2006-08-22

Assistimos a muita falta de cidadania. As pessoas queixam-se e solicitam à Câmara Municipal e Juntas de Freguesia que resolvam esses problemas. Hoje vou falar de um, o estacionamento abusivo. Conheço várias ruas onde as pessoas "tracam" as portas dos prédios. Por vezes existem bolsas de estacionamento a 10 metros e as pessoas não querem saber, estacionam mesmo ali. Tanto faz se uma ambulância tiver de estacionar ali para prestar assistência a alguém.

As pessoas solicitam à Câmara Municipal a colocação de pinos ou de pilaretes, mas isso não resolve a questão de fundo, a falta de civismo. Eu aqui sou favorável à punição, à actuação das forças de segurança, vulgarmente chamada de multa. Só indo aos bolsos é que alguns vão começar a respeitar os outros, não por uma questão de consciência mas por uma questão de disponibilidade financeira.

Isto acarreta outros problemas. Se eu for rico estou-me nas tintas se pagar 25€ ou 100€ e por isso vou transgredir que a multa para mim é insignificante. Assim defendo que estas multas sejam proporcionais aos vencimentos, para fazer mossa nos endinheirados e para lhes provar que o dinheiro não é tudo.

Na Baixa da Banheira existem casos caricatos. Próximos de restaurantes e pastelarias fazem-se autênticos atentados à cidadania. Na minha rua, na Bento Gonçalves muitas pessoas quando vão à pastelaria Pão Rei, deixam o carro em 2ª fila trancando quem está bem estacionado. É uma sucessão de buzinadelas e de discussões que leva a que um dia solarengo se transforme num dia aborrecido e com muita "azia". Quantos e quantos minutos não perdi à espera que o Sr. ou a Srª tomasse o seu pequeno-almoço descansado(a), só porque não estacionou 20 ou 30 metros mais abaixo e quis entrar com o veículo dentro do Pão-Rei?

Pilaretes não resolvem a falta de cidadania. A Câmara Municipal também não e a Junta de Freguesia não consegue educar as pessoas. Cabe-nos a nós cumprir e alertar quem não cumpre.

Sem comentários: