2006-04-10

Ora aí está mais uma prova de que vale a pena lutar pelos nossos direitos. Como não acredito que isto seja um caso arrumado, é necessário estar atento ao que aí vem, não só entre os gauleses, mas essencialmente entre nós.

Dirão uns que é a globalização, eu diria que é apenas capitalismo, porque a globalização pode ser muitas outras coisas...

3 comentários:

Anónimo disse...

OS franceses são os maiores.
Subiram imenso na minha consideração

Anónimo disse...

De facto, "globalização" pode ser qualquer coisa, de preferência tudo o que se enquadre no "internacionalismo" dos povos: intercâmbio científico, tecnológico, cultural e tudo o mais que possamos usufruir numa base de equidade e fraternidade.

Agora, a tão badalada e real, por enquanto, globalização (do capital na expressão mais bárbara) tem e só pode ter outro sentido: insensibilidade humana e escravatura liofilizada para o SÉC.XXI.

Com a globalização em curso os governos dos países mais ricos, inclusivé o nosso, tudo fazem para submeter e consolidar a acção política aos interesses económicos dos monopólios com, mais do que nunca, uma perspectiva imperialista.

Estamos perante a acérrima tentativa de subversão e liquidação universal de tudo o que durante séculos, os trabalhadores e os povos, foram (em muitas circunstâncias com o sacrifício da própria vida) conquistando e erguendo de democracia. Sem a qual, apesar de tudo, o que ainda temos não seria possivel.

O recente êxito dos franceses (envolvendo estudantes e trabalhadores) no combate à nova nuance de precariedade no trabalho, deve ser, para nossa conciência, exemplo das virtudes da unidade, da interdependência e de tudo ter a ver com todos. É exemplo (diferente do que nos querem fazer crer) de que não estamos perante a inevitabilidade do fim da História e este não é o nosso destino. É exemplo de que o sonho e outro rumo são efectivamente possiveis.
É uma questão de tempo, não têm data e só depende de nós.

Anónimo disse...

Os Franceses deram-nos uma lição e era importante que a tivessemos em linha de conta: é que em vez de nos lamentarmos, deveríamos afirmarmo-nos,lutando pelos nossos direitos (pelo menos pelos que ainda nos restam ...).Foi isso que os franceses fizéram: sairam da comodidade do sofá, do jogo de futebol, do exame certinho.
Caramba andam-nos a lixar a vida há tanto tempo e só nos falta aplaudir!!!