2006-04-08

O crescimento urbano na Margem Sul

Sabe-se e comprova-se facilmente com recurso a fotografia aérea que o crescimento urbano aumentou na margem sul muito rápidamente a partir da construção da ponte 25 de Abril, o que fomentou um aumento do preço dos solos na margem sul (mais apetecível a construção) que mesmo assim era muito inferior ao de Lisboa. No Montijo e arredores a ponte Vasco da Gama tem o mesmo efeito. Com este conhecimento sabe-se que uma futura ponte Barreiro-Lisboa erá provocar o mesmo. A situação no nosso concelho, que não é uma ilha, evoluí mediante este quadro conjuntamente com a construção de boas vias de comunicação rodoviárias em detrimento das ferroviárias com uma não aposta na nossa linha do Sado. O quadro é este e preve-se maior crescimento urbano nos próximos tempos. A solução para estancar o crescimento passa pela alteração aos modelos de financiamento das autarquias, bem como no desincentivo por parte do estado no apetecível preço dos solos, isto é tornar os negócios menos rentáveis, balizando os valores do preço dos terrenos, o que faria baixar o preço das habitações bem como dininuir a construção. A par disto podiam entrar benefícios fiscais a quem promove a requalificação urbana, tanto a particulares como a entidades com poder administrativo. Se isso não for feito o caminho é o mesmo de há cerca de 60 anos- o crescimento urbano desmesurado.

45 comentários:

Anónimo disse...

Muito lúcido a demonstrar conhecimento e alguma prática em trabalho. Pelos vistos a mistura entre a Geografia e a Política nem sempre é má como o foi no colonialismo. Parabéns Nuno.

P.S.- A última parte é do estilo do Sidónio Pais.

Anónimo disse...

a conversa do costume, este tipo só sabe dizer isto. não há remédio mesmo que lhe pedissem não sabia já dizer mais nada de tanto que lhe lavaram a cabeça com champô-cassete

Anónimo disse...

Versos que curam hemorróidas

"Porri-potente herói, que uma cadeira
Susténs na ponta do caralho teso,
Pondo-lhe em riba mais por contrapeso
A capa de baetão da alcoviteira;

Teu casso é como o ramo da palmeira,
Que mais se eleva, quando tem mais peso;
Se não o conservas açaimado e preso,
É capaz de foder Lisboa inteira!

Que forças tens no hórrido marsapo,
Que assentando a disforme cachamorra
Deixa conos e cus feitos num trapo!
Quem ao ver-te o tesão há não discorra
Que tu não podes ser senão Príapo,
Ou que tens um guindaste em vez de porra?"

www.riapa.pt.to

nunocavaco disse...

Amigo roseiral eu sou um comunista moderno tenho um i-pod em vez de uma cassete. O programa simplex e o engate da educação contagiaram-me. Um abraço ao Jorge Coelho.

Anónimo disse...

Eu n lhes disse k houve encomenda, tá á vista, o Vigilante sabe sp.

nunocavaco disse...

Não sei se houve encomenda ou não mas, se houve e mandam roseirais convictos de nada saberem, só para chatear, aconselho uma ida ao LIDL porque lá os argumentos estão em promoção.

Hoje estou bem disposto estive a ler post/anedota do ponto verde no seu blog. Este especialista em gestão cdu assume uma faceta que é misto de George Bush-Jorge Coelho, no estilo quem se mete comigo leva (se for da C.D.U.). Já agora e porque não consigo comentar no alhos vedros ao poder queria dar os parabéns ao av1 porque o seu post sobre a realidade/ficção está engraçado ainda que não corresponda à realidade.

P.S.- já me ia esquecendo, ponto verde Portugal não acaba só aqui e questões ambientais relevantes como a co-incineração ou a despoluição dos cursos de água existem e têm cabimento num blog sobre ambiente. Se falares só nos territórios C.D.U. a malta desconfia e passas de ambientalista a terrorista político.

