2006-04-15


Foi num dia destes (chuvoso) que há acerca de 1973 anos Jesus se encontrava na cruz após ter sido denunciado por Judas Escariote. Este após a morte de Jesus, por remorsos, se enforcou numa árvore. Esta foi a história até esta Páscoa. Agora foi traduzido um papiro que foi encontrado nos desertos do Egipto, que mais não é do que o "Evangelho de Judas". Escrito em língua copta, que era a língua que então se falava no Egipto. Este papiro escrito 180 anos após outros Evangelhos que fazem parte da Bíblia revela entre outras frases que Jesus terá dito a Judas: "Irás superá-los a todos, pois sacrificarás o corpo que me reveste.". Esta frase revela que existia uma conivência entre eles em relação ao facto consequente em que Judas o denuncia aos soldados de Caifás.
O Evangelho de Judas entra em confronto com o que conhecemos que Jesus terá dito quando Judas o Beijou: "Beijas a quem atraiçoas.". Também em relação aos 30 dinheiros, porque é que precisaria pedir dinheiro se o plano era simplesmente denunciá-lo (a Jesus)? Estas e outras perguntas surgirão ao longo do tempo, conforme se vai conhecendo mais sobre o conteúdo do papiro.

Mais informação em:
http://www9.nationalgeographic.com/ngm/gospel/feature.html

7 comentários:

Anónimo disse...

Também existem alguns escritos polémicos em aramaico, onde "supostamente" Jesus diria não serem necessárias as religiões, nem quaisquer templos para servir a Deus, onde quer que houvesse fé Ele estaria presente.
Vem muito ao encontro daquilo que eu penso, a fé que cada um tem , é pessoal, é intima, e para se seguirem os ensinamentos de Cristo, não é preciso ir a nenhuma igreja, nem faz falta nenhum homem dizer que fala em nome de Deus ou que representa a Deus.
"Cuidado com os falsos profetas, que dirão falar em Meu nome"
O que interessa são as nossas acções no dia á dia, isso é o que conta, pelo menos é nisso que eu acredito.

Anónimo disse...

Pois é! Existem muitos escritos, é um sinal que cada um tem a sua interpretação dos factos. Ainda existe um facto narrado em São Mateus julgo, em que durante a ultima Ceia Jesus molhou um pedaço de pão e disse que o daria ao apóstolo que o atraiçoasse. Chamou Judas e deu-lhe. Penso que estes factos, se verdadeiros reforçam a veracidade sobre os verdadeiros designios de Deus com Judas.

Anónimo disse...

Sim tem lógica, além do mais se os eventos ocorridos com Jesus estavam destinados a acontecer, pois o Seu martirio seria para salvar a todos nós, então Judas não pode ser assim tão culpado.

Ana disse...

Boa Páscoa!

Anónimo disse...

Igualmente!

Anónimo disse...

O deus pai como dizem é apenas um dos milhares de deuses que os homens inventaram, este é até mesmo dos mais recentes, outros houve que perduraram muitos milhares de anos. Que raio de pai aquele, que dotado de superes puderes se barimbou no filho, e até hoje cultiva o mistério da ressurreição... ele não cultiva nada, ele não existe e se existiu é um valente filho da mãe, armou esta confusão e nunca mais apareceu.

Anónimo disse...

Visitem o blog arremacho e leiam o balanço da quaresma.