2007-01-11



Macedo (o invejado)

Esta questão sobre o ordenado de Paulo Macedo (Director Geral dos Impostos) está a despoletar na sociedade portuguesa uma nova discussão acerca do nosso valor real como trabalhadores e qual a melhor maneira de lidar com isso.
Por um lado está o facto dele ser português e exercer um cargo público de responsabilidade para o pais e não o fazer de forma despretensiosa em nome dos valores e da nação, que já só por si, seria uma grande honra para ele. E do outro lado está um gestor "da área" com um curriculo invejável, cobiçado por qualquer grande empresa, as quais não hesitariam em lhe dar o referido ordenado.
São estes dois factos que tornam a questão polémica, pois por um lado queremos pagar menos e por outro ter os melhores. No fundo todos somos economistas de bancada e achamos sempre que nos estão a tramar (eu sei que temos que sobra para pensar assim!), mas o facto de ter acontecido no seio do governo deste pais tem só por si a ironia do destino dele próprio (governo) ver-se nu! Pois ao contrário da velha máxima de "apertar o cinto", surge a nova máxima de "incentivo para quem tem mérito" dita por João Cravinho. É esse mérito que existe em muitos de nós que somos explorados a favor do lucro de quem não o merece e nos incentiva com palmadinhas nas costas ou com o Medo da Crise e de mesmo assim conseguir fazer furos num cinto que já nos faz num oito. Se provas existem, de que quem deve gerir determinados cargos públicos, deve ter formação e provas dadas na área, outro caso de sucesso entre nós é o da TAP. De uma falência anunciada a uma empresa de sucesso a nível europeu foi um passo, esse dado através de Fernando Pinto, brasileiro e presidente executivo da TAP (com escola na Varig).
Como dizia José Pinto, professor do INSEAD, no programa Grande Entrevista de Judite de Sousa "Não existem maus trabalhadores, existem sim, maus dirigentes", dando o exemplo do Luxemburgo que conta na sua mão-de-obra com 30% de portugueses bem pagos. No dia seguinte, José Pinto (não queria que o tratassem por Dr, achava isso piroso) ia dar uma palestra a grandes empresários portugueses. Só espero que eles conjuntamente com o governo, aprendam alguma coisa com estes acontecimentos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Poderá o Banheirense por favor enviar esta Mensagem para o Conde de Alvor, em Moitanopoder@blogspot.com?
O assunto refere-se a

Quarta-feira, Janeiro 03, 2007
Feliz 2007!

Boa tarde caros visitantes!... Conde de Alvor

Muito obrigado.
*******************
Senhor Conde de Alvor,
Excelência,
Li com muita atenção o seu oportuno e registo reparo à presença de um determinado cidadão na Festa de Aniversário do Vereador Luis Nascimento.
Concordo consigo:
Isso é inadmissível, direi mais, é coisa nunca vista!
Assim, e para que eu próprio não venha involuntariamente algum dia a colocar o meu pezinho em ramo verde, queira Vossa Excelência comentar em seguida, por favor, a Lista exaustiva dos Aniversariantes a cujas Festas e Convites se pode aderir, bem assim como a Lista Negra oposta daqueles a quem se deve dizer que não.
Reconhecido e obrigado,
de Vossa Excelência com muy respeitosos sentimentos,

sempre venerando
Perguntador

joao figueiredo disse...

compreendo perfeitamente o seu ponto de vista, e até sou capaz de concordar consigo. não percebo é o motivo que o leva a deixar aqui este repto, e não deixa o recado "em mão própria" na caixa de comentários do dito conde.

Anónimo disse...

Caro Senhor João Figueiredo,
Boa Tarde,
Obrigado pela sua opinião solidária.
Só que eu sou um pouco nabo nestas coisas da Web, e fiquei assustado com a complexa problemática imposta em http://moitanopoder.blogspot.com/ para se poder comentar.
Logo de imediato, o Blogger não está de meias, e vá de nos nomear.
Depois, em alternativa diz-nos " Sign in with your Google Account".
Sabe, 33 anos depois do 25 de Abril de 1974, crê-se ver despontar por aqui, por acolá, as garras de um novo partido, o Partido Da Máfia, sigla simplificada PDM.
E vai daí, com ameaças de vário género, o pessoal sente-se por vezesa marchar como se pisasse um campo do Sul do Líbano.
E, honra seja feita, em http://banheirense.blogspot.com/ será seguramente diferente.
daí, o pedido do favorzinho.
Obs.: As referências a si (não nos conhecemos) e ao vosso Blog são francas, e respeitadoras.
Cordialmente
Perguntador