2007-02-04

A propósito das últimas tentativas de discussão sobre processo de revisão do PDM, sobre o Referendo ao Aborto, mas também na sequência do que foi este primeiro ano de vida d’O Banheirense, fico atónito com o que vou encontrando nas nossas caixas de comentários. É certo e sabido que “cada cabeça, sua sentença”, mas existem determinadas posturas que não consigo entender.

Quando me proponho a debater um assunto sobre o qual julgo ter bastantes conhecimentos, apresento e debato argumentos, apenas e só. Se porventura alguém discorda da minha posição, tento rebater a posição do meu oponente contraponho e/ou dando exemplos do que julgo ser a minha razão, sem sequer ter a pretensão de chegar a um entendimento comum, porque existem assuntos para os quais não existe acordo possível.

Quando encontro uma discussão sobre a qual não disponho de grandes conhecimentos, mas sobre a qual decido inteirar-me, procuro informar-me, procurando as fontes que me parecem credíveis, cruzar informações, interrogar e interrogar-me. E se, eventualmente, tecer alguns comentários, nunca poderão ser de grande abrangência, mas sim de casos isolados que só por si mereçam, a meu ver, alguma atenção.

Como é fácil perceber, por mais erudito (ou arcaico, se preferirem) que seja, não encontro espaço para o insulto. Além de uma questão de boa educação, o motivo é simples e racional: desviam a atenção do âmago da questão.

2 comentários:

Anónimo disse...

Já sabemos que o senhor é um rapaz muito civilizado, só com amigos muito bem-educadinhos, ou não fosse do jet-sete banheirense.
Para si, ilustre engomadinho, só presidentes de câmara que acusam os vereadores opostos de serem "páraquedistas" e "largarem postas de pescada".
Isso sim é um grande níveld e argumentação.

Anónimo disse...

O âmago da questão é que andam a governar-se com as terras do concelho e tu finges que é tudo uma enorme conspiração.
E à laia do Marco de Canavezes esperas que as cleintelas se calem e os tribunais "funcionem".
Vergonha devias ter de tanta hipocrisia e cinismo.