2007-01-19

Dando de barato a questão da identificação de quem vota sim ou não, pergunto-me se é legítimo aterrorizar as pessoas na sua fé mais profunda. Afinal, a Santa Inquisição que desapareceu de Portugal em pleno século XIX, não está assim tão longe.

28 comentários:

Anónimo disse...

mais estupido do que isso deve ser dificil.

e como é que esse "Filho do Espirito Santo" sabe quem vota Sim ou Não?

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Mário da Silva disse...

Dando de barato que isto só poderia interessar aos Cristãos Católicos Apostólicos Romanos e que como calculo vocês não sejam não vos deveria sequer incomodar a mencionar.

Em todo o caso o Direit Canónico -- que só interessa aos Cristãos Católicos Apostólicos Romanos -- é claro em alguns assuntos e o pecado de omissão neste caso pode dar excomunhão, assim como o participar num aborto.

Claro que é natural que vocês não saibam que existe uma coisa chamada Confissão e, sendo a abstenção ou o voto no SIM pecados, deveriam ser confessados livremente e assim é muito fácil saber as coisas.

Antes de atirar leia um bocadinho.

Claro que, em último caso, isto é uma questão entre o crente e a crença.

Mesmo assim é uma parvoíce virem com este tipo de discursos serôdios desnecessários para os intelectuais ilustados.

Não é por aí que o NÃO poderá ganhar como não é pelo discurso das "coitadinhas" que o SIM poderá ganhar.

Se calhar alguma campanhazinha séria (i.e. explicando tudo e não só o que nos interessa) e adaptada aos mais velhos e aos menos cultos, que são infelizmente ainda a maior parte da população, não era mal pensada. Assim tipo, sem frases bombásticas de campanha publicitária.

E isto é válido para algumas pessoas de ambos os lados.

Até mais.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
joao figueiredo disse...

o anónimo cujos comentários tenho apagado já deve ter percebido que não me belisca absolutamente nada que me chame fascista por ter apagado comentários que considere ofensivo.

quanto ao mário da silva, ficámos a saber que LIBERDADE só se aplica aos não Cristãos Católicos Apostólicos Romanos

Anónimo disse...

o joão figueiredo diz que não se sente incomodado, mas voltou a apagar o comentário, pois sim és um fascista e nada mais que isso.
Se dizes que eu fui ofensivo, apenas me limitei a devolver a ofensa ao carlos, mas como já disse e volto a dizer, como partilhas a opinião do carlos ele pode chamar estupido que está tudo bem, como não gostas da minha opinião eu já não posso chamar estupido porque ofendo.
Tens cá uma moral que mete dó.

joao figueiredo disse...

não preciso de defender o carlos, mas existe muita diferença entre dizer uma uma atitude é estúpida e chamar estupido a alguém.

joao figueiredo disse...

..."dizer que uma"...

Anónimo disse...

podes camuflar como quiseres

Mário da Silva disse...

quanto ao mário da silva, ficámos a saber que LIBERDADE só se aplica aos não Cristãos Católicos Apostólicos Romanos

É uma atitude estúpida da sua parte estar a tentar colar-me desta maneira ao que eu até já critiquei.

Eu não o quero chamar estúpido ou burro que é para não me apagar comentário, mas se calhar "desatento" é mais apropriado e simpático.

Leia lá outra vez o que escrevi e desta vez com atenção.

Até mais.

joao figueiredo disse...

você é que precisa de ler com atenção o que escrevo. já lho disse mais de uma vez e volto a repetir-lo porque parece que ainda não atingiu.

onde é que eu o colei ao "não ao aborto"? a sua apreciação do meu post leva qualquer um a concluir que para si a igreja Católica Apostólica Romana seja apenas uma organização de opressão, em que o confessionário é um instrumento para manipular as populações. o que eu discordo, porque não confundo a igreja com muitos dos seus párocos, e até encontrei um exemplo feliz.

tenha tento na língua e vergonha na cara

Mário da Silva disse...