Um abraço a todos e podem começar a tirar senhas de ataque porque eu vou-me embora para uma festa de anos (não. não é uma festa de alguém da C.D.U. é que eu tenho amigos de todos os quadrantes políticos ao contrário de alguns ressabiados anti-pcp).

Ponto Verde disse...

Pena que nos ultimos 30 anos a CDU não tenha feito cumprir , já não digo toda a Constituição, bastava a alínea e) do seu artigo 9º que passo a citar "Proteger e valorizar o património cultural do povo português, defender a natureza e o ambiente e preservar os recursos naturais"

Mas para a o PCP, a Margem Sul é um feudo à parte onde a constituição que comemoram para o resto do país , aqui é letra morta.

veja o que está a aconteder com o Metro Sul do Tejo em www.a-sul.blogspot.com

Anónimo disse...

Concordo em absoluto com o que o amigo Nuno Cavaco colocou no Post.

O Governo, não sei, mas as Câmaras têm a obrigação de não especular no preço dos terrenos, e ser o fiel da balança nessa área tão sensivel.

Vamos a ver como a Câmara Municipal da Moita se porta, nesta questão. É que em breve vai pôr à praça alguns lotes de terreno. Como serão os preços?

Iasnara disse...

enquanto isso, d'outro lado do planeta...
- não estou pr'a provocações hoje.
Trago apenas bjos. Boa semana. ;)

nunocavaco disse...

Concretize ponto verde, chega de terrorismo político.

Mário da Silva disse...

Caro Nuno,

Tenho andad o longe destas andanças por motivos profissionais mas logo hoje vim ca vêr o que se passa e não me consegui conter a comentar.

Dois pontos:

1. O Ponto Verde já concretizou com o excerto da Constuição Portuguesa -- que seria bom o PCP, e o amigo como militante convicto que é, lêr a brochura que anexou a um recente número do Avante -- e também acerca das palhaçadas da Camarada Presidenta de Almada; que mais não podemos chamar. E, já agora, também às palhaçadas ecológicas dos seus camaradas do Seixal.

2. Esteve cá quando da discussão do PDM? E do Parque Temático? Não é você acessor do vereador com o pelouro do planeamento? Então não é o seu vereador e o seu partido que tem o EXCLUSIVO poder de decidir como é que o concelho vai crescer e para onde?

Seja consistente com o que diz e pensa e demita-se... que mais não pode fazer contra os interesses desta gente. Caso contrário só se descredibiliza a si mesmo e se pôe a jeito para o insulto fácil.

Defenda o defensável ou abstenha-se de escrever coisas que só servem para o atacar.

Até mais.

Anónimo disse...

Epá oh Mário...também isso assim não vale né...é que o rapazola é um novato e quer fazer vida disto....

Anónimo disse...

Alguém escreve um texto, simples e na minha opinião correcto sobre o crescimento urbano da Península e vêm logo atacar a pessoa. Sejam mais construtivos. Sei que não estão habituados a este tipo de posturas, ainda para mais vindas de um jovem ou rapazola como alguém o apelidou, mas que já mostrou que tem bons conhecimentos da área, aliás melhores do que muitos dos que o criticam, porque não criticam as ideias. Aquele senhor que refere a Constituição não diz nada e reverte o ataque para o pessoal. Assim, não, discutam ideias. Nuno não ligue e continue, precisamos de quem levante os problemas pela raiz e não de quem ataca aqueles que conseguem ensinar alguma coisa aos outros. Depois admiram-se que a C.D.U. ganhe aqui e que o P.C.P. cresça, a explicação está vista nestes comentários.

Anónimo disse...

O que é engraçado é que não rebatem as ideias do Nuno apontam para o abstrato, onde tudo poderá ter razão de ser. A capacidade de argumentação escapa e parte-se para as ofensas. Eu também posso pedir ao Mário da Silva para se demitir é porque a julgar pelo que ele escreve deve ser tão competente como o Pateta (Walt Disney) a escrever argumentos. O ponto verde é mais ao estilo de Jorge Coelho, bota abaixo, mesmo as suas afinidades partidárias não se escondem no seu nome artistico, mas os seus desvios da verdade são pura e simplesmente rídiculos.

