2007-02-04

A entrevista com o João Lobo, que esta semana preenche a segunda página do Jornal da Moita, não entrando em pormenores, refere alguns dos pontos que mais têm motivado críticas à actual revisão do PDM.

A primeira nota refere-se à publicitação de documentos referentes à revisão do PDM, entre 1999 e 2000, com algumas das ultilizações dos solos já delineadas. Assim sendo, “é natural que apartir daí, que qualquer cidadão, qualquer interessado, vendo que há em determinada zona possibilidade de caminhar em determinado sítio, tenha vindo a desenvolver qualquer negociação, qualquer perspectiva de venda ou aquisição”.

Outro ponto refere-se aos protocolos com os contrutores civis. Segundo o presidente da CM da Moita, estes protocolos surgem da necessidade que o município sentiu em realizar mais valias estruturantes em função das alterações da utilização do solo que estava a programar. “Se nós por via das opções de estratégia do município vamos mexer no solo urbano, então vamos acautelar que o interesse público seja benefeciado”. Para mim, que me reconheço um perfeito leigo nesta matéria (e também noutras, mas é desta que aqui estamos a discutir), parece-me um procedimento perfeitamente normal, e porventura desejável, já que o financiamento dos munícipios portugueses anda pelas ruas da amargura.

Este é mesmo um outro aspecto que destaco da entrevista ao meu amigo João Lobo, quando refere que “o orçamento de 2006 teve cerca de menos 7 milhões de euros que o orçamento de 2005 e o orçamento de 2007 tem cerca de menos 4 milhões de euros que o orçamento de 2006”.

12 comentários:

Anónimo disse...

Senhor Co-autor de http://banheirense.blogspot.com/ , Senhor JF,
Boa Tarde,
Vejo que o Senhor JF encontrou boas novas na” entrevista ao seu amigo João Lobo”, no JdM de 1 Fev 2007.
Por aí se verifica a velha máxima que recorda que o pior cego é aquele que não quer ver.
E o Senhor JF estava danadinho por umas quantas banalidades laterais do seu amigo JL para vir logo saltar a terreiro dar-nos essas boas novas.
Com que então, “perante algumas das ultilizações dos solos já delineadas”, …”é natural, que qualquer cidadão, qualquer interessado, vendo que há em determinada zona possibilidade de caminhar em determinado sítio, tenha vindo a desenvolver qualquer negociação, qualquer perspectiva de venda ou aquisição”.
Muito bem.
Vejamos o caso do Cidadão… Montiterras SA, aliás Cidadão Imomoita SA, aliás Cidadão Pluripar SA, aliás Cidadão Parcoop CRL (aqui não é SA, é mais social, é CRL, mas espere um momento pela pancada do Inscoop e da PGR ver http://alhosvedrosaopoder.blogspot.com/2007/02/f1-mais-um-tiro-na-fragata.html ). Esses Cidadãos SA’s ou CRL’s com o rabo de fora viram a possibilidade, ou foi-lhes criada a possibilidade?
O que pensa o Senhor JF?
Dou-lhe uma dica:
Nesse início de Janeiro de 2000, um Escritório de Advogado com morada no Montijo patrocinou juridicamente a Imomoita na compra da Quinta das Fontainhas ao antigo dono MJT da Cruz http://alhosvedrosaopoder.blogspot.com/2007/02/f1-mais-um-tiro-na-fragata.html ;
Em Setembro 2000, o Advogado desse mesmo Escritório patrocinou o Protocolo da CM Moita com a Imomoita, que passou a perspectivar uma eventual futura valorização da referida Quinta, que assim perderia REN, perderia Solo Rural e deixaria no tinteiro a referência ao Decreto 17/95 de 30 Maio, ver refª http://dre.pt/pdf1sdip/2007/01/01800/06840685.PDF
Nesse mesmo ano, entre Janeiro e Setembro 2000, arrancava a todo o vapor o Processo de Obras 30/2000, cujos meandoros podem ser gostosamente apreciados aqui http://alhosvedrosaopoder.blogspot.com/2007/01/pblico-28012007.html e aqui http://alhosvedrosaopoder.blogspot.com/2007/01/alvar-ou-no-alvar-eis-questo.html
Agora diga-me, Senhor JF:
O Senhor não quer ver, eu sei. Mas ao menos, o Senhor sabe ler? (olhe que não é uma ofensa, pode não se saber ler e ser-se de igual modo um Cidadão na plenitude dos seus direitos, liberdades e garantias). Mas mesmo assim, diga-me, o Senhor JF sabe ler?
E caso saiba ler, e queira ver, está a fazer um exercício de auto-ilusão (do tipo, sou burro, sou burro, sou burro!), ou pretende tão-só enganar todo o mundo à sua volta?
E finalmente, faz este frete de borla (…”parece-me um procedimento perfeitamente normal”…), ou é pago por isso? E se for pago, é em dinheiro, em promoções, em cargos políticos presentes ou prometidos, será como?