E eu a si aconselhava-o a não falar sobre o que não sabe.

Is the Pope's position on abortion binding on all Catholics?

Acerca da The Encyclical Letter Evangelium Vitae

Ninguém é obrigado a ser Católico Apostólico Romano (que há os Católicos Ortodoxos Romanos) nem é obrigado a pertencer a nenhuma outra organização religiosa mas pertencendo é evidente que tem de seguir o que a organização diz.

Ao contrário dos partidos políticos que são o que a gente vê. Nuns sítios dizem A e noutros já B é que é válido.

E se a sua última frase não é um insulto vou ali e já venho. Se calhar é melhor apagar o seu próprio comentário.

Até mais

Mário da Silva disse...

Ah! E mais uma coisinha.

A Igreja Católica Apostólica Romana não é democrática no sentido que fala ou não o tinha percebido?

A única demonstração democrática que tem é muito semelhante à das Ditaduras Comunistas, que são também a Profissão de Fé do seu partido -- mesmo que não o queiram assumir oficialmente --, e chama-se Concílio.

Até mais.

Mário da Silva disse...

Já agora

"não confundo a igreja com muitos dos seus párocos, e até encontrei um exemplo feliz"

Ser padre não é necessariamente ser pároco.

Tendo em conta as encíclicas papais recentes não sei bem se é um exemplo feliz ou se esse padre já é mais Professor de Filosofia do que Padre. É que o artigo é um interessante exercício de retórica filosófica mas de religioso tem muito pouco ou nada.

Até mais.

joao figueiredo disse...

que a igreja católica apostólica romana não é uma instituição democrática já todos sabemos há tempo demais. o que não quer dizer que determinados párocos, padres ou mesmo bispos não tenham um papel muito benéfico para as comunidades onde estão inseridos. aqui na Baixa da Banheira encontrará com muita facilidade quem lhe conte a importância que teve o Padre José Feliciano, mesmo entre os não crentes, e tb lhe posso referir que um padre no Lavradio recolhia em sua casa alguns antifascistas que estavam fugidos à PIDE. e isto é uma outra igreja dentro da "Igreja". mais recentemente tb apreciei algumas atitudos do Padre Pinto, um franciscano que durante uns anos esteve na Baixa da Banheira, ou do ex bispo de Setubal, D Manuel Martins (se bem me recordo do nome)

como vê, até aqui há a igreja e "a igreja", e há que não confundir as duas.


e quanto à fé, uma vez que para os católicos a vida tem início no momento da concepção, não tenho a menor dúvida que qualquer crente deve votar não, ou estará a pecar. o problema são os 2000 anos de história que estão para trás, em que a vida humana não era assim tão prezada. enfim, novos tempos, felizmente...



e quanto ao seu comentário
"E se a sua última frase não é um insulto vou ali e já venho. "

repito: tenha vergonha e tento na língua!

Mário da Silva disse...

"não confundo a igreja com muitos dos seus párocos, e até encontrei um exemplo feliz" - JF

Ser padre não é necessariamente ser pároco. - MDS

o que não quer dizer que determinados párocos, padres ou mesmo bispos não tenham um papel muito benéfico para as comunidades onde estão inseridos. - JF

Já percebi. Quer desconversar. Daqui já sabe que não leva nada. Quem lê percebe bem o que digo e o que você pretende dizer.

o problema são os 2000 anos de história que estão para trás, em que a vida humana não era assim tão prezada. enfim, novos tempos, felizmente... - JF

O mesmo se pode dizer do seu "comunismo" cuja história é bem mais curta e cujos acontecimentos vergonhosos não aconteceram à mais de 100 anos, mas são bem mais recentes.

Da Igreja Católica Apostólica Romana eu já ouvi o pedido de desculpa pelos seus mais altos dignatários.

