2006-04-27

1º de Maio de 1974

Em 74, Álvaro Cunhal comemorava o 1º de Maio com o povo. Em 2006, devemos comemorar o dia do trabalhador pensando no futuro e lembrando as lutas que se travaram para melhorar a nossa qualidade de vida. Álvaro Cunhal foi um grande homem e um exemplo de persistência de luta por causas justas. Façamos do 1º de Maio de 2006 um marco na união dos trabalhadores e da luta por eles travada.

19 comentários:

poca disse...

olá e obrigada pela visita lá ao meu cantinho!!!
em relação ao 1º de maio, para mim simboliza, feriado, família e caracois!!!
mas ainda bem que essa luta foi travada!!!

Anónimo disse...

Compreendo o 1º comentador/a, "poca". Numa leitura isolada da vida, de frente ao espelho ou ao nível do umbigo o 1º de Maio poderá ser o que diz.

Mas tenha paciência, apelo aos seus conhecimentos históricos para perceber o significado e o simbolismo da data em questão em qualquer época e particularmente nos dias que correm.

Hoje somos confrontados com uma feroz cruzada de eliminação de direitos, de aumento da exploração e de regressão civilizacional pela acção das forças de direita e seus aliados que em nome da globalização, ao serviço da grande burguesia e do capital, nos querem impôr ultrajantes condições de vida, em alguns aspectos, algo parecidas com o que no SEC.XIX, em Chicago, deu origem ao 1º de Maio.

Naquela época, há 2 séculos, trabalhadores foram enforcados públicamente por defenderem (o que hoje nos querem tirar), " 8 horas de trabalho, 8 de descanso e 8 para a familia ".

A data em questão, deve COLECTIVAMENTE simbolizar a Festa da Vida; a Carta Universal dos Direitos do Homem; a Constituição da República Portuguesa; a luta pela construção da Democracia e a implantação da Dignidade.

Viva a Liberdade!
Viva o 1º de Maio!

Iasnara disse...

Feriado justo.
:)

Sea disse...

como comemorar o dia do trabalhador coma ameaça de novo despedimento? Estou demasiado descrente nisto tudo...

nunocavaco disse...

Sea é por isso mesmo que deves comemorar, aliás deviamos todos juntar as nossas vozes no dia 1. A questão da precariedade no emprego é um dos maiores problemas dos jovens e cada vez mais os governos apostam em códigos do trabalho lesivos aos interesses de quem trabalha. Por tudo isto vale a pena lutar. O desenvolvimento deve ser para todos e não apenas para o Belmiro de Azevedo (repara que estes não podem ser despedidos por isso é que defendem o despedimento selvagem).

Um bjo sea

Anónimo disse...

Modelo.
Modelo ?
Modelo !

Anónimo disse...

o modelo não pode ser travado pelas Câmaras, é praticamente imposto pelos Governos.

Sea disse...

Pois Nuno. isso é tudo muito bonito. Soa-me a teorias comunistas... Fazer o quê? Nem se pode fazer nada hoje em dia porque não há qualquer problema em encaminhar as pessoas para a porta de saída. Se o país parasse todo... talvez a coisa assim chamasse realmente a atenção. Desculpa, mas eu não acredito numa série de coisas.
Um beijo para ti Nuno :)

nunocavaco disse...

Sea não te soa são mesmo, só que na minha opinião isso é possível se os trabalhadores estiverem unidos e lutarem pelos seus direitos, se não o estiverem então não vale a pena. Mas Sea respeito a tua opinião e não me tens de pedir desculpa por pensares de forma diferente, isso é democrático.

Sea disse...

:) um beijo

poca disse...

obrigada hl!!!
por momentos senti-me tão pequenina!!!
talvez seja isto o significado da opressão!
uma pessoa é sincera num dado momento... e vem outra pessoa e faz uma leitura superficial e derruba-nos sem pensar porquê... ou pura e simplesmente porque precisa de pisar em alguém para se sentir mais alto!!

nunocavaco disse...

Amiga Poca não te deves sentir oprimida, nem todos sentem o 1º de Maio da mesma forma. Eu vou sempre para Lisboa mas sou livre de o fazer, como outros fazem outras coisas. O que é importante, na minha opinião é sabermos o porquê do feriado. Não te deves sentir pequena e de certo que não foi essa a intenção do Manuel, só que o Manuel tem um sentir muito forte. Oprimida, nunca, espero sinceramente que nunca o sintas.
Um bjo

Anónimo disse...

mas que conversa de merda, isto é um blogue ou um infantário ?

Ponto Verde disse...

O NUno Cavaco devia montar um consultório sentimental à imagem da Maria, o rapaz de tão delicado até tem geito.

Anónimo disse...

ponto verde e tu devias-te juntar ao av1 na esquina do conde redondo, são os dois uma bela dupla de travestis

Anónimo disse...

Cara Poca,
acredite que não foi minha intenção diminuí-la, porque ambos estamos no mesmo lado.
Confesso que me senti chocado ao ver o 1º de maio ao nível dos caracóis.Não atribuí esse facto a à sua indiferença mas à cultura dominante que tudo faz para ignorarmos as nossas raízes, a nossa vida e o nosso futuro.
O meu objectivo foi ajudar a fazer luz nas nossas consciências.

Saudações

nunocavaco disse...

O que acho mais engraçado é a sugestão do ponto verde. A ele, sugiro que abra um consultório de adivinhação, porque não passa de um aldrabão/charlatão.

Anónimo disse...

O ponto verde n sabe nda de nda, apenas eskreve o k lhe mandam.
N merece o esforço de ser komentado

poca disse...

olha a trabalheira que p'ra qui vai por minha causa!!!
tá-se bem!
beijinhos