Senhor JF,
Tenho muito mais para lhe dizer, mas por favor vá-me já respondendo.
Pode ser?
Fico à espera.
Atenciosamente
Perguntador

joao figueiredo disse...

"ou é pago por isso? E se for pago, é em dinheiro, em promoções, em cargos políticos presentes ou prometidos, será como?" esta pergunta até no sec XIX seria uma insultuosa.

eu escrevo o que penso, sobre o que me apetece, e quando me apetece.

vou continuar a acompanhar este processo pelos jornais e pelos blogs, e a esperar que a justiça investigue tudo o que exista para investigar, e que se esclareça rapidamente todo este caso. e continuarei a dar aqui a minha opinião sempre me apetecer, por muito que isso lhe possa custar. e custa, porque se não custasse não se dava ao trabalho de vir aqui tentar insultar-me.

aqui você não quer discussão, quer confusão, e por isso, da minha parte vai ficar a falar sozinho.

Anónimo disse...

Este joão é verdadeiramente caricato. diz-se amigo do outro, mas depois acompanha tudo pelos jornais e blogues.
Será que tem medo de perguntar directamente aos capos?

Anónimo disse...

..."e por isso, da minha parte vai ficar a falar sozinho"...
Disse o Senhor JF, e disse muito bem.
Assim sempre foge, se esquiva, evita, desaparece, eclipsa-se, amedronta-se e esconde-se...e não bebate.
É mais cómodo para quem não tem estaleca nem moral para defender o indefensáve, face a um contraditório mais elementar.
Obs.:
Perguntar se o Senhor JF é pago em dinheiro para defender o Partido do PDM http://alhosvedrosaopoder.blogspot.com/2007/01/novo-partido-local-o-pdm.html
e http://a-sul.blogspot.com/2007/02/gesto-autrquica-segundo-tony-soprano.html
não é ofensivo.
Basta que me responda que não, não recebe dinheiro, é só por exemplo a promessa de uma futura colocação política, pronto, já está.
Perguntar nunca ofendeu.
E, saiba o Senhor JF, eu sou só um pobre
Perguntador
(triste e abandonado, sem um JF para polemizar)

Anónimo disse...

Senhor JF,
De novo boa tarde.
Retomo o contacto porque me bateu na cabeça uma ideia genial:
O Senhor mai’lo seu Amigo JL deveriam telefonar a vários Políticos e Autarcas exemplares:
Ao Major Valentim Loureiro http://dossiers.publico.pt/shownews.asp?id=1234713&idCanal=1467
À Drª Fátima Felgueiras http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=259288
Ao Dr. Isaltino Morais http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1248355
À Drª Gabriela Seara http://sic.sapo.pt/online/noticias/pais/20070124+-+Vereadora+da+CML+arguida+no+processo+Bragaparques.htm
À Drª Eduarda Napoleão http://lisboalisboa.blogspot.com/2007_01_21_lisboalisboa_archive.html
Ao Senhor Presidente da Académica José Eduardo Simões http://www.relvado.com/?st=52271
Ao Administrador da Braga Parques Celestino Morgado http://www.correiodamanha.pt/pda/noticia.aspx?id=228884&idselect=9&idCanal=9&p=200
Ao Dr Jorge Remédio Pires http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=228884&idselect=9&idCanal=9&p=200
e…
poderia dar-lhes a táctica do seu Amigo JL:
… “é natural que apartir daí, que qualquer cidadão, qualquer interessado, vendo que há em determinada zona possibilidade de caminhar em determinado sítio, tenha vindo a desenvolver qualquer negociação, qualquer perspectiva de venda ou aquisição”….
E poderiaainda dar-lhes uma palavrinha de conforto, do tipo:

