2006-08-04

Ontem, depois de uma conversa com o João Figueiredo sobre arquitectura e áreas/núcleos antigos, pensei um pouco sobre o assunto. O João já o tinha levantado aqui no banheirense, num post abaixo a 3 de Agosto de 2006. Levantam-se duas questões:

Será que podemos considerar um núcleo antigo/histórico (como queiram chamar) na Baixa da Banheira?

Será que os proprietários, técnicos e políticos deste país estão habilitados e interessados em defender o património que foi legado nas gerações anteriores no que respeita a localidades recentes?

Deixo a minha opinião e gostava de ler a vossa.

1ª pergunta- A Baixa da Banheira é uma localidade recente (+- 70 anos) e, na minha opinião, não deve ter ainda um núcleo histórico, deve é ter referências (património) das diferentes fases de evolução da localidade e essas devem ser preservadas com a colaboração de todos. Na Câmara desenvolveu-se um trabalho deste tipo, ainda que seja complicado "manter" os traços nesta vila, exactamente porque é de tenra idade mas, o trabalho já é um começo.

2ª Pergunta- Nem os proprietários, nem os técnicos e políticos tem essa consciência. Mesmo nas faculdades o interesse é bastante reduzido, surge agora. Durante muito tempo o homem aproveitava edifícios antigos para fazer novos (em Alhos Vedros temos muitos exemplos disso, como o Moinho de Maré). A partir do séc. XIX o paradigma muda e a reabilitação e a preservação de monumentos começa a ser exigida, no entanto estas acções esbarravam com o fazer de novo ou enquadrar o novo com o antigo. Só hoje, é que o valor partimonial de simples edifícios de habitação começa a ser discutido. Como o aspecto da janela ou do telhado mas, esbate no núcleo antigo para preservar traços, o que saí desta área não é reconhecido como património histórico e isso eu não concordo. Aqui surge o caso que o João apresenta com aquela casa que nos mostra como já foi a tipologia de construção na Baixa da Banheira, terra recente mas com marcas visíveis de toda a evolução arquitectónica.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sugiro que ilustres o post, com fotografias para que se visualize os elementos a manter.

Luis do Nascimento disse...

Se vivessemos na era medieval até ao seculo 20, entendia. Mas estamos no seculo 21. Se calhar o é esse problema! Os nossos governantes ainda são do no seculo passado. Não digo que passemos a viver como no seculo passado, em casas com pouco conforto. Mas tenhamos a preocupação de preservar algumas para nossa memória. A propósito Falaram-me à tempos que a casa que estava onde hoje é a CGD e prédios anexos (estrada nacional) era muito bonita, mas eu não a vi! Não tive tempo. Alguém tem fotos antigas da Baixa da Banheira. Se de vez em quando as públicármos sempre ajudamos a nossa memória e a de mais alguém.