2007-01-07



"Os fundos inicialmente previstos para o programa Proqual foram reduzidos, no decorrer da Operação de Revitalização Urbana da Vila da Baixa da Banheira. Dos 29, 6 milhões de euros anunciados pela Administração Central, foram disponibilizados apenas 10,5 milhões de euros, obrigando assim a Câmara Municipal a deixar de fora um conjunto de projectos importantes, cujo valor se estima em 12 milhões de euros.
Ficam assim a aguardar financiamento a construção do JI da EB1 Baixa da Banheira n.º 4 e respectivos arranjos exteriores, no Vale da Amoreira, e do JI e ATL da EB n.º 5, e arranjos exteriores, na Baixa da Banheira, bem como os arranjos exteriores da EB1/JI do Vale da Amoreira. Inseridos na ORUVBB estavam também a construção do Centro de Treinos de Atletismo, previsto para o Parque José Afonso, na Baixa da Banheira; o Pavilhão Gimnodesportivo, na Quinta da Carvalheira; e a construção do ginásio, bancadas e bar no Campo de Futebol do Vale da Amoreira. Em situação idêntica, estão os projectos municipais de ampliação da Biblioteca Municipal - Pólo do Vale da Amoreira, a 2ª fase do Reperfilamento da Av. 1ª Maio, a 5ª fase do Parque José Afonso, na Baixa da Banheira, bem como a requalificação da Zona C do Vale da Amoreira que inclui o Polidesportivo das Fontaínhas e os arranjos exteriores.
A Câmara Municipal continua empenhada em encontrar formas de financiamento que garantam a concretização daqueles projectos essenciais à requalificação da Baixa da Banheira e do Vale da Amoreira."


Fonte/imagem:http://www.eb1-baixa-banheira-n2.rcts.pt/escola.htm

Aqui constata-se que as obras do ORUVBB não foram terminadas. Mais, constata-se também que dos 29,6 milhões de euros apenas 10,5 milhões de euros foram disponibilizados ou seja, mais ou menos 1/3, pelo que este quebrar de compromisso por parte de quem nos governa prejudicou gravemente as populações do nosso concelho e particularmente as da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira.

3 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada pela sua visita ao meu blogue.

No seu, fico a conhecer aquilo que não conheço presencialmente.

Continue no seu trabalho de divulgação.

Com amizade

Alexandra Caracol

Mário da Silva disse...

"A Câmara Municipal continua empenhada em encontrar formas de financiamento que garantam a concretização daqueles projectos essenciais à requalificação da Baixa da Banheira e do Vale da Amoreira." - CMMoita

Concordo com tudo, sim senhor. Sem dinheiro não se fazem coisas.

O que me preocupa é a frase acima já que a prática vista e demonstrada é sempre a mesma... mais betão, mais favores, mais compromissos, mais insustentabilidade a médio e ongo prazo.

É o famoso "Salto em Frente" que tem dado os excelentes resultados que se podem vêr em Portugal e que são amplamente usados lá fora (agora até para os novos países do alargamento) como exemplo do que não se deve fazer.

Triste mas real, por mais que se queira empurrar a porcaria para debaixo do tapete.

Até mais.

Até mais.

Anónimo disse...

Existem alguns que não querem perceber. O Brocas no seu blogue atribui a responsabilidade das obras a quem atribui o dinheiro. Brocas a atribuição de dinheiro foi feita mediante a apreentação de um projecto, que no caso era excelenete e foi apresentado pela CMM. O governo não cumpriu com o que aprovou e não chegou a atribuir a totalidade das verbas.