2007-01-10

Pode ler-se aqui,

Alhos Vedros: CDU votou contra o debate da Despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez- o que não é verdade.

Nunca a CDU votou ou votaria contra o debate da Despenalização do aborto tal como os autarcas eleitos pelo Bloco de Esquerda por Alhos Vedros afirmaram. O que a CDU fez, tal como se pode ler mais à frente no comunicado do Bloco de Esquerda, foi votar contra uma moção do Bloco de Esquerda, para que fosse a Assembleia de Freguesia de Alhos Vedros a promover o debate, aliás apresentaram a mesma, ou uma moção semelhante, em tantas outras Assembleias de Freguesia. É entendimento da CDU que cada partido, cada movimento, tem a sua agenda política e não é o Bloco de Esquerda que a tem de marcar, o que aliás é prepotente. Por isso a CDU votou contra.
Na Assembleia de Freguesia da Baixa da Banheira, a CDU votou favoravelmente à moção porque o Bloco retirou o parágrafo que referia que devia ser a Assembleia de Freguesia a fazer os debates.
Considero que os autarcas eleitos pelo Bloco de Esquerda faltaram à verdade e não se preocuparam minimamente com o “debate”, apenas quiseram atacar mais uma vez a CDU e o PCP. Falam em verdade, mas o título do seu comunicado é falso e demonstram claramente que a energia que gastaram e gastam a atacar a CDU/PCP podia ser encaminhada para tentar realizar os debates que referiram. Utilizaram expressões como sectarismo caduco, referindo-se à CDU, e não nos enganemos quem utiliza estas expressões não quer dialogar.

No passado Domingo, na Pluricoop da Baixa da Banheira participamos na apresentação de uma Comissão do Concelho da Moita do “em Movimento pelo Sim”, porque defendemos de uma forma permanente a maternidade e paternidade responsável e consciente, lutando por educação sexual nas escolas, uma rede de planeamento familiar funcional e abrangente a nível territorial, por protecção social em sede de leis do trabalho e de segurança social e por políticas de protecção ao trabalho com direitos. Aliás foi o PCP em 1982 o primeiro partido a promover o debate e por isso, pensamos que não é legítimo que nos ataquem desta forma.

O mais importante agora é o esclarecimento das pessoas e não a guerrinha partidária com vista ao aumento dos votos. E escrevo agora porque o referendo foi marcado e as forças que se batem pelo não andam aí. Para termos ideia, basta escrevermos num motor de pesquisa, IVG e vamos ver que até bancos como o BCP estão envolvidos e a tentar que o "Não" vença.

Trabalhemos mas é para que o "Sim" ganhe para que as mulheres não continuem sujeitas a julgamentos e penas de prisão até 3 anos e que o aborto se continue a fazer em condições de insegurança e em vãos de escada, colocando em risco a sua saúde e a sua própria vida.

9 comentários:

Anónimo disse...

Isto é um comunicado da CDU ou o multiusos já usa o plural para falar de si?
E votar contra uma proposta de discussão de um tema, só porque é do Bloco, deixa de ser votar contra?

Anónimo disse...

Ah! É uma questão de agenda. Pois. Protagonismos.

Ainda bem que assim o NÃO ganha outra vez.

Anónimo disse...

Não se votou contra uma proposta da discussão de um tema, votou-se contra a discussão ser fomentada pela assembleia de freguesia.

Se o Não ganhar outra vez a inteira responsabilidade é do Bloco e do PS porque não tiveram coragem política para alterar isso na ASS. República e assim, vão gastar uma pipa de massa aos portugueses e possibilitar que o Não vença outra vez.

Porque é que não fizeram um referendo para a entrada na CEE ou para a moeda única, não interessava, não é. Agora interessa.

aldeia-pp disse...

O PS e o BE em vez de mudarem a lei na Assembleia da República, preferiram o referendo por uma questão de agenda, não estava em causa a legitimidade politica ou sofrimento das mulheres, para eles o mais importante era marcarem o seu calendário político, o PS assim pode dar uma ideia que até de esquerda, parece que o Sócrates vai fazer o frete de votar Sim e o Bloco encontra neste referendo o espaço que cada vez mais lhe tem faltado na comunicação social infelizmente à conta destes caprichos de agenda milhares de mulheres sofreram e outras foram perseguidas, por isso o esforço de todos é importante para resolver esta situação definitivamente, mesmo que tenhamos que levar com o aproveitamento da esquerda dita moderna, mas com isso podemos nós bem, a penalização das mulheres é que não pode continuar.

poca disse...

a ver vamos...
ainda há por aí muita gente a afirmar com orgulho que vai votar não!

(recebi hoje um mail de resposta a um mail que te tinha mandado há bué!... só para saberes quem sou... schiu..)

Anónimo disse...

engraçado, a opinião do povo só interessa quando dá jeito.viva a demoKracia

isabel mendes ferreira disse...

Nuno.







obrigada.


abraço. forte.


e tb para o H.L.

isabel mendes ferreira disse...

olá Nuno

retribuo o desejo...:))))


e sim HL...


a Y é tb o Pyano....

_______________beijos. aos dois.

Iasnara disse...

Diante do conflito político, espero que a coerência saia vencendora. O aborto não é algo que me agrada, mas há situações diversas. Hoje, não seria a favor. Boa Semana. Bjos.