Dos Comunistas que governaram meio mundo ainda não me pareceu ter ouvido nada. Se calhar temos de esperar mais 50 anos.

Tenha você vergonha por variadissímas coisas e mais tento na língua ainda antes de dizer tanta baboseira.

Já sabe. Apaga por achar ofensido e eu reescrevo noutro lado para as pessoas lerem a ofensa feita e pensarem por si mesmas. Ou até talvez transponha mesmo antes da censura.

Até mais.

joao figueiredo disse...

a sua insitência em afirmar que eu apago os comentários com os quais não concordo é patética. já reparou que se assim fosse eu apagaria a larga maioria do que aqui escreve?

diz que eu desconverso, mas afinal traz aqui a história mal contada. nunca ouviu falar de Kruschov, por para referir apenas um dos nomes mais mediáticos? e reparou que já muito antes do 25 de abril que o PCP defendia um regime multipartidário para portugal? e que contráriamente ao que muita gente tenta fazer passar, até fez por isso?

e para recentrar a conversa no que realmente estamos a discutir, já agora houviu falar de 17 a 18.000 abortos por ano em portugal?

vamos lá a ter calma

joao figueiredo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

AH AH AH o mário da silva escreveu "parte inserta" e depois diz que o Nuno Cavaco é que dá erros ortográficos AH AH AH

Mário da Silva disse...

Fantástico! Um caceteiro e ainda por cima ignorante já que eu nunca critiquei ninguém pelos erros ortográficos. Isso foram outros.

-----------

Já agora, caro João, onde encontrou esses fantásticos números? Eu não os conheço. Conheço estes mas não devem ser do seu agrado.

Anónimo disse...

Tu mário da silva, tu e o av1 são do mesmo bando, por isso foram vocês vai lá aprender a "insertar" AH AH AH

Anónimo disse...

Mário Silva, não é Católico e nem sequer religioso. Percebe-se que tem falta de Catequese... é mais um herege como os demais pecadores que aqui escrevem.

Que a Santíssima Trindade vos salve do Purgatório.

Anónimo disse...

mas o mário da silva sabe "insertar" em "parte inserta" lolololololololol aprende a escrever

Mário da Silva disse...

O Blogger hoje, enfim[1]...

Quando fecharem os vossos caceteiros nas respectivas casotas volto. Só não o fazem se isto vos der jeito[2].

Até lá, passarem bem.

Depois não digam que eu é que sou chato e mal educado e etc e tal e coiso[3].

Quanto aos anónimos e quejandos tenho de usar uma linguagem que eles entendam, coitadinhos:

Desejo-vos umas boas e santas inserções no sítio que vos fôr mais agradável...

Até mais


referências:
[1] http://reason.blogsome.com/2007/01/24/o-blogger-fede/
[2] http://reason.blogsome.com/2007/01/23/sobre-os-anonimos-os-insultos-e-os-caceteiros-de-servico/
[3] http://reason.blogsome.com/2007/01/09/cacetitismos-e-caceteiros-e-outros-agentes/

joao figueiredo disse...

não está a ser nada caceteiro, pois não? ou é o seu estilo que não é "redondo, polido e políticamente correcto"?

os números estão no site da Associação para o Planeamento da Família

Anónimo disse...

o mário da silva gosta de ser inserido "correctalmente" AHAHAH, ah eu queria dizer correctamente, politicamente claro

Mário da Silva disse...

E baseados naquele estudo fantástico?

Nem me faça rir. Leu-o? Sério? O foi só a última página?

Eu li e comentei-o. Se lhe apetecer pode ir lá e contrapôr.

Até mais.

Nota: Vá tendo atenção ao nível dos caceteiros do seu blog. É democrático, sim senhor. Se de repente isto começar a tornar-se novamente num Alhosvedrense como já aconteceu uma vez não se admirem. Por mim bem podem falar para as paredes.

Anónimo disse...

nota-se seu "insertado"