2006-02-15

Temos um Fórum Cultural e agora ...


O Fórum Cultural José Manuel Figueiredo é um equipamento moderno que "oferece" bons espectáculos à população. Como o próprio nome indica é um local de reunião e partilha, mas a população não adere como deveria aderir. Uns dizem que é o nível cultural da população, outros dizem que os espectáculos não são divulgados e outros ainda acham que era preferível ter-se construído um estádio de futebol. Na minha opinião é uma grande mais valia para toda a população e deve ser tarefa de todos a divulgação do espaço e dos espectáculos. E vocês, o que acham?

26 comentários:

Anónimo disse...

A resposta certa é politicamente incorrecta e passível de ser interpretada como um ataque a estes ou aqueles ou uma declaração de qualquer superioridade disto ou daquilo, destes sobre aqueles.

Deixo-lhe uma pista indirecta: aprendam a construir ou recuperar os equipamentos de acordo com os públicos que existem.

Na Moita, a praça de touros enche a cada boiada.
Não teria lógica fazer uma praça em Alhos Vedros, no entanto.
Do mesmo modo...

Anónimo disse...

Falta de divulgação não é, pois os eventos são muito divulgados em outdoors, jornais locais e no maré cheia.

Anónimo disse...

... do mesmo modo, a Biblioteca de AV encheu e saiu pelas costuras na sessão sobre o Agostinho da Silva a que não fui.

Se continuar a somar 1+1+1, vai chegar á conclusão algo inaceitável a que eu já cheguei.

Ana disse...

Acho que foi um dos melhores investimentos que já foram feitos na Baixa da Banheira, ou até do conselho da Moita.
Confesso que vou lá menos vezes do que gostava, por diversos motivos e entre eles o facto dos bilhetes estarem esgotados c algum tempo de antecedencia. Claro que este tipo de espectaculos e mais fácil que as pessoas adiram do que outros...no entanto axo k toda a organização se tem esforçado imenso para que este projecto seja bem sucessido. A população também deve colaborar, até pk os bilhetes não saão caros.

Relativamente à publicidade estou completamente em desacordo...os eventos são divguldos de diversos modos...provavelmente os distraidos é que ainda não deram por nada!

Anónimo disse...

Foi isso que eu disse, a divulgação é muito boa, as pessoas é que realmente se distraem ou não querem saber.

Carlos (Brocas) disse...

Espero sinceramente que, o referido Foum, não se torne em mais um Elefante Branco como se está a tornar o Parque em frente ao mesmo.
Já agora amigo Nuno para quando a discusão sobre o que está mal na Baixa da Banheira ? Como por exemplo o mercado da Zona Norte não ter acesso para os vendedores descarregarem a mercadoria...

nunocavaco disse...

Caro amigo Brocas a situação que refere merece ser estudada, a mim parecia-me que existia estacionamento para descarregar, se não existe pode-se tentar perceber o porquê. Quanto ao Fórum, concordo com a Ana e parece-me que pode ser um incentivo à população para usufruir de mais cultura e de boa qualidade. Na minha opinião tem sido bem gerido, quer quanto à programação quer quanto ao calendário, mas não conheço a parte financeira. Amigo Brocas também não me parece que o Parque seja um elefante branco, é sem dúvida uma grande mais valia para a população. Um abraço.

Carlos (Brocas) disse...

Amigo Nuno então eu passo a explicar, a Junta, CMM ou seja quem for não conseguiu ainda negociar com os sujeitos qe ali têm Pombais, razão pela qual não existe cais de descarga.

Contudo sai para ai num folheto de propaganda eleitoral informando que gastaram milhares a construir uma Aldeia Columbofila junto ao Cemitério....bem como uma imagem toda catita do referido mercado sem mostrar as traseiras do mesmo evidentemente....

Carlos (Brocas) disse...

Relativamente ao Parque é sem duvida uma mais valia não contesto.
O que contesto é o estado lastimoso a que se deixa as coisas chegarem continuando, sem conservar as usadas, a cosntruir novas.

Anónimo disse...

