2006-04-17

Comércio Local (parte I)

Uma dúvida de quem não usa os mercados de rua, nem sabe se quem lá vende é habitante do concelho ou não, mas que usa o comércio local especializado:

Dado que existem 2 Mercados Municipais que servem a freguesia da Baixa da Banheira, e existe comércio local com os mesmos artigos, será que ainda faz sentido existir um mercado de rua?

10 comentários:

Anónimo disse...

Eu sou contra o mercado de rua, não cumpre normas de higiene, muitos dos vendedores nem têm licença, e ultimamente tem-se tornado um local perigoso, carteiristas, roubo por esticão e tiroteios.

joao figueiredo disse...

quais são as normas de higiene aplicáveis a um mercado de rua?
se não tem licença como podem lá estar a verder?
o crime não é justificação para acabar com os mercados, como não é a justificação para acabar com muitas outras coisas...

o que eu interrogo é que uma vez que já existem alternativas, que na minha opinião são melhores, qual a necessidade da sua existência.

eu lembro-me perfeitamente dos mercados na rua de moçambique, na rua fernando pessoa, entre outras. durante muito tempo foram não só uma necessidade da população em geral, mas tb um local onde eram vendidos os produtos produzidos localmente. ainda é assim?

Anónimo disse...

Os mercados de rua deveriam acabar.
não se justificam, para mais com o novo Modelo, Worten e Modalfa a ser construído aqui à porta e a promessa de um novo PLUS, também na freguesia.

E eu explico: é tão claro como água.
Se a=b e b=c então a=c

a=b - acabando com o mercado de rua, ajudamos a defender estes novos investimentos.

b=c - estes novos investimentos são defendidos pela Câmara CDU

então
a=c - acabando com os mercados de rua, ajudamos a defender a Câmara CDU.

c.q.d.

Anónimo disse...

Na década de 80, com os salários em atraso, vendi gravatas e pás p'ró lixo, sem licença nos mercados da Moita , Baixa da Banheira e Pinhal Novo, já nessa altura na Assembleia Municipal apareceu quem defendia o fim dos mercados. O mercado local já existia antes das grandes superfícies, permitiram-nas por pena dos pobrezinhos.

Anónimo disse...

Existem regras definidas de higiéne para produtos alimentares em mercados de rua, e é também com base nessas regras que se atribuem ou retiram licenças. Isto para responder ao João Figueiredo.
Quanto ao como é que podem vender se não têm licença? simples e acontece, como é que por exemplo podem estar a vender pirataria numa banca do mercado, de certeza que não têm licença e a GNR passa lá e faz vista grossa, porque não quer arranjar problemas.
Quanto a mim insegurança, roubos e a possibilidade de levar um tiro se for ao mercado são razões mais que suficientes para ponderar acabar com aquilo.

Anónimo disse...

Claro que é mais "clean" escolher nas prateleiras do Modelo.
Mas, se querem a minha opinião sincera, apesar de aparecerem estes "defensores do comércio local" não é esta CDU que vai ter "tomates" para acabar com o mercado de rua.
Como é que o Sr. presidente de Junta do Vale levava depois tantos apoiantes de étnia cigana a votar?

Vai uma aposta?

joao figueiredo disse...

quanto a mim insegurança só é motivo para aumentar o policiamento, isto se fizer sentido existir mercado de rua.

quanto ao tese do zé, para mim, a existencia das novas superfícies comerciais também não justifica o desaparecimento dos mercados de rua se os vendedores forem produtores locais que não tenham lugar nos mercados municipais.

Anónimo disse...

Cada vez mais metodicos! Não será esta questão um exagero? Com a crise que está aí, qualquer dia vamos todos vender para o mercado como o amigo das pás e das gravatas.

Anónimo disse...

O vosso método é que é sempre o mesmo. Dizer mal sempre! Se não se discute é porque não se discute, se se discute é por que é com segundas intenções. Irra que não há paciencia!

Anónimo disse...

Nem sei porque é que trouxeram sequer a CDU ou seja que partido for para este assunto, eu dei a minha opinião pessoal sobre o mercado de rua, não sei nem me interessa saber qual a posição dos partidos sobre este assunto, não sou de partido nenhum, façam o favor de opinar pelas vossas cabeças, e não simplesmente discutir se este partido aprova isto ou aquilo, digam o que vocês individualmente pensam.