A Sociedade União Alentejana, considerando que o nosso jardim parque tem o nome dum inesquecível amigo de luta contra o fascismo, e que corajosamente soube sempre e quis transmitir a sua mensagem cultural ao Povo, através das suas canções, como é verdadeiro testemunho este salão onde nos encontramos agora, no Ginásio Atlético Clube.
A Sociedade União Alentejana propõe a todos os Organismos presentes, que seja criada uma comissão com o fim de angariar fundos para levantar um monumento de homenagem no parque que tem o seu nome.
Falamos evidentemente do grande poeta e amigo Zeca Afonso.
Pela União Alentejana,
António Manuel de Brito
28 de Abril de 1990 (III Assembleia de Organismos Populares de Base, 28 e 29 de Abril de 1990)
(esta proposta foi aprovada com uma abstenção)
Foi esta a proposta que deu origem ao monumento instalado no Parque José Afonso, e que se apresenta, há vários anos, a necessitar de uma intervenção de recuperação. É um monumento que merece um carinho especial dos banheirenses, por vários motivos, e cuja ordem aqui apresentada é puramente arbitrária: Tal como o Parque, é dedicado a José Afonso, foi mais um dos que aqui foi erigido à custa de uma campanha de subscrição pública, e é uma grande honra para a nossa terra ter aqui exposta uma obra do Mestre Lagoa Henriques.
E já que se comemora este ano, e hoje em particular, a passagem dos 20 anos sobre o seu desaparecimento, era muito bom que este monumento não continuasse abandonado.
3 comentários:
Concordo e assumo a minha responsabilidade. Por vezes algumas pessoas trazem elementos do monumento para a Junta de Freguesia o que indica um estado de degradação.
Penso também se não seria necessário ponderar medidas que sejam mitigadoras do vandalismo.
bastaria uma vigilância mais presente no parque. poucas vezes vi por lá passar a GNR
É este, é o ao Emigrante, é a relva, são os muretes, são as pinturas, são os bancos, enfim, é quase tudo.
Só se resolve com a constituição de um Gabinete para tratar disto tudo e, também, da coordenação e dinamização dos equipamentos desportivos.
Um abraço Banheirense
Enviar um comentário