Brocas,
Essas são questões para "estudar" e "aprofundar".

(Espera sentado, olha que as varizes não perdoam...)

joao figueiredo disse...

... agora temos que o utilizar

joao figueiredo disse...

caro AV1, o forum está aqui, na baixa da banheira mas é municipal, não se sinta inibido.

da minha parte, quando por aí tiverem um museu ou uma sala de exposições tb aí irei.

Anónimo disse...

Certamente que fica muito bem ter em cartaz um Sérgio Godinho num mês eo David Gonseca no outro, À mistura com muita outra coisa. Mas, qual o investimento feito?
Qunto custa? Certamente ue não é pago com as 250 entradas (fora as borlas) a 10 euros cada!
E depois todos os outros espectáculos?
Claro que o ego do programador fica conpletamente empanturrado com a qualidade do programa, mas, os nomes "sonantes" escolhidos chegam à população, ao comum dos mortais?
Será que deverá continuar a sobressair o investimento feito nos cerca de 30 ou 40 "bafejados pelos hábitos da educação e da cultura" e que frequentam o Forum, em detrimento dos outros 59.000, menos habituados a nomes anglo-saxónicos e a produtos culturais de vanguarda?
A discussão também deveria passar por aqui!

joao figueiredo disse...

caro carlos da silva, toca numa questão deveras sensível: qual o papel de um equipamento destas características?

eu sou de opinião que deve ter um papel formador de publico. sou completamente contra a opção de dar ao espectador apenas aquilo que ele conhece e gosta (este tipo de filosofia é seguida pelos canais generalistas de TV, e vejamos a falta de qualidade a que chegaram). Um espaço destes deve tambem envolver o publico na descoberta de novas propostas de qualidade, e em todas as todas as áreas.

para os espectáculos ditos "de massas" existem outros espaços e a sua divulgação chega a ser asfixiante (o termo "de massas" é do meu completo desagrado, mas não encontrei outro melhor).

mais importante ainda é envolver a população na programação, isto é, ter na programação eventos realizados pela própria população.

os preços a que se refere por serem baixos são um meio de fazer chegar a cultura a todas as carteiras, e não apenas aos tais bafejados. o custo directo não pode ser o unico instrumento de avaliação do sucesso, porque o sucesso cultural não se mede em cifrões.

numa entrevista recente na SIC Notícias, o programador do S.Carlos afirmou que não existe Ópera nenhuma no mundo que dê lucro, e que a bilheteira normalmente cobre até 30% do custo real do espectáculo. acha que se devem acabar com as óperas?

Anónimo disse...

Não há dúvida que o Fórum, como alguém já disse, vai conquistando aos poucos, os banheirenses. Os espectáculos são o espelho disso, esgotam num instante. Para ser mais banheirense ainda, só falta que dos 55.000 habitantes que aqui existem. Se crie um grupo de teatro amador que exponha lá as suas peças, pois temos umas "nozes" excelentes. As escolas, os reformados e todos os outros agradecem. Se existem os grupos, então aproveitem os "dentes" (se os tiverem).

nunocavaco disse...

Mais do que os espectáculos, exposições e Biblioteca, o Fórum é por excelência lugar de todos, lugar de reunião. Existe um problema que ninguém refereriu aqui, o Café Concerto. Quando é que alguém pega no espaço?

Mário da Silva disse...

Desculpem lá. Este comentário não tem muito a vêr com o artigo em causa mas sim com uma certa defesa da "honestidade" dos ideiais e das práticas de alguns.

Caro Nuno (os outros não sei se filiam pela mesma bitola), leia-me lá isto e explique-me lá outra vez o nacional-comunismo cá do burgo que eu não entendi bem.

Obrigado pela atenção.

Até mais.

nunocavaco disse...

