2007-01-04









Segundo o dn, o ano de 2007 terá na agenda, como tema fundamental, as alterações climáticas, para além disso e, passo a transcrever: "Consequência disso, ou não, a última conferência da ONU sobre o clima (a COP 12), que reuniu dirigentes de 180 países no Quénia, em Novembro, conseguiu consensos sobre alguns pontos importantes considerados difíceis. Entre eles, a criação do primeiro imposto global para um Fundo de Adaptação no combate ao aquecimento global. O fundo está decidido, resta encontrar a entidade internacional que vai geri-lo. Este é um dos temas quentes para a próxima COP, em Bali, Indonésia, em Dezembro. ", ora bem, já faltava. Então vamos pagar um novo imposto para combater o aquecimento global. Tudo bem.

Também podemos ler: " 2007 é ainda o ano do novo relatório do IPPC, o painel de peritos que no âmbito da ONU estuda o clima. E se antes não havia certezas, seis anos depois, o IPCC já não tem dúvidas: a responsabilidade do que está a acontecer é do Homem. Resta saber que efeitos terá esse veredicto. ", o que também é engraçado.

Como podem constatar já existem certezas. Existe aquecimento global, com números e tudo (em cerca de 150 anos, 0,8ºC no máximo e 0,4ºC no mínimo, independentemente que regiões, como o Vale do Nilo tenham arrefecido 1,1ºC e independentemente dos aparelhos de medição e dos locais de medição) e o grande responsável é o homem, por isso, eu e você temos de pagar um imposto a "alguém" que nos irá salvar. Esse imposto será pago com base no princípio do poluidor-pagador que é justo, muito justo e será gerido por uma entidade internacional (fico mais descansado).

Só para terem uma ideia da falta de informação. Em conversa com alguns professores de ciências, perguntei o que achavam sobre o aquecimento global, ao que todos responderam que era alarmante, o degelo, o aumento do nível do mar, enfim, era preocupante. Perguntei também qual era o aumento de temperatura registado e como é que esses dados tinham sido recolhidos. Ninguém sabia responder, apenas sabiam a lenga-lenga do costume. Quando dei a minha opinião, esta não foi tida em conta. Só passados alguns dias, um, e apenas um, me pediu mais informação. Hoje já envia mail´s para os colegas a alertar e a sugerir cautela. E é isso que sugiro, cautela e questionem o que não se lhes apresenta com provas, como o aquecimento global.

A verdade está escondida e é sempre questionável ao contrário do que Al Gore apregoa. Vejam se viram esta verdade. No dia 30 de Dezembro de 2006, registou-se – 5 ºC em cima dos poços de petróleo da Arábia Saudita. Mais "noticioso", no Irão registaram-se temperaturas negativas até – 29,4 ºC! Em Bagdad registou-se 0ºC. Pois é, esconderam, porque esta notícia não possibilita a criação de impostos e nem facilita a difusão da energia nuclear.

4 comentários:

Anónimo disse...

Imposto, sim senhor, está bonito. Pagamos por tudo a alguns gulosos.

Papoila disse...

Sr. Nuno Cavaco

Eu não sou de maneira nenhuma perita em Aquecimento Global, no entanto, esta questão que tem levantado muitas divergências, deverá ser analisada com atenção.

Por aquilo que a experiência do dia-a-dia me diz, e por aquilo que observo desde há uns tempos para cá quer em notícias quer em alguns registos meteorológicos, a questão do aquecimento global, não diz só respeito ao problema das temperaturas serem baixas neste momento nesses locais.

É verdade que tais temperaturas foram registadas, mas compare as médias anuais ao longo dos anos. Caso desconheça como se calcula uma média, tal medida de tendência central pode ser calculada com base em valores muito acima e muito abaixo. Por acaso verificou a temperatura nesses mesmos países no Verão?

Esta questão do aquecimento é responsável por grandes alterações na metereologia, levando a que surjam situações extremas: isto é, temperaturas muito baixas, temperaturas muito altas, períodos de seca alternando com alturas de muita chuva, tornados, furacões e tempestades tropicais,...

Factos são factos e há coisas que não se podem ignorar.

Anónimo disse...

Informe-se melhor papoila, a Terra já sofreu aquecimentos médios bem superiores ao actual e de facto já começamos o processo de arrefecimento.

nunocavaco disse...

Cara Papoila

Colocou bem a questão, mas a minha intenção era demonstrar que algumas noticias não são passadas na comunicação social.

Quanto ao que referiu:

1) Concordo e constata-se que neste momento existem perturbações no nosso clima. Não sei é qual é a percentagem de responsabilidade do homem nesta constatação.

2) Não existe aquecimento global. Se umas regiões arrefecem e outras aquecem, onde está o global? Para além disso os valores apontados como aumento de temperatura são insignificantes e medidos por termómetros. Os satélites, que obtém uma "visão" global indicam outra realidade.

3) Penso que está a haver aproveitamento da questão ambiental por lobbys que nada têm que ver com ambiente mas sim com a instalação de uma sociedade do medo, onde se cobram impostos, difunde energia nuclear e se veda o caminho do desenvolvimento ao terceiro mundo.

4) Penso que produzimos e consumimos demais e deviamos mudar o nosso comportamento. Aí sim, estavamos a conribuir para o equilibrio do planeta.

5) Devemos questionar, até mesmo as médias que falou. Sabe que um termómetro numa cidade regista temperaturas superiores às do campo envolvente? Esse fenómeno, a ilha de calor urbano, influência s temperaturas globais e não reflecte a realidade, nem pouco mais ou menos e a maior parte dos termómetros está em cidades. Portanto a média vale o que vale, depende da qualidade dos dados.

Cumprimentos papoila