“Para mim, que me reconheço um perfeito leigo nesta matéria (e também noutras, mas é desta que aqui estamos a discutir), parece-me um procedimento perfeitamente normal, e porventura desejável, já que o financiamento dos munícipios portugueses anda pelas ruas da amargura.”…

Sabe, a solidariedade dentro do Partido do PDM http://alhosvedrosaopoder.blogspot.com/2007/01/novo-partido-local-o-pdm.html
e na Família do Tony http://a-sul.blogspot.com/2007/02/gesto-autrquica-segundo-tony-soprano.html é coisa que sempre fica bem.
E sem ser preciso ser paga de imediato.
É com juros, e é a prazo.

Obs.:
Desculpe-me estar a interrogar-me sobre estas coisas.
De si, que porventura não trincou nem uma espinha do grande banquete, pode ser excessivo.
Mas o Senhor JF defende politicamente o indefensável, e na hora da verdade, as pessoas confundem quem vai à vinha com aqueles que ficam de vigia.
Este seu incansável
Perguntador

Anónimo disse...

Caro Senhor JF,
De novo boa tarde.
Não é fácil debater com quem não aceita a polémica viva e saudável, desejada mesmo em democracia.
As nossas diferenças são várias:
Eu sou acérrimo defensor da necessidade de os factos que já vieram a lume, e outros que virão em seguida, sejam objecto de investigação por parte das Autoridades competentes. Não afirmo que os intervenientes são culpados, nem tampouco que são inocentes. Não tenho competência para tal. Por isso, com a legitimidade e a intervenção de que falava o Senhor PR em 5 Out 2006 http://www.presidencia.pt/?id_categoria=22&id_item=1685
Nessa ocasião, entre outras matérias muito importantes, disse nomeadamente o Senhor PR: …”No combate por uma democracia de melhor qualidade devem ser convocados todos os Portugueses, mas esta é uma tarefa que compete em primeira linha aos titulares de cargos públicos.”
Por isso, e por não saber a resposta final, assino por debaixo, se isso me for permitido, o sentido do importante Requerimento do Deputado Luís Carloto Marques http://alhosvedrosaopoder.blogspot.com/2007/01/requerimento.html

Essa é a minha posição.
Nada afirmo.
Tudo quero saber.
Às Autoridades competentes o peço.
Perguntador

Anónimo disse...

Caro Senhor JF,
De novo boa tarde.
Não é fácil debater com quem não aceita a polémica viva e saudável, desejada mesmo em democracia.
As nossas diferenças são várias:
Eu sou acérrimo defensor da necessidade de os factos que já vieram a lume, e outros que virão em seguida, sejam objecto de investigação por parte das Autoridades competentes. Não afirmo que os intervenientes são culpados, nem tampouco que são inocentes. Não tenho competência para tal. Por isso, com a legitimidade e a intervenção de que falava o Senhor PR em 5 Out 2006 http://www.presidencia.pt/?id_categoria=22&id_item=1685
Nessa ocasião, entre outras matérias muito importantes, disse nomeadamente o Senhor PR: …”No combate por uma democracia de melhor qualidade devem ser convocados todos os Portugueses, mas esta é uma tarefa que compete em primeira linha aos titulares de cargos públicos.”
Por isso, e por não saber a resposta final, assino por debaixo, se isso me for permitido, o sentido do importante Requerimento do Deputado Luís Carloto Marques http://alhosvedrosaopoder.blogspot.com/2007/01/requerimento.html

Essa é a minha posição.
Nada afirmo.
Tudo quero saber.
Às Autoridades competentes o peço.
Perguntador

joao figueiredo disse...

relembro-lhe algumas das palavras que me dirigiu:

