2006-04-26

Baixa da Banheira e a linha do comboio

Em conversa com dois amigos e dois banheirenses um pouco mais velhos notei ainda mais o efeito barreira originado pela linha do caminho de ferro. Diziam-me eles, os do lado de lá ... e os do lado de cá ..., referindo-se aos da zona sul e da zona norte. Eu que já morei dos dois lados nunca usei estes termos, mas senti a separação física, mais do que a comportamental. Quando queriamos ir para um dos lados ou o faziamos pela ponte de pedra, ou pelo túnel do apeadeiro ou pela passagem de nível, e aí sim era evidente. Todo o processo de crescimento da Baixa da Banheira foi feito a partir da linha, quer o físico na sua expansão urbana, quer o comportamental nas suas vertentes de grupo ou individuais. Parece-me que as várias gerações sentem o fenómeno de outra forma pelo que é interessante falar com outras pessoas para recolher opiniões.

13 comentários:

Sea disse...

confesso... acho que nunca estive na Baixa da Banehira...

nunocavaco disse...

podias cá vir, se calhar até gostavas.

Anónimo disse...

A linha sempre serviu como divisória. Na Baixa da Banheira corta a povoação ao meio, pelo que é normal tudo o que escreveste, é uma barreira que serve de referência.

Anónimo disse...

Pena é que a linha tenha cada vez menos utilidade. Se calhar é o lobby do petróleo ou azelhice dos governos do centrão.

Anónimo disse...

É uma pena porque o comboio deveria ser o futuro, pelo menos nos paises evoluidos, comboio eléctrico claro, mais barato, não poluente, mais eficaz.
Claro que os politicos corruptos que nos têm governado preferem deixar o país na dependência do petróleo, aliás creio que até lhes convém, porque assim aumentam os preços, aumenta o dinheiro ganho em iva, por outro lado a miséria aumenta, e é mais fácil pôr em andamento o projecto da flexibilidade ( leia-se escravatura ).

Anónimo disse...

Gasolina e linha do comboio ??????

Sea disse...

pois podia mas, depois, precisava de guia :)

nunocavaco disse...

Se quiseres posso te mostrar o concelho.

Sea disse...

Concelho da Moita. Acho que já estive na Moita. Mas, é uma zona que conheço muito pouco. Então as freguesias julgo que só mesmo de passagem.
É uma ideia!

Ana disse...

eu tb ja morei nos dois lados da linha do comboio, e uso mtas vezes a expressão "fica lá do outro lado" p falar de alguma coisa k se situe no lado norte da baixa da banheira. Axo k a linha do comboio criou uma certa separação entre as duas zonas...mas tb e facilmente ultrapassavel, visto que temos pelo menos tres opções p a passarmos (p n falar das travessias clandestinas). Só lamento que às vezes os lugares de passagem n sejam bem frequentados.

nunocavaco disse...

Partilho a tua opinião ana.

Anónimo disse...

O que mais me chateia é a estação da ex-CP, dos combois na Moita, estar em Alhos Vedros.

Anónimo disse...

???