Anónimo disse...

Parece que várias pessoas se irritam quando não conseguem manter um nível de discussão. Não se irritem pode ser que o Nuno vá embora para outro lado, afinal são vocês mesmos que reconhecem que o "rapazola" tem valor.

Anónimo disse...

Aviso à navegação é proíbido concordar com o Nuno Cavaco. Já li em vários blogs que não se pode concordar com ele, mesmo que tenha razão, mesmo quando o atacam pura e simplesmente por defender a sua posição. Também sei que é injusto concordar com ele, porque ele sozinho chega para todos os arruaceiros que por aí andam.

Iasnara disse...

Nunquinha que fiquei pilhada com sua expressão. Entendi tanto que senti aqui. Sou mais de entrelinhas do que literal - não é a mesma coisa? Rs. Não importa. Ontem estava mui zen pra pensar em questões sociopoliticas, deixo o domingo para desligar do mundo. Bjo grande e ótima semana.

Anónimo disse...

Fico danada quando vejo injustiças. Rebatam o que o homem diz e não inventem. O Av1 criou a secção do blog- O Nuno não dá a cara é mentiroso e está ao serviço e o digo com todas as letras O AV1 É MESQUINHO ATACA O NUNO MAS NÃO REBATE O SEUS ARGUMENTOS. O AV1 ESCREVEU QUE O NUNO NÃO CHEGA PARA ELE MAS VÃO VER A DISCUSSÃO E VEJAM QUEM NÃO CHEGA PARA QUEM. O AV1 POSTA A ATACAR O NUNO E DEPOIS QUEIXA-SE QUANDO O NUNO O ATACA. O NUNO DÁ A CARA O AV1 DÁ HIPOCRISIA.

Anónimo disse...

Assino em baixo Afrodite, eu próprio já referi isso mesmo muitas vezes, pessoas assim não têm argumentos, só olham para o seu próprio umbigo e acham-se donas da verdade.
O problema de pessoas como o av1 por exº é que se julga especialista em tudo mas, por exº neste assunto concreto não sabe nem um décimo daquilo que o nuno sabe, porque quando toca a argumentos técnicos bem estruturados, muitos não têm pedalada para o Nuno, então fazem ataques pessoais e politicos sem qualquer nexo.
O que vale é que as pessoas sabem ler e entender, sabem ver as coisas como são, sabem ver quem é construtivo e quem se assume, e sabem ver quem só sabe atacar ainda por cima com nicks, no mais puro e cobarde anónimato.
força Nuno, agora podem-me vir atacar a mim por te defender Nuno, eles para mim não são ninguém, não me afectam, estejam á vontade para me atacar, despejem a vossa raiva e frustração, força................

Anónimo disse...

então o que o homem escreveu está certo ou errado?

Mário da Silva disse...

Já li em vários blogs que não se pode concordar com ele, mesmo que tenha razão, mesmo quando o atacam pura e simplesmente por defender a sua posição. - Afrodite

Por defender a sua posição, não. Somente por estar na posição em que está e vir defender o que os seus patrões não defendem. Há que ser coerente e este artigo é incoerente com a posição da CMM no que toca ao desenvolvimento desenfreado e sem ideias nenhumas para o concelho que não seja o betão. Sintoma claro disso é o protocolo com

Se o Nuno defende isto então devia ter ido à discussão do PDM e defender esta ideia. Eu não o vi por lá.

então o que o homem escreveu está certo ou errado? - costa

Está certo, mas só em parte.

1. Está incorrecto atirar sempre para o Financiamento das Autarquias e para o Poder Central a clara incapacidade de ter ideias para o desenvolvimento; como demonstra o recente protocolo da CMM com o Plus e Bertimóvel, que além de ir ser mais uma machadada no comércio local e no não desenvolvimento local, vai ser mais uma aposta cega no terciarismo não produtivo e no emprego volátil de de baixo valor. Além de não obter nenhuma contrapartida séria para o concelho, pois quando se oferece o que se oferece e se recebe o que se recebe só um anormal é que não vê o erro. Se isto fosse uma empresa estes senhores seriam processados por má gestão mas infelizmente é só uma autarquia e aí a impunidade no uso do que é de todos é o que se sabe.