"ou é pago por isso? E se for pago, é em dinheiro, em promoções, em cargos políticos presentes ou prometidos, será como?"

e as com que mais tarde reafirmou a mesma ideia:

Perguntar se o Senhor JF é pago em dinheiro para defender o Partido do PDM http://alhosvedrosaopoder.blogspot.com/2007/01/novo-partido-local-o-pdm.html
e http://a-sul.blogspot.com/2007/02/gesto-autrquica-segundo-tony-soprano.html
não é ofensivo.
Basta que me responda que não, não recebe dinheiro, é só por exemplo a promessa de uma futura colocação política, pronto, já está


e duvido que esteja a ser sério naquilo que agora escreveu.

Anónimo disse...

sério é acusar os outros de "lançar postas de pescada".
Esses são os amigos de JF, o mais selecto e educado bloguista local, regional e nacional. Homem de punhos de renda que não pergunta para não saber e tapa os olhos para não ver.
Não sabe o que era o vigilante, desconhece o eddie vedder e nem nota quando um colega comenta anonimamente ou encomenda comentários aos jotinhas.
Falta de espelhos em casa dá nisto.

Anónimo disse...

Caro Senhor JF,
Mais uma vez, boa tarde.
Não é fácil debater com quem não aceita a polémica viva e saudável, desejada mesmo em democracia.
As nossas diferenças são várias:
Já lhe disse que nada afirmo, tudo pergunto, por isso sou um Perguntador.
percebi a Mensagem do Senhor PR e concordo com a necessidade de as Autoridades compentes analisarem à lupa factos como
http://alhosvedrosaopoder.blogspot.com/2007/02/sigam-as-pistas.html
ou
http://alhosvedrosaopoder.blogspot.com/2007/02/para-memria-futura.html
ou
http://alhosvedrosaopoder.blogspot.com/2007/02/f1-mais-um-tiro-na-fragata.html
ou
http://alhosvedrosaopoder.blogspot.com/2007/01/alvar-ou-no-alvar-eis-questo.html
ou
http://alhosvedrosaopoder.blogspot.com/2007/01/pblico-28012007.html
ou
http://alhosvedrosaopoder.blogspot.com/2007/01/zero.html
ou
http://alhosvedrosaopoder.blogspot.com/2007/01/pblico-28012007.html
e
o que mais se lhe irá seguir.
Como vê, tal como o Deputado Luis Carloto Marques, eu sou defensor que se requeira:

... à Presidência do Conselho de Ministros e à Secretaria de Estado Adjunta e da Administração Local, ao abrigo das disposições aplicáveis da Constituição da Republica Portuguesa e do Regimento da Assembleia da Republica, que lhe seja prestada informação sobre:

1 – Se intenta esse departamento governamental proceder, designadamente através da Inspecção-Geral da Administração Local, a averiguações na Câmara Municipal da Moita, com vista ao integral esclarecimento dos factos supra mencionados em torno de alegadas ilegalidades na revisão do respectivo Plano Director Municipal e na desafectação de terrenos para fins de especulação imobiliária e para a satisfação de interesses privados?

2 – Se, a partir de uma averiguação sobre os factos alegados na notícia atrás referenciada, pretende esse departamento governamental empreender uma ampla auscultação à conformidade, para com a lei, da política e dos actos de gestão e de ordenamento do território levados a cabo pelos responsáveis do município da Moita?

Chama-se a isto, perante factos muito graves, não ~descurar o dever de qualquer corpo (neste caso, corpo social) saudável, e que o queira continuar a ser:
Analisar,
procurar saber
tirar conclusões
e
agir em consequência.

Por seu turno, o Senhor JF, ao mesmo tempo que age e dialoga com os punhos de renda de um debutante enxofradiço, hiper-sensível ao calor de uma polémica normalíssima entre vivos, Você age e defende diferente:
Defendeu ..."falta a CMM pronunciar-se sobre o assunto"...
Em http://banheirense.blogspot.com/2007/01/parece-que-anda-por-alguma-ansiedade.html#links
Julgar-se-ia (erroneamente) que o Senhor JF estava a pedir a verdade, e a verdade completa, mais a verdade doesse a quem doesse, pois citou o Director de www.orio.pt nas palavras, e aparentemente não no sentido.
Com efeito, o Senhor Jde BA foi muito claro, ao escrever:..."O presidente da Câmara Municipal da Moita não costuma responder às insinuações e acusações que lhe fazem, apenas uma vez esclareceu em comunicado a situação da sua reforma, o hábito é “meter a cabeça na areia”.

