2007-02-08












Hoje, dia 8 de Fevereiro, pelas 21 horas, Jerónimo Sousa, secretário geral do Partido Comunista Português, participa num Comício, no Ginásio Atlético Clube da Baixa da Banheira, integrado nas acções de esclarecimento para o voto “SIM”, promovidas pelo PCP.

Hoje uma pessoa ligada ao bloco de esquerda dizia-me que o PCP não fazia nem tinha feito nada pelo sim. O PCP fez e faz muito. Em 1940, em pleno regime fascista, já Álvaro Cunhal abordava o assunto. Foi tema da sua tese de licenciatura. Muitos militantes comunistas participaram nas iniciativas pelo sim, quer pelo Partido Comunista Português, quer integrados em movimentos. Não gosto de particularizar mas a minha camarada e estimada amiga Fernanda Gaspar trabalhou imenso nesta campanha e hoje apetece-me dar-lhe um grande cumprimento.


Esquerda: Vitor Martins; Centro: Cristina Campante; Direita: Fernanda Gaspar
Numa das muitas iniciativas de esclarecimento e mobilização para o voto no SIM no referendo.

9 comentários:

Anónimo disse...

Como sabes não sou do Partido Comunista e como sabes até já fui de um outro partido, hoje desiludida, assisto com perplexidade a alguns campeões da moral. As atoardas já se preparam:

1) Cenário 1- Se o SIM ganhar a vitória será atribuída ao PS e ao BE, aliás aqui no concelho deram as mãos e foram distribuir papelada; O PCP e aqui é preciso sermos honestos sempre foi o partido que assumiu esta luta. Como está escrito no post, desde 1940, e se o que Sócrates onde disse lhe saíu do coração, então o PCP defende a modernidade desde 1940.

2- O Não ganha. A culpa é do PCP, não se esforçou, aliás já ouvi dizer que aqui na Moita não se viu o que é engrançado, se os jornais servem para algumas coisas deveriam servir para outras.

Mas se a despenalização da ivg é tão justa, tão clara e tão moderna, para quê o referendo? Não seria mais correcto aplicar o dinheiro na formação de médicos, na construção de um hospital? São cada vez mais pessoas que têm esta opinião. Dentro do PSD, que teve uma posição um pouco mais coerente ainda que a direcção do partido seja claramente do Não, existem muitas pessoas que assistem de razão ao PCP.

O referendo é uma forma de responsabilização do próprio PS porque também nada fez para atacar na base as causas do aborto e aí, estão todos de acordo agora com o que o PCP propunha em 1982 (engraçado):

maternidade/paternidade responsável e consciente

Rede de creches/atl´s e infantários

Protecção em sede de segurança social

Legislação laboral que protege a maternidade/paternidade e que não trata as mulheres de forma desigual

Educação sexual nas escolas

Planeamento familiar

Se estão todos de acordo, porque é que não tomaram medidas? Mais uma vez, o PCP bateu-se por elas vendo-as inviabilizadas pelos que agoras as defendem também (deve ser para inglês ver).

Portanto não é verdade o que alguns afirmam e mais uma vez as posições mais correctas são as do PSD e do PCP.

Anónimo disse...

Isso é conversa de alguns esquerdistas ditos modernos, aqui pela Aldeia de Paio Pires fizemos sessões de esclarecimento, distribuímos propaganda nos mercados, nos estabelecimentos comerciais e pelas caixas de correio, colamos cartazes e colocamos faixas, debatemos sempre que tivemos oportunidade e apelámos à participação de todos para irem votar no dia 11, só que este trabalho desenvolvido em Paio Pires como acredito que terá sido desenvolvido em todos os lugares em que se encontrem camaradas e amigos do partido não aparece nas televisões, nas rádios e nos jornais, para a esquerda moderna isso não conta o que conta para eles é a televisão e em horário nobre de preferência, sinceramente espero que tenham feito pelo menos metade do nosso trabalho já será um bom sinal para domingo.

Na segunda-feira dia 12 para nós a luta continua, outros só voltarão a aparecer quando os holofotes se ligarem novamente.

poca disse...

sim!

Mário da Silva disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Mário da Silva disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Mário da Silva disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Mário da Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mário da Silva disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

bruninho, vai lá ver se já tens pentelhos.