2006-08-19














Voltemos ao que interessa. Tenho um dilema. Sendo eu comunista tenho conta num banco privado, por vários motivos entre os quais o conhecimento das pessoas no meu balcão. Assim sendo, facilmente se constata que nada tenho contra os bancos, nem contra os privados. O que tenho é contra quem não cumpre e é o caso da Banca em Portugal. Li vários artigos que explicavam como os bancos aumentaram os seus lucros e nenhum falava no que vou falar a seguir.

A banca paga em sede de I.R.C. cerca de 12,5% quando deveria pagar 27,5%. Enquanto que as taxas de I.R.S. sobem as de I.R.C. da Banca descem. Isto explica muita coisa. Lembram-se de como o governo de Santana Lopes caiu. Estava a querer mexer nesta taxa e caiu. Logo apareceu um senhor chamado Jardim Gonçalves a afirmar publicamente que quem se mete com a banca acaba assim. Fica a pergunta, quando é que o P.S. obriga a banca a pagar o que deve? Assim, não se moraliza ninguém e percebemos todos quem está do lado de quem, para além de diminuir o nosso aperto de cinto.

Por último e só para sublinhar, a banca portuguesa arrendonda para o próprio bolso os juros, sem dar qualquer satisfação às pessoas e ao governo. O Estado Americano deve milhões à Reserva Federal Americana (Banco Privado ao contrário do que muita gente julga). Ou seja, o poder finaceiro domina o poder político e não é fácil acabar com isto. Somos reféns no mundo à espera que nos alimentem. No entanto, e apesar de a situação não se conseguir mudar a breve prazo, pelo menos devemos ter consciência dela. Aqui a questão não é partidária, nem tão pouco um ataque a este governo é de informar e de questionar. Se o governo P.S. conseguisse alterar isto, sem dúvida de que eu os louvava, porque estavam a defender realmente os portugueses. Se o próprio Bush revertesse a situação da Reserva Federal Americana, tal como J.F.K. quis fazer eu também o louvava. Esperemos então.

10 comentários:

Mário da Silva disse...

Acerca da Reserva Federal Americana haja alguma cautela.

A forma de organização das estruturas sem fins lucrativos nos EUA não é de todo igual à nossa e isso pode causar confusões mentais, já que existem inúmeras incorporated que têm o estatudo do IRS (as Finanças da zona) 501 (c) 3 que as torna entidades sem fins lucrativos.

Além de que o Estado dos EUA (que é o Governo Federal) e a Federação de Estados são coisas distintas.

Se se atiram atoardas para o ar e se fazem comparações incomparáveis é bom que se apresentem uns linkzinhos que é para os ignorantes como eu perceberem bem o que raio querem vocês dizer.

Até mais.

inBluesY disse...

olá :)

isabel mendes ferreira disse...

um abraço "masai".


e o prazer de vir aqui ler. o que normalmente não se encontra por aí...


beijos Nuno.


(e ao Helder....que não encontro...:)))


até breve. sempre.

Anónimo disse...

Links no Banheirense?
O que é isso?

nunocavaco disse...

O amigo Mário da Silva é ignorante nesta matéria, então eu ajudo:

O governo americano deve milhares de milhões de dólares à Reserva Federal Norte Americana (dominada pelos privados). JFK quis acabar com isto e mais nenhum outro quis, se calhar daí vem o seu assassinato.

A ideia que deixei é que o poder finaceiro "manda" no poder político.

Anónimo disse...

O rapaz endoidou.

nunocavaco disse...

Bruno se passar por aqui mais vezes verá que hoje até é um bom dia. A malta anda simpática.

Mário da Silva disse...

"A ideia que deixei é que o poder finaceiro "manda" no poder político." - nc

E para isso precisou de ir buscar todas essa imprecisões acerca da forma como funcionam as Finanças e o sistema financeiro e empresarial americano?

Basta olhar à sua volta, e nem precisa ir muito longe de casa como bem sabe. E nem estoua falar da Moita, o Seixal basta mais à investigação judicial das negociatas pouco claras que por lá se passam.

Até mais.

PS: Desculpa a demora na resposta mas a minha vida não passa por aqui.

nunocavaco disse...

Não misture alhos com bugalhos. Faça-me um favor, prove o que diz.

Mário da Silva disse...

É só lêr. Mesmo com muita má vontade é preciso ser muito cego para não vêr que onde há tanto fumo -- e não só figurado -- também há fogo.

É que para vocês -- os do PCP, mas não só -- há muitos pesos e muitas medidas, caso sejam dos "vossos" ou dos "outros" os visados.
Para outros essa diferença é mais ténue ou nem existe.

Ainda vou ficar espantado com o dia em que vou vêr os políticos de carreira, no seu geral, a serem mais honestos intelectualmente.

Bom! Mas o blog é seu e você faz nela a agenda política que lhe mais convier.

Um abraço e até outro dia.