2006-08-17

Marcelo Caetano chegou ao poder em 1968 pela mão de Américo Tomás, mas antes fora Comissário Nacional da Mocidade Portuguesa, Conselheiro de Estado Vitalício, Ministro das Colónias e Ministro da Presidência de Salazar, até ser afastado por este.

A Primavera Marcelista não passou de um engodo, com que hoje mais uma vez nos querem enganar. Marcelo Caetano não era um democrata, não estava nem atrasado nem adiantado no tempo. Marcelo Caetano era um ditador fascista no Portugal dos "brandos custumes", que não acabou nem com prisões políticas, nem com as assassinatos efectuadas pela polícia política, não acabou com a guerra colonial, organizou as ultimas eleições fraudulentas do Estado Novo, e não acabou com a miséria em que o povo vivia.

13 comentários:

Emanuelle disse...

O artigo do Portugal Diário é uma palhaçada inqualificável!
Parabéns pelo teu post, em síntese diz tudo o que é importante!

Anónimo disse...

E o Fidel acabou com isso tudo?

Anónimo disse...

Já te encontrei Che, andei à tua procura e nada. Vens chatear a malta do banheirense disfarçado mas eles apanham qualquer um, lembras-te do que fizeram ao Av1 quando ele andava disfarçado, foi logo caçado. Lembra-me aquela do a mente mais forte domina, mas deixa lá não consegues perceber.

Anónimo disse...

O pseudo "che" é mais um assalariado para a campanha de branqueamento do energúmeno Marcelo Caetano, ideólogo e Chefe máximo do Fascismo Português.

Desde quando é possivel nivelar a Cuba revolucionária com o Portugal adiado e amordaçado?

Fidel Castro liderou o Povo Cubano na Libertação do jugo fascista de Fulgêncio Batista que apenas produzia terror, prostitutas, proxenetas e casinos para os negócios das máfias americanas. O que fazia da ilha um muito apreciado quintal (pudera!) ao serviço dos EUA.
Com a revolução é que aquilo "virou bicho" e passou a estar para os americanos como a cruz para o diabo e a partir daí nasceu súbitamente, na grande pátria do "tio Sam", um "carinho e amor" nunca antes demonstrado pelo Povo Cubano. Porque terá sido?

Já o energúmeno do Fascista Marcelo Caetano em conjunto com Salazar (que a terra lhes seja bem pesada) só podem, devem e têm de ser recordados com tristeza, pela tortura, pela dôr e pelo sofrimento que consciente e deliberadamente infligiram ao Povo Português durante 48 anos.

Os Facínoras Marcelo Caetano e Salazar, de má memória, ficam na história como os ditadores fascistas que (com o apoio dos latifundiários, industriais e banqueiros) aprisionaram Portugal e impuseram aos Portugueses o subdesenvolvimento e o atrazo (na educação, na saúde...) que ainda hoje nos deixam muito mal vistos nas "estatísticas internacionais".

Carlos (Brocas) disse...

CAMARADA MADEIRA,
DIZ-ME TU, QUE ÉS DEFENSOR DAS ELEIÇÕES LIVRES, QUANTAS VEZES NOS ULTIMOS 47 ANOS HOUVE ELEIÇÕES EM CUBA?
CAETANO, NO REGIME FASCISTA, SUCEDEU A SALAZAR, RAUL, NUM REGIME "DEMOCRATICO", SUCEDE A FIDEL. OK! É DEMOCRACIA! É DEMAIS PARA O MEU ENTENDIMENTO.
ALÉM DE UM EXCELENTE SISTEMA DE SAUDE, QUE MAIS TÊM CUBA? TU CONHECES CUBA? JÁ LÁ FOSTE? NÃO VISTE A MISÉRIA EM QUE AQUELE POVO VIVE?
CAMARADINHA, ABRE OS OLHOS!

Anónimo disse...

O madeira manuel sacou da sebenta e vai disto. Até o estou a ver de lápis atrás da orelha e língua ao canto da boca para lamber o dedinho que muda as folhas.

joao figueiredo disse...

não concordando com algumas das coisas que se passam em Cuba, querer comparar o Fidel com o Marcelo é querer confundir alhos com bugalhos.

AV disse...