Caro Mário da Silva, li por alto o que lá está escrito. Não conheço o assunto, mas deixe-me explicar-lhe uma coisa. Sou militante do P.C.P., sou democrata, louvo por isso o estado de direito e se alguém não cumpre deve ser chamado à responsabilidade, quer seja do P.C.P., quer seja do P.S.D. Quanto aos sobreiros e generalizando porque não gosto de falar do que não conheço, em Portugal pode-se suspender a lei, pode-se brincar com a lei etc, e tal. Eu acho mal, muito mal, a lei deve ser para todos (só assim a entendo como lei, se não vira ordem). A questão dos hipermercados é fulcral e resulta de ordens dos governos (os prazos para os processos são menores do que para o comum dos mortais). No entanto e só para sublinhar, comunistas ou não, devem-se reger pela lei, quem não cumpre deve ser responsabilizado. O nacional-comunismo não é para aqui chamado, se um comunista for corrupto, ou roubar, não quer dizer que todos os outros o sejam, senão os ex-comunistas e alguns militantes e dirigentes de outros partidos teriam que gramar a pastilha.

Um abraço Mário
P.S.- A justiça deve ser para todos (isto é no que acredito)

Anónimo disse...

O Forúm não é só os alguns nomes sonantes que aparecem como alguém referiu acima, tem exposições, tem tido excelentes ciclos de cinema, tem tido quanto a mim uma enorme variedade cultural, eu não sei o que gostariam que lá ocorresse ao dizerem que o programa do forúm é elitista?
Como disse o João para pimba já bastam as televisões.

joao figueiredo disse...

cada vez gosto menos do termo pimba, e neste caso nem era minha intenção entrar apenas por aí, porque isso é outra discussão...

referia-me a "espectáculos de massas" como aqueles onde a aceitação é generalizada. no nosso concelho existem espaços óptimos para a realização desses eventos. lembro o concerto dos xutos à entrada da moita (será que aquilo ainda é alhos vedros?), ou do espaço à saída da baixa da banheira, depois das bombas do cordas.

Anónimo disse...

João mas eu creio que quando se referiram á maioria da população, falavam de espectaculos "pimba"
porque xutos insere-se no que tem vindo ao forúm, como por exº pedro abrunhosa, que são artistas ou grupos dos mais famosos em Portugal.

joao figueiredo disse...

musica pimba? o que é? consegues definir o que é pimba e o que não é? eu tenho muitas dificuldades.

joao figueiredo disse...

e pensando melhor, nem me parece que a definição de "pimba" seja uma grande preocupação.

o que é importante é a qualidade, e discutir isto já não é nada facil...

Anónimo disse...

uma história engraçada, á uns anitos os madredeus actuaram no olimpia em Paris, sala cheia, excelente concerto como é habitual nos madredeus.
no final a rtp entrevistava alguns dos que assistiram ao concerto, na sua esmagadora maioria portugueses, a parte engraçada é uma senhora nos seus quarentas e tais ou cinquenta, que quando lhe perguntam o que achou do concerto responde: ela(Teresa Salgueiro) até canta bem mas, nós estávamos á espera que desse para dançar, para fazer um bailarico.
É isto a que eu chamo pimba, aquelas pessoas estão em grande parte habituadas a ter o artista pimba que vai lá e canta algo do género e nós pimba, vira maria, e tem aquele ritmo de baile e pronto.
Isso é pimba, e é isso que grande parte dos portugueses cá dentro ou lá fora quer ouvir.
Assim como um grande parte prefere á noite estar a ver a novela da TVI e um reallity show e vez de ver um bom DOC no canal 2 ou em vez de ler um bom livro...a nossa cultura é pimba e quem tem poder para mudar isso um pouco, não muda, as televisões não querem mudar, a cultura não promovida sequer.

joao figueiredo disse...

tb concordo que ser pimba é mais um modo de ser e de estar

Anónimo disse...

Pela minha parte louvo a direcção do Forum, pela diversidade e pelo nível de qualidade dos espectáculos ali apresentados.
Confesso que o meu maior problema é que exactamente, a prespectiva economicista (deliberada ou forçada) venha a prevalecer sobre a da qualidade.É que nesse caso ficaríamos todos a perder:o ego do programador, o sentir do espectador frequentador e o não frequentador a possibilidade de um dia passar a sê-lo.
Este é uma das infraestruturas que me faz sentir bem neste concelho à beira Tejo.

July