2. Não está certo a incoerência do discurso pessoal do Nuno e a acção do partido, aqui na Moita e no Seixal e em Almada.
Não se pode ser como o Frei Tomás.

E por último, fica sempre mal atacar quem critica com sustentação -- caso do blog A Sul -- tentando colar essa pessoa ao partido que esteja enventual no Governo de Portugal.

Infelizmente as pessoas cada vez votam menos e demonstram-se mais apáticas na fiscalização da gestão do que é seu.

Fica aqui claro que eu nunca critiquei o Nuno por ele ser comunista -- ou qualquer outro já que cada um escolhe o partido com que mais se indentifica, mesmo que não seja nenhum -- mas sim a incompatibilidade do que, por vezes, diz e a acção do seu partido neste concelho. E, evidentemente, o facto de ele ser assessor directo do vereador que tem a responsabilidade pelo planeamento e gestão urbana. Cargo político, presumo, já que não é funcionário público embora seja pago pelo erário público mas enfim. Isto ainda lhe dá mais responsabilidade nas decisões, nas acções e em qualquer intervenção que faça sobre a temática, como é bem evidente.

Agora tenho de voltar ao labor.

Até um dia.

nunocavaco disse...

Gostava de perceber onde está a incoerência e se acha que o ponto verde não faz mau uso do blog. Prometeram à CM Almada uma coisa e agora fazem outra, o ponto verde diz que é responsabilidade da Câmara e eu digo que não. Aliás o amigo ponto verde não se preocupa com problemas ambientais, mas sim com ataques à gestão comunista, legítimo mas não se pode esconder atrás da farpela de ambientalista. Caro Mário é assim discordamos saudávelmente ao contrário de outros.

Anónimo disse...

2-0 ganha o Nuno no avp, ainda por cima a dois ao mesmo tempo.

Anónimo disse...

Tu tens tanto de afrodite como o nuno de opinião isenta e independente.

joao figueiredo disse...

quem é que é "isento e independente"?

Mário da Silva disse...

Prometeram à CM Almada uma coisa e agora fazem outra, o ponto verde diz que é responsabilidade da Câmara e eu digo que não. - NC

O que eu sei é que é o nosso dinheirinho que está a escorrer enquandto eles se divertem a discutir o sexo dos anjos e o resto são cantigas. Gostava de ter visto essa maravilhosa isenção quendo a coisa foi no Porto, mas enfim.

Aliás o amigo ponto verde não se preocupa com problemas ambientais, mas sim com ataques à gestão comunista - NC

Bom. Se os pópós que a CMSeixal comprou é uma medida ambiental acertada então tudo bem. Porrada nesse Ponto Verde já.
Se o plano de meter o desejado hospital do Seixal em cima de uma área Rede Natura, sem nenhum interesse económico negocial ou de proveitosos fundos para a dita, é uma medida ambiental acertada então tudo bem. Porrada nesse Ponto Verde já.
Se a construção de uma variante mesmo ao lado da EN mas em cima de terrenos REN e que irá potenciar uma série de negócios imobiliários no pedaço sobejante -- além de ser uma maravilhosa mais valia para a Quinta da Atalaia -- é uma medida ambiental acertada então tudo bem. Porrada nesse Ponto Verde já.
Se... mais uma data de coisas que estão lá escarrapachadas então tudo bem. Porrada nesse Ponto Verde já

Você continua na mesma, infelizmente. A única vez que o vi a fazer uma critica, embora não declarada ou directamente, à gestão da CMMoita foi em relação às comemorações do Dia da Árvore. Mas aí a critica foi geral embora também, talvez inocentemente, acertasse na CMMoita.