Pois é: um governou 6 anos, o outro vai em 600 e não deslarga, passa ao irmão como nas monarquias.
E BIBA A DEMOCRACIA!

AV2

joao figueiredo disse...

quando escrevi "querer confundir alhos com bugalhos" era exactamente a isto que me referia

Anónimo disse...

Uma pequena atenção para o "hulk" das 5:19PM,Agosto 18,2006

Vamos esclarecer as coisas. Em 1ºlugar não lhe sou nada.
Em 2º lugar continua equivocado porque nunca disse o que gostava ou não de ver em Cuba.

Para quem não me conhece, a menos que seja o tal do blog vizinho, pede muito e não dá nada. Mas como estou bem disposto até lhe vou conceder mais umas linhazinhas de atenção. Não leve a mal mas são com TPC-trabalhinho para casa, está bem? Obrigado.

Ora vamos lá:
1. Eleições Livres

1.1. Em que condições se exigem eleições?

1.2. No caso Cubano, livres da situação antes ou depois da Revolução?

2. Sucessões

2.1.Considera o poder proletário Cubano idêntico ao poder fascista do capitalismo português, 1926/1974 para desse modo fazer analogias?

2.2.Tem presente a pública intenção (com invasões/criação de mov.armados/envenenamentos...) do vizinho americano para aniquilar, até aos dias de hoje, a Revolução Cubana?

2.3.Faz ideia do que esse clima possa produzir na organização de um Estado e no espírito de um Povo?

2.4.Consegue entender as nefastas influências e os condicionalismos impostos pelo clima de Guerra movido pelos EUA à segurança interna e à defesa da indepedência e soberania nacionai Cubana?

2.5.Dá-se conta do ambiente desfavorável que desde sempre tem rodeado Cuba, ex-bloqueio económico, e que inevitávelmente a empurra para uma ou outra nuance que gostaríamos de não ver?

3.Sabe que o vizinho americano, dentro e fora da região a que pertence, muda governos quando entende, mais fácilmente do que voçê toma um "Breakfast"?
Perante isso, seja sincero, diga-me lá que não dormia com "faca na Liga e de olho aberto"? Quero dizer, fechado e desconfiado?

AV disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Carlos (Brocas) disse...

ESTIMADO MM,
1. DETESTO OS AMERICANOS.
2. DETESTO AS "VITIMAS" PARA QUEM A CULPA É SEMPRE DOS OUTROS.
3. A EX-URSS TAMBÉM FOI CULPA DOS AMERICANOS.
4. TAL COMO A COREIA.

DEVEMOS ASSUMIR AS COISAS, O REGIME SOCIALISTA É NA REALIDADE A FAVOR DA CLASSE OPERÁRIA E DO POVO TRABALHADOR CONTUDO, NÃO CONSEGUE VENCER.
FAZ FALTA MUITA COISA, ENTRE ELAS, UMA QUANTO A MIM MUITO IMPORTANTE, O DAR VOZ A QUEM A TEM E A QUEM É NOVO E TEM IDEIAS.
PASSA-SE ISSO ENTRE NÓS (NA MOITA) E VOCE SABE DISSO.
ENFIM, UM DIA QUE NOS ENCONTREMOS FALAMOS SOBRE ISSO, ATÉ LÁ CONTINUAÇÃO DE BOA REUNIÃO NA COMPANHIA DO NC ALI NA DINIS ATAIDE.
SEXTA-FEIRA, 18 DE AGOSTO DE 2006.

PS: NÃO TENHO BLOG CAMARADA, EU SOU UMA FORÇA DESTABILIZADORA.

Anónimo disse...

Foi hà pouco mais de um ano. Um navio Francês descarregou algumas mercadorias nos States, aí as autoridades sabendo que seguiria para Cuba para lá descarregar entre outros, umas quantas encubadoras para as maternidades, bloquearam o navio, impediram-no de navegar até Cuba.

Cuba está bloqueada, mas continua a ser dos cubanos. A fartura não existe, "mas dois frangos chegam a três, por cá, dois frangos só chegam p'ra um..."

Por cá, Portugal não é dos portugueses, é de quem cá chega com dinheiro.

A prevalecer a actual geopolitica, Cuba estoira, mas daqui a muitos anos será referência talvez mesmo equiparada á epopeia Grega.

Cuba é dos cubanos.