2006-08-08


Imaginem que chegamos a Saturno e que neste planeta existem recursos para garantir a sobrevivência com um nível elevado de conforto a toda a população humana. O que aconteceria?

Cenário a- Todos viviamos em harmonia respeitanto o equilibrio do planeta que nos recebeu e para isso tinhamos consciência que o planeta não era nosso, apenas servia de suporte à comunidade humana. Ninguém possuia nada do anfitrião e todos o respeitavámos.

Cenário b- Uns espertos tratavam de dizer que tudo era deles e que todos nós só tinhamos direito a trabalhar os recursos e devolve-los a estes senhores que faziam o favor de nos explorar. Mais ou menos o que se passa na Terra.

Cenário c- Um misto em que metade do planeta funcionava pelo cenário b e a outra metade pelo cenário a.

Conseguem? Eu não mas, estou certo que existe muito mais gente a imaginar o cenário b e isso é muito preocupante.

22 comentários:

Anónimo disse...

Imaginar sem ter medo e sem regras criadas;
Sem vícios herdados de tiranos que se refugiam na ignorância;
O mundo está aí assume a responsabilidade na criação de um lugar melhor;
Eu e tu e uma lua, uma não, várias, libertos de tudo o que não faz falta, nús e quando nos vestirmos, vestimos a humanidade.
Um bjo Nuno e não tranques as portas do sonho- sei que gostas-

É tão real que o podes sentir na palma da tua mão, agarra-te ao futuro vivendo no passado outra vez.

Espantado. Penso que não. Que a tua força não se perca, que a chama não se apague e tu tens sabido alimentá-la bem, pelo menos parece que sim.

Brisa Intermitente disse...

assino por baixo tudo o que escreveste...que grande verdade!!

voltarei aqui irremediávelmente...gosto da escrita e da frontalidade...é que é mesmo assim...denunciar.

Cumprimentos!!
Boa noite

Anónimo disse...

dahhhhhhhhhhhhhh

Crix disse...

Pois é, e é isso que eu não percebo!
Hoje em dia com tanta gente já consciente da realidade, tantos cientistas e alguns politicos a par dos problemas que criámos e de comos os podemos resolvercomo e as coisas continuam a agravar-se e não consigo vislumbrar uma inversão de atitude,... eu não percebo
Gosto de vos visitar
Cumps

Iasnara disse...

(minha eterna melancolia) É sempre drama, estou ótima. na verdade, na dúvida do voto nulo ou voto lula. me pergundo, seria a mesma coisa? ainda não sei (se pensar nas opções fico mais confusa, aqui não há fidelidade, tampouco filosofia partidária). lamentavelmente a maioria sempre decide. Viva a Democracia!
saudades, grande abraço.

Anónimo disse...

Eu leria "Os Despojados" da Ursula Le Guin para ter uma visão melhor desses dilemas e de como eles já são falados e escritos há uns 50 anos na ficção científica de qualidade. E com sorte o chefe Garcia até o tem, que ele diz ser fã de FC.

Anónimo disse...

Incomodas até quando não queres. Deve ser dom ou então é pura maldade de quem entende que as pessoas se possam preocupar com mais coisas para além dos seus interesses pessoais.
Da minha parte sigo atento e surpreendido contigo e espantado com a falta de respostas ao que afirmas, se calhar não as possuem e voltam-se para o mais fácil. Mas a via que não é terceira porque é mais do mesmo do que a primeira é a quem tens escolhido.
Bom trabalho.

Anónimo disse...

...quem entende que as pessoas se possam preocupar com mais coisas para além dos seus interesses pessoais...

A disse...

Vou mais pela opção c, confesso...
A 1ª opção é demagógica e nada própria do ser humano. O ser humano, por natureza, é o animal dominador, o agente destruidor desde sempre. Negar isso é negar a própria espécie.
Podemo-nos esforçar, mas...
A 2ª opção é irreal. A acontecer vida noutro planeta não seria dessa forma. Na Terra passa-se isso, mas não APENAS isso. Existem demasiadas e diversas culturas para colocarmos tudo no mesmo saco. O que aqui no velho continente apelidamos de democracia pode ter o seu significado oposto do outro lado do mundo. Na China, por exemplo, ou em África...
A 3ª opção parece-me a mais viável, a mais equilibrada, por ser apenas a mais complexa.