Você custa-lhe a entender e a aceitar, compreendo. Faz parte de uma certa visão reducionista, e não exclusiva do seu partido, da vida política deste país em que só os partidos fazem sentido e nunca será aceite que a sociedade civil e independente tenha uma palavra de critica aos seus governantes. É a Democracia reduzida e redutora que temos.

Se aqui na margem sul não estivesse o PCP (enfim, aceitemos o branding CDU) absolutamente instalado no poder há mais de trinta anos e sim o CDS/PP, estariamos a malhar na mesma nessa malta da Direita; só que nesse caso tenho a certeza que contaríamos com a vossa (CDU) amável companhia na critica, na amostragem de documentos inaceitáveis, no combate contra o(s) PDM(s), no revolta contra as aparentes negociatas com o grande capital, etc, etc, etc; à semelhança do que já vemos acontecer em assuntos nacionais.

Caro Nuno, assim continuaremos a discordar, saudávelmente, ao contrário de outros.

Até mais.

Mário da Silva disse...

quem é que é "isento e independente" - JF

Todos somos. A não ser que sejamos pagos para dizer algo e isso acho que não é o caso.

joao figueiredo disse...

não me refiro a corrupção.

apenas acho que ao tomarmos uma posição deixamos a isenção.

o que se passa aqui é que o nuno assina como "militante" (e é atacado por isso) enquanto outros ficam-se pelo anonimato, e anonimato não significa "isenção e independencia"

Mário da Silva disse...

não me refiro a corrupção. - NC

Nem eu, amigo, nem eu. O problema do Nuno é que ele não se limita a ser únicamente um "militante" mas também tem alguma funções problemáticas que podem levantar estas questões.

Se fosse meramente um "militante" se calhar já não "apanhava" tanto e certas posições dele, pessoais certamente, não levantavam tanta celeuma.

apenas acho que ao tomarmos uma posição deixamos a isenção. - NC

Compreendi.

Até mais.

Mário da Silva disse...

o que se passa aqui é que o nuno assina como "militante" (e é atacado por isso) - JF

Como disse acima e já noutros comentários disse, ele não é tão atacado por ser "militante" mas sim por ser "assessor" do Vice-Presidente.

Ao que penso você e o seu irmão também são "militantes", certo? E não são tão atacados assim.

Até mais.

Anónimo disse...

A conversa do Mário da Silva e dos pontos verdes fazem-me lembrar a história de "O velho, o rapaz e o burro", (se não faziam era porque deviam fazer e se faziam era porque não deviam ter feito).

Há muitos anos era Brito Apolónia presidente de Câmara, na Moita, e em assembleias municipais (as actas confirmam) a oposição, liderada pelo PS, queixava-se de a CDU "afugentar do concelho os contrutores e dessa forma inviabilizar o desenvolvimento demográfico" e até sugeriam
que toda a zona, propriedade municipal, onde se situa hoje o Parque José Afonso fosse vendida para dar lugar à habitação. O que diriam hoje os opositores se a CDU tivesse feito a vontade deles?
Já sei que o Mário da Silva e outros mais vão dizer que não têm nada a vêr com isso porque, posição cómoda, estão (à semelhança do Senhor) por cima de tudo. São, como se pudessemos acreditar, incolores e inodoros.

Entretanto o desenvolvimento demográfico (dos mais baixos na Área Metropolitana-Lx.) veio e a partir dai o que ontém era bom hoje passou a ser cimento e o que ontém era desenvolvimento hoje passou a ser imobilismo.

Gostava de recordar que somos o concelho com maior intervenção na construção de parques, a zona ribeirinha da B. da Banheira com os seus 20 hct. é disso exemplo. E no país, somos dos concelhos com mais área verde natural. Não osbtante lhe ter sido subtraida significativa área com a finalidade, vereficada, da expansão demográfica (V. da Amoreira, F. da Prata, etc.). Porventura não será necessário, mas permitam-me, dizer que se tratou de projectos e decisões tomadas na década de 70. Anterior ao poder local democrático e por isso ininputável à gestão CDU.

