2007-02-19

O post anterior, onde é transcrito uma notícia d’O Rio sobre a criação d”Os Amigos do Parque” gerou-me algumas dúvidas.

Eu acho muito bem que as colectividades se reúnam para discutir o Parque Zeca Afonso, a sua actividade, o seu estado de conservação, propor alternativas aos equipamentos existentes, etc e tal.

Parece-me é que discutir “apenas” o Parque é redutor, e que se está a perder uma oportunidade de criar um organismo, composto pelas diversas colectividades e, desejavelmente, com o apoio da Junta de Freguesia, que faça a coordenação das actividades das colectividades em toda a freguesia, para que se evitem actividades simultâneas, para que se promova a colaboração, a partilha de equipamentos, para que se discutam as necessidades dos diversos organismos, individual e colectivamente. Um organismo com estas características já existiu na Baixa da Banheira, e provavelmente, este é um sinal da sua falta.

O grupo "Os Amigos do Parque" que a Comissão de Moradores da Zona Norte propõe teria, na minha opinião, essencialmente uma actividade de “fiscalização”, reivindicativa e promotora de iniciativas no espaço do Parque, poderia ser eventualmente composta pelas colectividades, mas também francamente aberta aos utilizadores do Parque, porque são estes quem, melhor que ninguém, conhecem as suas virtudes e os seus defeitos.

Mas de uma coisa não há dúvida, o Parque Zeca Afonso integra-se na zona norte da Baixa da Banheira, e é também para discutir o seu espaço que serve uma Comissão de Moradores.

6 comentários:

Anónimo disse...

João,
Faz falta as pessoas comuns participarem na defesa e manutenção dos espaços que existem, e dos quais podem ser utilizadores.
Faz falta, fazer pressão sobre quem governa, e, neste caso, refiro-me especificamente ao caso da JFBB.
O Parque José Afonso poderia ser mais ainda, um excelente espaço de lazer para a população.
Em parte está mal tratado, e a culpa não é só do vandalismo.
É da falta de vontade existente, e não só aqui, de se MANTER as infraestruturas existentes, o que interessa, porque é isso que dá votos, é fazer coisas novas (que também a nivel da BB, não vejo grande coisa).
Para mim, das duas uma, ou esta história é a vontade de realmente fazer algo, ou então, é mais uma coisa onde não se consegue levar a agua ao moinho.
E aqui a culpa não é dos outros...

Em 05 de Setembro de 2005, quase ano e meio atrás, fiz um post aqui http://blogdobrocas.blogspot.com/2005/09/parque-jos-afonso.html sobre esse assunto.

Os comentários a esse post já não existem, na época o Blogger não tinha comentários e os mesmos estavam alojados num desses fornecedores desse tipo de serviço que entretanto por falta de uso, me liquidou a conta, mas, lembro-me de um comentário lá deixado, por alguem que é Banheirense, e que sabe daquilo que fala, isso é garantido, que não passava de uma tentativa de protagonismo de alguém.
Será que não é isso que está para acontecer novamente?

Anónimo disse...

Ou seja, reactivar a Comissão Coordenadora dos OPB'S.

joao figueiredo disse...

Carlos, não interessa se é um caso protagonismo pessoal, o que é realmente importante é a hipótese de reunir estas pessoas e criar este movimento. Se a iniciative tiver sucesso, e se houver um bom envolvimento dos intervenientes, não há protagonismo individual que resista.

Quanto ao papel da junta no parque, não me parece que possa fazer muito mais do que "fazer pressão" na CMM (e não percebi se era isto que queria dizer)...

Skywalker, como bem sabe as Assembleias de OPB's acabaram, assim como a sua Comissão Coordenadora. Não sei se é caso para "ressuscitar o morto" ou se não será melhor aproveitar a ocasião para criar algo de novo, e pensando no que correu mal, tentar evitar que morra de novo.

Anónimo disse...

Protagonismo "banheirense"?
Alguém a "dar a cara" para colher dividendos pessoais?
Impossível!

Anónimo disse...

"a iniciative tiver sucesso, e se houver um bom envolvimento dos intervenientes"

Essa é uma das minhas duvidas. Tentativas já foram feitas, como poderá, se não teve conhecimento na altura, verificar no post que indiquei.

Um dos problemas da nossa sociedade ainda é o de esperar que nos apareça tudo de bandeja, e, nos resumirmos a esperar que, um simples voto de 4 em 4 anos resolva todos os problemas.
Não resolve, muitas das vezes agrava mas isso é uma opinião minha.
E eu contra mim falo pois, já dei muito à sociedade (no sentido de participar aqui ou ali) mas, actualmente, não o faço.
Falta de tempo, perguiça, mudança de vida, ou descontentamento, qualquer uma das razões estará correcta.

Anónimo disse...

acho que sim temos é que criar ogãos para controlarmos , não interessa o uqe eles querem ou representam, interessa é que os controlemos