2007-01-05

Em Fevereiro vai realizar-se uma Mostra de Cinema e Vídeo Lusófono no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, “inteiramente dedicada à Musica por ser este um território privilegiado de comunicação entre o espaço lusófono e um dos mais profícuos. Serão apresentados trabalhos de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Cabo Verde”

Na Baixa da Banheira, terra criada do ajuntamento de gentes provenientes de múltiplos pontos do País, maioritariamente do Alentejo, Algarve e Beiras, e fonte de emigração, mormente nas décadas de 60 e 70 do século passado. "Município da Moita. A ½ hora da baixa de Lisboa. A 10 minutos a pé do Vale da Amoreira, numa zona onde a palavra lusófonia saiu dos discursos e anda na rua."

“O vídeo não acabou com o cinema, o vídeo democratizou o cinema.

No contexto da Lusofonia, o advento do digital, aliado ao despertar cultural nas novas tecnologias das nações africanas de expressão lusófona, a consagração internacional do cinema brasileiro e a efervescência das produções independentes portuguesas, criaram uma fertilidade de autores e obras que justificam todo o esforço de programar e mostrar trabalhos e novos talentos do vídeo e do cinema falado em português."


Mais informações, programação, e grande parte das palavras escritas neste post (o adiantado da hora tem destas coisas) podem ser encontradas no blog da Mostra de Cinema e Vídeo Lusófono.

2 comentários:

Anónimo disse...

Se ainda vivesse por essas bandas, não faltaria. Abraço!

MoonnooM disse...

Caríssimo Nuno Cavaco,
Desde já, um agradecimento à visita que fez ao meu humilde blog! heheh :) É uma pena que não acredite no Pai Natal!:p
Quero também desejar um Feliz Ano Novo, e tudo de Bom!!:)
Sempre que tiver oportunidade passarei pelo vosso blog. Escolhi este, mas visitarei também o outro onde o Nuno escreve.

Bem Haja a todos! Sejam Felizes!:D