Em Sarilhos Pequenos, há meia dúzia de anos, com a autorização do Ministério da Agricultura (e sem que a Câmara pudesse intervir) foram subtraidos há mancha verde do nosso concelho mais de uma centena de sobreiros. Não ouço os "habitués", suponho que não seja por conveniência, falarem no assunto.

Se somos sérios, não podemos misturar e confundir tudo.
Parece-me bem, e merece aplauso, discutirmos o ambiente. Mas para a discussão ser frutífera e chegarmos em conjunto a algum lado é indespensável partirmos sem reserva mental e com propósito construtivo.

Anónimo disse...

No último parágrafo, onde está "indespensável" deve ler-se "indispensável"

nunocavaco disse...

Caro Mário eu apanho, mas também vejo muitas pessoas com o projecto da C.D.U. e a prova são os resultados eleitorais.

joao figueiredo disse...

"Se fosse meramente um "militante" se calhar já não "apanhava" tanto e certas posições dele, pessoais certamente, não levantavam tanta celeuma."

caro mário

se bem percebi, o que me quer dizer é que só atacam o nuno por ele ser acessor do vice-presidente? esperava outro tipo de argumentação.

Mário da Silva disse...

a oposição, liderada pelo PS- MM

Ou não leu ou finge que não leu. Essa tentativa medíocre de me colar ao PS já foi tentada muitas vezes aqui e noutros lados. Até queriam que eu fosse o Hélder Pinhão. Esqueça "Manuel Madeira", que por aí vai mal e dá um tiro no pé.

se bem percebi, o que me quer dizer é que só atacam o nuno por ele ser acessor do vice-presidente? esperava outro tipo de argumentação. - JF

Ou não percebeu ou faz que não percebeu. Leia lá outra vez todos os meus comentários sobre o assunto e não somente o último.

Não vou poder responder durante algum tempo.
Continuamos no meu regresso.

Até mais.

Mário da Silva disse...

Para finalizar...

Já sei que o Mário da Silva e outros mais vão dizer que não têm nada a vêr com isso porque, posição cómoda, estão (à semelhança do Senhor) por cima de tudo. São, como se pudessemos acreditar, incolores e inodoros. - MM

Dado que você não faz nenhuma ideia de quem eu sou acho muita presunção estar a elaborar no que são e foram as minhas atitudes e opções noutros tempos.

Cuide-se.

Até mais.

Ponto Verde disse...

Um abraço ao Mario Silva que não conheço , faço minhas as suas palavras, de facto aos factos que por aí são apresentados, documentados e comprovados, vêm os defensores sabe-se lá do quê sistemáticamente vitimizarem-se, e vestirem a pele de cordeiro, depois de dizimarem o resto do rebanho.

Os relatórios não mentem , e o do ambiente que será analisado amanhã no a-sul, lá vem dizer preto no branco onde está o podre ambiental deste país.

Tudo o resto é o esforço de manter o status-quo (vulgo TACHO) evitando a todo o custo a alternância democrática, aquela que permite pôr a descoberto os abusos de poder, as negociatas, as dividas...mas como diz o povo, "não há mal que sempre dure nem bem que não se acabe..."

Ponto Verde disse...

Ah , é verdade, este que se assina e escreve o que pensa, sustentado pela verdade dos factos é um perigoso "terrorista politico"...além de outras coisas...

como poderão constatar em www.a-sul.blogspot.com

Anónimo disse...

E no país, somos dos concelhos com mais área verde natural.

Anónimo disse...

ponto verde,

Afinal, segundo o mais recente e oficial "Relatório do Ambiente", publicado há dias, dá para entender que em muitos aspectos o distrito de Setúbal está bem e recomenda-se; em outros aspectos observam-se problemas de significativa expressão que resultam do modelo de desenvolvimento económico, herdado do despótico regime fascista deposto na madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974.

