2006-04-12

Monte Santa Helena

















O monte de Santa Helena é um vulcão americano mas para mim é uma das maravilhas naturais do mundo. De uma beleza estonteante "encerra" em si riscos naturais tremendos. Em 1980 uma erupção fora do normal, não pelas consequências ou pela sua magnitude, mas pelo mecanismo (que passarei a explicar depois) provocou uma destruição sentida a centenas de quilómetros (se contarmos com as cinzas e a sua movimentação atmosférica-milhares de quilómetros). O mecanismo basicamente consistiu numa erupção dita normal, acrescida de um deslizamento do sector que podemos observar na fotografia, provocando uma libertação rápida dos materiais que se encontravam no cone vulcanico, ampliando a erupção propriamente dita. O deslizamento deu-se devido à existência de uma fractura no cone que devido às pressões e à circulação de material nos espaços livres, provocou a cedência.

9 comentários:

nunocavaco disse...

Não é a fotografia da direita é a de baixo.

Anónimo disse...

Percebi e gostei do que vi, amigo Nuno.
Com a tua licença, vou cear e depois até uma "party".
Até amanhã camarada.

Anónimo disse...

camarada, a coisa é uma "erupção", "erupcção" três vezes em pessoa tão habilitada é de estranhar

Sea disse...

Conheço o que se passou com esse Vulcão, mais não fosse porque o Monte que lhe dá nome, é o meu :)

nunocavaco disse...

Obrigado camarada da party, devemos sempre corrigir os nossos erros, grave é quando pensamos que não os cometemos. Quanto a eu ser uma pessoa muito habilitada, é apenas simpatia da sua parte, o que me deixa um tanto ou quanto curioso.

nunocavaco disse...

Gostaria de saber a opinião do camarada da party quanto à questão da melange tectónica das montanhas rochosas, as diferentes teorias que explicam o fenómeno e o porquê da falha de santo andré. Quem sabe não temos aqui um debate sobre ciências da terra. As correcções estão feitas, obrigado pela atenção.

nunocavaco disse...

Manuel amigo e camarada Madeira essa do até amanhã camarada fica sempre bem e lembra-nos sempre o que é que custou a liberdade. Um abraço

Anónimo disse...

Eu também sou fascinado por vulcanologia, para além da grande beleza dos Vulcões:)
Amigo Nuno parece-me a mim que não vai haver debate sobre ciências da terra, o dito especialista afinal parece não ter especialidade, pelo menos vulcânica.

Iasnara disse...

linda imagem. não sei se seria tranquilo de perto. fica de boa quanto aos meus comentários. sou delicada mas nem tanto. rs. vou te mandar chocolates então. boa páscoa. **