2007-01-09

"A jovem Vânia veio da Bulgária para viver em Portugal à procura da sua independência e de realizar um sonho de uma vida melhor. Passa por medos e esperanças, enquanto tenta encontrar respostas para as grandes decisões da vida. Quando começa a viver em Espanha, apercebe-se, de repente, do seu isolamento e que se encontra num ciclo típico de dependência. Este filme é sobre a emigração de uma perspectiva feminina. É sobre crescer e adiar a vida, enquanto se espera que um dia as utopias da Europa se realizem." Esta é a sinópse do filme “Waiting for Europe” que será apresentado na Baixa da Banheira, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, no proximo dia 12.

Após a exibição haverá espaço para um debate com a realizadora Christine Reeh, com Amândio Coroado, professor do Departamento de Cinema da Universidade Lusófona e produtor, e com Conceição Loureiro, chefe da Divisão de Inclusão Social da Câmara Municipal de Setúbal.

À atenção dos espectadores: a Crim Produções está a promover dois concursos de crítica a este filme. Um concurso destina-se a estudantes do Ensino Secundário e Ensino Superior, e outro destina-se a todos os emigrantes que residam em Portugal (“Novos Residentes”).

Para finalizar, deixo aqui uma nota que infelizmente tende a repetir-se: não custa nada informar de que o Fórum Cultural José Manuel Figueiredo está localizado na BAIXA DA BANHEIRA, Concelho da Moita. É que a referência “Moita” é muito vaga para quem não nos conhece, e esta iniciativa até é divulgada pelo Observatório da Imigração. Da Moita ao Fórum ainda são uns quilómetros e ninguém gosta de ser enganado e ter que andar por aí perdido, de noite, à procura de uma placa a indicar "Baixa da Banheira"...

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pelo interessante blog.
Continuem com o bom trabalho.

Anónimo disse...

Estou cansado de pregar aos peixes, no meu caso ás estrelas,
a Terra Singular só interessa para ir buscar o voto.
O resto na terra das touradas é que reside o poder de atracção.
Deve ser dos bois!