Desta vez, espera-se uma resposta firme e esclarecedora. É que pode estar em causa a idoneidade do presidente da Câmara e, como se sabe, em termos de seriedade não basta sê-lo é preciso parecê-lo.

O presidente da Câmara deve uma palavra esclarecedora à população do concelho. É altura de falar.
"...
em
http://www.orio.pt/modules/news/article.php?storyid=346

Como vimos, o Senhor JF citou as letras, que não aparentemente o espírito, do Senhor Jde BA.

E o que se passou depois?

O Presidente JL teve 2 ocasiões soberanas de falar,
à Rádio PAL terça 30 Jan, disse nada;
Ao Jornal da Moita, dia 1 Fev, não disse nada.

Ah!...
O Senhor JF descobriu no JdM uma frase sibilina, a saber:
..."é natural que apartir daí, que qualquer cidadão, qualquer interessado, vendo que há em determinada zona possibilidade de caminhar em determinado sítio, tenha vindo a desenvolver qualquer negociação, qualquer perspectiva de venda ou aquisição”...

E...
vai daí...
depressa inocentou todo o processo, prescindindo de mais e maiores esclarecimentos.
O Senhor correu a escrever:
..."Para mim, que me reconheço um perfeito leigo nesta matéria ... parece-me um procedimento perfeitamente normal, e porventura desejável"...

Normal!
Normal??????????

Desejável!
Desejável???????

Por favor, sejamos sérios, não façamos o fretezinho aos Chefes políticos, ideológicos, Administrativos, etc.

Normal e desejável?
O Senhor JF corre o risco, se não lhe encomendaram nenhum sermão, de ajudar à missa e de borla.
(repare que não estou a concluir que o Senhor recebe algo, ou que lhe acenaram com algo, aliás mais acima só perguntei, e perguntar é legítimo, não será?)

Mas se é de borla, por favor, o Senhor JF é tramado e mal pago, ainda por cima, com uma política nebulosa e contra o Município e os Cidadãos da Moita que deslustra totalmente a bandeira que Você defende, e outros usam.
Obs.:
"Usar"
in
http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx
usar



Conjugar




do Lat. usare, freq. de uti


v. tr.,
...

servir-se de;

deteriorar;

servir-se;

joao figueiredo disse...

eu acho que podemos discordar de opções políticas, e podemos discutir essas opções e suas alternativas. podemos suspeitar de negócios ilícitos, e então o nosso dever é denunciá-los. o que não se pode é acusar levianamente ninguém de um crime. a justiça faz-se nos tribunais e não na imprensa nem nos blogs, e deverá ter ideia que muitas das acusações que por aí andam são elas mesmas um crime.

ainda há pouco escrevi: "vou continuar a acompanhar este processo pelos jornais e pelos blogs, e a esperar que a justiça investigue tudo o que exista para investigar, e que se esclareça rapidamente todo este caso." pelo que a sua tentativa de fazer passar a ideia de que eu tinha dito que estava tudo legal (a expressão foi:"depressa inocentou todo o processo") não só não está correcta como é abusiva. referi-me apenas ao princípio da utilização de protocolos com promotores imobiliários para obtenção de mais valias para o bem público, e não de nenhum caso concreto, como é fácil de observar não só pelo que escrevi, como pela entrevista que comento.

ao contrário de si, eu desejo que todo este processo esteja perfeitamete legal. é por isso que peço que a CMM o esclareça e que a justiça o investigue. ao contrário de si nada me move além do debate, não ando atrás de nenhuma mais valia pessoal, nem de nenhum "prato de lentilhas".

e já agora, se quiser ser mesmo sério, não se esconda e assine com o seu nome.

Anónimo disse...

Conheço muita gente que assina com o nome e está muito longe de ser séria.