Os problemas designados no "relatório do ambiente", essencialmente, persistem pelo contínuo desrespeito do poder central relativamente à Constituição da República Portuguesa, nomeadamente: "Artigo 9º (Tarefas fundamentais do Estado),
(...)alínea e) Proteger e valorizar o património cultural do povo português, defender a natureza e o ambiente, preservar os recursos naturais e assegurar um correcto ordenamento do território;(...)".

Quem, em boa fé, conhece a realidade do distrito de Setúbal sabe que, mesmo com os condicionalismos ao poder autárquico democrático, há, por parte deste, sensibilidade e determinação na definição e implementação de soluções.

Apesar dos contra-vapores-d'Abril, de 1974 aos dias de hoje, a qualidade de vida tem crescido radicalmente e o futuro é promissor.

Anónimo disse...

MM você tem de voltar à escola pois ainda não sabe lêr. Só uma mente enviezada como a sua é que se saía com uma destas. Então estamos bem e recomendamo-nos. Então a culpa da destruição do património natural e cultural da margem sul é do Poder Central?

Mas quem é que faz os PDMs?
Mas quem é que autoriza as contruções e o desvario urbano?
Isto tudo é o Poder Central? Não me faça rir.

Com ideias destas e com intervenções como a do verdadeiro Manuel Madeira recentemente na Assembleia Municipal, que reflectem totalmente a mentalidade governante deste concelho e dos outros bem aqui ao pé, faz cada vez mais sentido agir assim.

A qualidade de vida tem crescido radicalmente e o futuro é promissor. Rídiculo, só se fôr para si e para os seus camaradas como se vê pelas aquisições recentes de alguns e pelas reformas milionárias de outros.

Anónimo disse...

"Artigo 9º (Tarefas fundamentais do Estado),
(...)alínea e) Proteger e valorizar o património cultural do povo português, defender a natureza e o ambiente, preservar os recursos naturais e assegurar um correcto ordenamento do território;(...)"

MM, aprenda uma coisa que ou não sabe ou atirou a poeira a vêr se caía; o Estado não é o Governo. Este artigo refere-se TAMBÉM às autarquias locais e, com o seu artigo, acho que se atacou a si mesmo.

Anónimo disse...

Esse anónimo é o mario da silva, pelo menos assina ó marinho.

Anónimo disse...

Mário da Silva,
Comigo esteja sempre à vontade para destilar o "veneno" que lhe entope as artérias sem necessidade de recorrer ao anonimato.

A organização do Estado (da mais alta magistratura até ás forças-segurança) representa os cidadãos e na perspectiva democrática os cidadãos são o estado.
O que confere a cada um de nós o Dever e a Obrigação Moral de Participação Activa na vida da comunidade e só desse modo o direito (com força moral) para reclamarmos de qualquer forma, até no género da Madalena ofendida.

Continuando a falar do Estado, assunto do seu agrado, deixe-me citar um artigo da Constituição da nossa República,
--Artigo 66.º
(Ambiente e qualidade de vida)

2. Para assegurar o direito ao ambiente, no quadro de um desenvolvimento sustentável, Incumbe ao ESTADO, por meio de organismos próprios e com o envolvimento e a participação dos cidadãos:

e) PROMOVER, em COLABORAÇÃO com as autarquias locais, a qualidade ambiental das povoações e da vida urbana, designadamente no plano arquitectónico e da protecção das zonas históricas;

Diga-me, por favor, no cumprimento do preceito constitucional referido qual o papel dos sucessivos governos (do rosa ao azul), não em todo o país mas apenas no distrito de Setúbal.

Permita-me levantar algumas questões:
1. Qual o poder das administrações portuárias (um estado dentro do estado) e a sua relação, ou ausência dela, com as autarquias? Que efeitos negativos têm daí derivado para as zonas ribeirinhas do estuário do Tejo? E de quem é a responsabilidade?

2. Qual a resposta dos governos (PS,PSD,CDS) durante os últimos 30 anos aos sucessivos e renovados pedidos das autarquias para serem viabilizadas a construção de ETAR's em toda a área Metropolitana de Lisboa e, em particular, no Distrito de Setúbal?

