e a cagar p'radiante!...