Mas porquê Saturno???

lol

Saturno=anéis=riqueza... ai homem... tu e essas tuas ideias... :D

Beijos

nunocavaco disse...

a, gostei do comentário e percebeste a ideia.

Anónimo disse...

Bom dia Nuno. Saturno ou o Sol. Porque não o Sol?

Anónimo disse...

Ola :)) Tenho Saturno como planeta do meu signo, é deprimente ... Eu ia para outro :):) Beijocas*

Anónimo disse...

Por onde andas João, a selecção de sub-16 parece que voltou e a indigência é dramática.

Isabel disse...

O cenário C há muito que é apanágio da vida em sociedade. Por muito que gostasse de acreditar que o Homem poderia viver num cenário A... sei q n será possível. Os "espertos" estarão sempre à espera de um momento certo para dissertar e arrastar multidões com eles!

Teresa Durães disse...

cenário b) sem dúvida....

boa noite!

Anónimo disse...

Cenário d):
Existiam uns inteligentes que falavam e escreviam muito no cenário a) como ideal mas depois participavam activamente na concretização do cenário b).

nunocavaco disse...

Ah, esqueci-me de outro cenário que me veio à lembrança pelo rapatacho. Cenário e) cobardes anónimos que vivem sem ter uma ideia e a parasitar nas ideias dos outros boicotando tudo mas, sem coragem para assumir o que são. Claro que estes existirão em todos os cenários, a corja, a ralé da humanidade nunca acabará mas sem dúvida que não têm credibilidade nenhuma.

Em concreto para discussão neste blog. As regiões administrativas que não existem e são substituídas em alguns objectivos por CCDR´S, onde as pessoas não são eleitas e não são fiscalizadas por ninguém, ao género de capatazes do governo alimentando o sistema. Exige a Democracia que haja fiscalização e que os detentores de cargos que influenciam outros cargos sejam eleitos pela população, para credibilizar o sistema. Enquanto assim não o for o rapatacho existirá.

Anónimo disse...

Azia Nuno, azia. Mas espero o post. Sabemos qual é a tua posição ou melhor a posição do P.C.P. sobre as Regiões Administrativas mas acho que merece um post. Quanto ao que escreves sobre capatazes, querem fazer o mesmo nas escolas, nas câmaras, nas televisões. O P.S. é uma máquina de controlo e de auto-propaganda. Veja-se o Instituto do Desporto que atribuia (não sei se continua) subsídios a seu belo prazer mediante os interesses socialistas. Aliás no nosso concelho o caso do União Banheirense, já exposto por ti é flagrante. Foi por essas e por outras que comigo já não contam. Não contam e nunca mais levam o X.

Anónimo disse...

Regiões Administrativas

Ponto a favor: Eleição dos representantes- fiscalização pelo povo;

Ponto a favor: Poderes para articularo PROT com os PDM´S;

Ponto a favor: Maior facilidade para a harmonização territorial;

Ponto contra: Aumento das verbas gastas pelo estado em termos de funcionamento;

Na minha opinião é claramente positivo a criação das Regiões Administrativas, aproxima a democracia do povo.

Anónimo disse...

Lá vem o meu colega com a lenga lenga do P.C.P. Nuno se isso fosse melhor já estava feito. As ideias mudaram desde o 25 de Abril a renovação não passa por aí.

nunocavaco disse...

Olha o amigo francisco, então o P.S. já te mandou escrever aqui outra vez? Colega tenho de te dizer que és tão Geógrafo quanto o Salazar e defendes exactamente a mesma coisa, o beija mão.
Um abraço e protege a cabeça que o Sol de Loures não é fácil.

Anónimo disse...

Nuno Cavaco+Afrodite, a dupla imparável e inseparável.
Lá vem um, lá vem outro.
Mas será que o "cobardes anónimos" também será para quem assina afrofite ou é só para quem não lambe as botas do PC?