3. Tem alguma ideia do trabalho desenvolvido, e em curso, pela C.M.M. junto de programas comunitários, e não só, para recuperação de património?

Pelo expôsto, e mais poderei dizer, aceitará que se os governos da República respeitassem a lei fundamental deste país e, ainda, cumprissem a Lei de Financiamento das Autarquias (só em 2006 foram expoliadas em 50.000MIHÕES €), a qualidade de vida e naturalmente o ambiente seriam no nosso distrito e no nosso concelho incomparavelmente melhores.

Já consultou, como pessoa educada e bem informada que pretende ser, o último relatório do Instituto do Ambiente. E lá pôde vereficar, triste "sina" a deste país, que ainda não foi soluçionado o problema de acesso à rede de drenagem de esgotos para sensivelmente 3 MILHÕES de portugueses.
A sua superior honestidade não o impedirá de reconhecer que nesta matéria, do ambiente, como em muitas outras a Câmara da Moita fez um bom trabalho que em nada contribui para a negativa e deplorável realidade nacional, acima exemplificada, neste comentário, e confirmável no Relatório do Instituto do Ambiente.

Admitindo que estou longe da razão, como é que o Exmo. senhor(se não é uma anedótica invenção) Mário Silva explica estarmos na cauda-da-Europa?
Não me vai dizer que a culpa é das Autarquias em geral e da CDU em particular.

Mário da Silva disse...

Caros eddie vedder e Manuel Madeira.

Passei pelos blogs desta terra para vêr como paravam as modas e chego a conclusão que vocês são paranóicos.
Não fui eu que escrevi mas também pouco me importa; até concordo.

É muita desonestidade intelectual da sua parte, Manuel Madeira, estar sempre a desviar a atenção da porcaria que os autarcas têm feito neste país -- especialmente os da margem sul -- com as porcarias que os sucessivos governos têm feito em muitas áreas.

"2. Para assegurar o direito ao ambiente, no quadro de um desenvolvimento sustentável, Incumbe ao ESTADO, por meio de organismos próprios e com o envolvimento e a participação dos cidadãos:" -- MM

Diga-me lá -- sem garantia de réplica da minha parte por falta manifesta de tempo -- em que é que as autarquias fizeram a sua parte da Constituição?

Porque aqui há duas partes e as responsabilidades são comuns. Lá porque o Poder Central se porta mal não significa que vocês -- os autarcas e em especial os do PCP que são os grandes responsáveis e mentores por muito do conteúdo da Constituição Portuguesa ainda em uso -- se portem bem.

Quem é que faz os PDMs? Quem é que autoriza as construções? Quem é que define as políticas de crescimento e de investimento?

São vocês; e a vossa incompetência, irresponsablidade e raiva contra os empresários é que nos deixou assim:

- barracões vazios, em locais imbecis, na maioria sem sequer terem nenhuma legalização, que destruiram o tecido urbano;
- pressões inaceitáveis sobre alguns dos actuais donos;
- arrogância e má-vontade contra outros, basta recordar as lindas palavras recentes do Sr. Presidente e de outros vereadores da CDU em relação aos "clones" do BPN;
- incapacidade para atrair empresas produtivas;
- desleixo;
- compadrio (que outra coisa é impensável) com os construtores civis e os Belmiros e companhia que tanto criticam.

Se vocês tivessem um bocado de inteligência podem calcular que, já que tal como vós uso um pseudónimo, me seria indiferente escrever o que quer que seja sem necessitar de recorrer ao anonimato, correcto? Além de que me conecto sempre através de proxies Elite, locais ou internacionais, e por isso...

Repito, dado que não fazem a mínima ideia de quem sou é muita presunção estarem sempre a quererem diminuir o que digo com a tentativa minorca de me colarem ao PS e/ou ao Poder Central. Cresçam. Têm de fazer melhor, se querem chegar a algum lado.

Passem bem e até a um mês destes.

Até mais.