2007-02-24

Não consigo dormir, acho que vou formar um novo blogue, qualquer coisa ao poder ...

Outubro 12, 2003

O Sr. José Bastos e o Cais do Seixalinho

O Sr. José Bastos vem mais uma vez defender a boa opção, para os montijenses, de transferir o cais fluvial para o Seixalinho, da mesma forma bacoca com que defendeu a boa arquitectura do Café da Praça.
Em primeiro lugar, só se percebe o entusiasmo da defesa do novo cais da boca de alguém que nunca o deve ter utilizado, na medida em que não precisa dele para nada.Para quem trabalha em Lisboa, como é o meu caso, a localização do novo cais, tal como está configurada, constitui um grave revés para a qualidade de vida dos montijenses.Desde logo, e pela total inexistência de passeios, não é minimamente seguro nem viável fazer o percurso a pé.Depois, as más condições da estrada, que já eram más apenas quando a zona era meramente industrial, tornam insegura, penosa e pouco expedita a deslocação dos utentes para o cais, factos a que se junta o pagamento do parque de estacionamento, que mais parece a Piscina Municipal II às primeiras chuvas...Não menos importante é a inexistência de passes combinados entre a Transtejo e os autocarros que servem o cais (que, ao contrário do prometido, não são os mini bus não poluentes), e a ausência de horários que sirvam todas as carreiras.E, bem assim, as condições da própria estação, apenas são excelentes para quem a não usa.Ou seja, o novo cais é para os montijenses um prejuízo a todos os níveis: as pessoas levam mais tempo de casa para o cais, e do cais para casa, pagam mais dinheiro mensalmente para irem trabalhar, perderam em qualidade de vida (e devida) e não foram compensadas, ao contrário do que foi efusivamente propalado pelo executivo camário, pelo encurtamento do tempo da travessia fluvial.É inadmissível!E mais, diz ainda José Bastos que o Montijo tem estacionamento gratuito no centro da cidade.Não saberá o Sr. José Bastos (que, se não é, parece, o porta-voz oficial do executivo camário), que a partir de Novembro vão ser colocados parquímetros no centro da cidade?E que o cais das faluas está totalmente ao abandono, e que os munícipes apenas estacionam lá os seus carros nas noites de sexta e sábado, quando vão ao bar que lá se situa?E que o Montijo não tem nenhuma cirucular externa, cujo grande óbice à sua construção seria o cais das faluas?E que a cidade continua a viver sem qualquer ordenamento?Passando, agora, para a arquitectura do Café da Praça (praça que é agora um largo), não sabe o Sr. José Bastos que existe legislação específica, desde logo nos acessos para pessoas com deficiência, que não foi observada naquela edificação? Parece que não! Efectivamente, parece que uma parte do P. S. Montijo e que o executivo camarário vivem num autismo que apenas lhes permite ver que fazem tudo muito bem e que são inquestionavelmente melhores do que todos os outros.Pena é que isso seja apenas verdade no mundo em que só eles vivem...

JOBPublicado por JOBLAW em outubro 12, 2003 06:33 PM

Comentários

1 - O Cais do Seixalinho é uma obra inacabada. Aguardamos a conclusão da obra e a resolução urgente dos problemas que são conhecidos por todos nós.
2 - O texto do Sr. José Bastos publicado no "Jornal do Montijo" do dia 10-10-03 demonstra que, quando queremos contar uma história a imaginação e a escrita criativa é sempre uma via...
3 - Aguardo com curiosidade o desfecho da obra em curso na Praça da República (escultura de Lagoa Henriques) para escrever um artigo nesta Blog. Afixado por: Alexande Berardo em outubro 12, 2003 10:57 PM

Caros,
Sou morador não do Montijo mas de Alcochete. Mudei-me para esta margem do tejo recentemente.
Tenho utilizado o barco das transfejo para ir trabalhar muito esporadicamente, e não me revejo nas críticas feitas neste blog sobre este assunto.
Acho que de facto é uma sorte ter-se umas infra-estruturas destas para apanhar um transporte público. Ter um lugar para estacionar o carro a poucos metros do sítio onde se apanha o barco é de facto muito bom.
Não sou do tempo em que o antigo cais era utilizado, mas pelo que vejo não tem as mesmas infra-estruturas do novo. De facto cálculo que uma pessoa que viva no Montijo lhe dê mais jeito ter um cais quase no centro da cidade, mas temos de pensar num cais que sirva também as populações vizinhas.
Com isto tudo de futuro espero vir a utilizar mais vezes o barco e menos o carro não só por uma questão da protecção do meio ambiente mas também de conforto e de qualidade de vida.
Enfim, foi apenas um contributo.
Afixado por: João Silva em dezembro 11, 2003 11:18 AM

Porque é que neste Blog só á pessoa que sabem reclamar!!!
Acho que devem também dizer o que de bom se fez nesta Cidade do Montijo, porque não se pode agradar a Gregos e Toianos!!!
A Cidade do Montijo está muito mais evoluida do que á 10 anos a traz.Afixado por: Anocas em janeiro 20, 2004 03:48 PM

Fonte: http://montijonomapa.weblog.com.pt/arquivo/017098.html

2 comentários:

Anónimo disse...

3 da manhã?
Nota-se aqui uma certa falta de actividade recreativa que leve este rapaz para bons caminhos.

lolada alarve

nunocavaco disse...

Obrigado pela preocupação matilde.