2006-02-02



Num destes dias enquanto fazia zapping, fui dar com um programa ao vivo com o saudoso Julio Isidro. Festejavam os 25 anos do ex-programa de radio “febre de sábado de manhã” apartir do pavilhão Atlântico e ai fiquei sintonizado. Estava na parte da banda de baile a cantar o “patchouli”, acompanhei daí até ao final do programa. Enquanto as personagens passavam senti-me um côta, nelas revia a sua juventude e a minha meninice. Como era um programa sobre a história da musica portuguesa dos anos 80 lembrei-me:
—Se calhar vão lá os "TNT", foram das primeiras bandas rock portuguesas dos 80’s.
Mas não! O Julio convidou aquelas que fizeram mais sucesso na época, e que ele passava na altura até à exaustão. Senti-me logo um cidadão periférico, daqueles a quem ninguém quer fazer história. Porquê? Perguntam! Era legitimo ir lá os "TNT"! Foram na sua altura um novo impulso no rock português.
Nunca são mencionados em nada nem em nenhuma radio portuguesa. É pena!
Este comentário pode suar a bairrismo, até pode ser…mas saudável. Gostava de aqui prestar-lhes a homenagem como melómano e Banheirense tanto a eles como aos Ibéria, banda Metaleira pioneira no nosso pais deste estilo de musica como também a General D, pai do RAP moderno português também ele crescido entre nós e aos muitos fadistas e músicos amadores que existem na nossa terra. Por falar em pioneiro e pai, não devemos esqueçer a nossa radio “arremeço” e a sua importância pioneira nas lides radiofonicas na margem sul do tejo. Como banheirense penso que temos de ser os primeiros a inaltecer a nossa terra e a as suas gentes.
Ainda me lembro de à alguns anos na decada de 80, era eu puto, num carnaval no nosso histórico “Ginásio” ia o baile a meio e derrepente começou-se ouvir um côro de vozes a chamar pelos "Iberia", sabendo que eles estavam presentes. Estes por simples amizade lá subiram o Landum e companhia então ao palco para delírio dos conterrâneos a quem presentearam com a sua perfomance fazendo todo “Ginásio” cantar em côro os seus refrões.
Tudo isto foi possível porque havia e há na nossa terra gente pioneira e de qualidades e origens tão diversas a quem devemos apoiar, pois eles são a nossa própria identidade como Banheirenses.

11 comentários:

joao figueiredo disse...

já nem me lembrava dos TNT!!

Sabem que o Miguel Patrício está na fase final da gravação de um album?

nunocavaco disse...

Não existem dúvidas que existem banheirenses muito bons naquilo que fazem. Por exemplo, o jovem engenheiro do ano é banheirense e eu tenho a honra de ser seu amigo de infância.

joao figueiredo disse...

Temos que tentar fazer também um apanhado das bandas banheirenses, saber se existem gravações por aí, etc...

Anónimo disse...

Um exemplo, de um banheirense de sucesso!

http://anos80.no.sapo.pt/landum.htm

Anónimo disse...

mais um artigo:

http://anos80.no.sapo.pt/iberia.htm

AV disse...

O Landum, ganda maluco ! Ainda me lembro dele na Secundária da Moita a correr atrás duma professora, já não me lembro é porquê.

AV2

Anónimo disse...

É sempre bom relembrar os talentos artisticos da terra apesar de eu não ser fã de nenhum dos referidos

Anónimo disse...

A amizade faz parte essencial das nossas vidas, nem que seja pela amizade é sempre bom recordar e reunir as histórias passadas com amigos, fazem parte da nossa identidade como pessoas e ao fim ao cabo também da identidade da terra, pois uma terra é feita pelas pessoas que nela vivem.

Anónimo disse...

Eu lembro me dessa noite no ginasio, foi curtido. Uns anos depois de isso eu estava na banda, Iberia,e tocamos nas festas da baixa. agora vivo no estrangeiro e as vezes tenho saudades.

joao figueiredo disse...

se és quem eu penso, estivemos juntos num Avante! há mais de 10 anos. encontrei-te há uns tempos na rua 13.

um abraço!

Anónimo disse...

Oi, muito fixe este blog. Chamo-me João Sérgio e como banheirense que sou tenho muito orgulho em que haja gente a escrever sobre a nossa terra e sobre o que se faz/fez nela. Ja agora uma noticia em primeira mão: os Ibéria estão de volta! Os dois discos foram reeditados em cd digipack em Fevereiro de 2009 e a banda esta a preparar o seu regresso em força aos palcos para este ano! è oficial, sou o baixista-fundador da banda, a fonte é credivel! Graças ao impulso do landum, conseguiu-se que a editora que detém os direitos sobre as gravações originais da banda (a Espacial) editasse os 2 cd's! Espalhem a noticia e apoiem o pessoal, vamos tentar fazer jus ao nome dos Ibéria que até além fronteiras foi bastante falado! Saudações Ibéricas e Banheirenses! Os filhos da terra estão de volta!