2006-08-04

Uma verdade Inconviniente

Para quem já viu a IDADE DO GELO (desenhos animados), UMA VERDADE INCONVINIENTE (AN INCONVENIENT TRUTH), bem pode demonstrar que essa ficção mesmo animada, pode estar bastante actual e real, mas desta vez com personagens reais…nós.
Já muito se ouviu e falou sobre o assunto. Ouvimos como o buraco na camada está a alargar e que se os polos derretessem o nível da água subia 80mt, a temperatura subia e haveriam mais fogos, menos ar, enfim coisas que nós só vemos nos filmes ou quando alguém nos diz "isto cada vez faz mais calor" etc, etc…
Al Gore depois de ter perdido as eleicções de 2000 para Bush após uns escassos e duvidosos votos no estado da Flórida. OZONE MAN como apelidou Bush, voltou à carga trazendo ao assunto um documentário. Neste documentário ele fala do que já está a acontecer e como caminhamos para o "suícidio global". Depois de Bush em 2000 o ter acusado de querer colocar os americanos no desemprego com teórias catastrofistas. Al Gore saíu da cena política e dedicou-se à causa que talvez fez com que perdesse as eleicções mas talvez lhe dê as próximas. Durante este longo período andou a juntar dados junto de cientistas sobre o que aconteceu desde então com a camada e como isso prejudicou os americanos e o mundo. Para isso não lhe faltaram armas: a visão da américa perante o mundo devido ao autismo como tratou o tratado de Kyoto (quando até a china assinou), a depêndencia de petróleo (que faz com que a america ande em guerra) e principalmente o Katrina (telhados de vidro).
O documentário (filme), apesar de toda a politiquice que daquí advém, não nos tornemos também autistas.

6 comentários:

joshua disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
joshua disse...

As árvores são reservatórios de carbono. Plantêmo-las em grande abundância. Os homens e os animais terrestres são grandes reservatórios de água.

Falta-me agora o verbo mais ambiental no conjuntivo. Façamos mais filhos? Bebamos mais água?

Parafraseando o que tu dizes (não nos tornemos também autistas), da preocupação à acção consertada e universal já.

Abraço

nunocavaco disse...

Caro Luís, eu respeito o Al Gore por vários motivos, sendo o principal a denúncia do poder que os capitalistas detêm sobre os meios de decisão. Quanto às questões do ambiente o Al Gore exagera e toma como certo o que ainda não está provado. Por exemplo, falaste no Katrina e segundo os dados disponíveis, estes fenómenos atmosfréricos deveriam ser menos violentos. O primeiro erro é falar em clima global, isso não existe e portanto falar de aquecimento ou arrefecimento global é uma falsidade. O que existe são climas regionais. Dou-te uma pequena justificação, não se pode falar no aumento da temperatura global em x graus porque:

1) A temperatura é medida em muitos sítios na cidade e a horas como 9h e 16h e 24h o que inflaciona as medições porque na cidade gera-se um fenómeno chamado de ilha de calor urbano (as temperaturas na cidade podem ser 3ª superiores às do campo envolvente);

2) Nuns locais a temperatura aumenta, noutros diminui como é o caso do Canadá;

3) Mesmo sendo verdade que caminhamos para um aquecimento global, já ocorreram muitos na natureza.

Mas questionar a medição de temperaturas e outras variáveis não é defender a poluição. Deve-se combater a poluição mas na fonte, libertando o menos possível.

Deixo o buraco do ozono para o fim e aí Al Gore tem toda a razão.
Abraço

Anónimo disse...

a lêr o comentário e o artigo original da revista TIME.

Não é de ontem que alguns são ambientalistas coo se quer fazer crer.
Também não significa que não tenha pecadilhos mas daí a ser uma besta...

Até mais.

Anónimo disse...

E, já agora, há um filme melhor que a "Idade do Gelo": "The Day After Tomorrow" (trailer).

Anónimo disse...

"Al Gore saíu da cena política e dedicou-se à causa que talvez fez com que perdesse as eleicções mas talvez lhe dê as próximas. Durante este longo período andou a juntar dados junto de cientistas sobre o que aconteceu desde então com a camada e como isso prejudicou os americanos e o mundo." - Luís do Nascimento

Isto é tão falso e tão demonstrativo da ignorância com que alguns falam das coisas que até confrange, desculpe que lhe diga.

Clique nos links que estão dois comentários acima, especialmente este com mais de VINTE anos e depois abstenha-se de usar frases como a do segundo parágrafo da frase acima.

Isto também demonstra que você deve ter visto o filme muito por alto ou teria a honstidade de dizer que este tem sido o político americano com algum poder que mais se tem batido pelas questões do ambiente.

Às vezes não percebo se vocês são comunistas e gente de Esquerda ou "buchistas" Neo-Conservadores.

É certo que dizem que os extremos tocam-se mas assim não...

Até mais.