2006-03-22

Dia Mundial da Água

Aqui não existe alternativa, não existe outra forma sequer de me exprimir. Aqui doi pensar no que se passa pelo mundo e em Portugal. A água é um bem essencial à vida. A água é um direito que possibilita a existência. A água é caracterizada por uma curva da oferta e da procura independente dos custos e ganhos da mesma, ou seja, como é necessária à vida, a sua procura é garantida e reforçada pelo facto de todos precisarem dela. Como a pagamos, esta deve ter um "preço" baixo de forma a que as nossas necessidades possam ser satisfeitas. O problema é que a água é o "ouro branco", é o petróleo do século XXI, é por isso cobiçada. Os donos do dinheiro "ambicionam serem os donos da água", para poderem cobrar o que quiserem sobre um bem necessário e que é procurado por todos e por isso deve ser de todos nós. A água por tudo isto deve ter uma gestão pública e esta deve ter como objectivo o abastecimento de todos a preços que todos possam suportar. Uma vez, um presidente dos Estados Unidos queria tributar o consumo de ar o que é rídiculo, injusto e uma afronta à humanidade, mas o que se tem feito com a água não é muito diferente. Existem aldeias inteiras sem acesso a água potável, mas também existem casos em que os governos defenderam o interesse da humanidade, caso da Holanda que tornou inconstituicional a privatização da água. Em Portugal isso não é possível, com um primeiro ministro adepto das privatizações e um presidente da república que não concorda com o que jurou defender (aconstituição) tornar a inconstituicinal a privatização de água, nem em sonhos. Mas, o caso é sério, muito sério e passa a barreira da constituição. Num pais onde não se criaram em muitas regiões do interior condições para o abastecimento de água, como é que o governo vem agora, passados tantos anos, afirmar que temos de racionalizar consumos e aumentar preços porque muitos portugueses por vezes não têm acesso a água é uma barbaridade, e uma injustiça. A responsabilidade é de quem não fez, ou de quem sofre com isso? Pensem nisso.

5 comentários:

Anónimo disse...

A água é essencial á vida, é de todos e não é de ninguém, como tal ninguém tem o direito de se apropriar do que é de todos, ninguém tem o direito de se apropriar da vida e cobrar por isso.
Não foi só nos Estados Unidos que quiseram taxar o ar, também já quiseram em França e no Japão.
É no minimo absurdo e desumano.
O que vai acontecer a quem não tiver dinheiro para pagar a água aos preços elevados que são cobrados quando existe privatização? Quem é pobre deixa-se morrer? Ou vamos fazer uma "água dos pobres" á imagem do que acontece com a sopa e bens alimentares?
Atenção que eu sou a favor da distribuição de alimentos a quem tem carências, muito a favor mesmo, não sou a favor é que se crie ainda mais pobreza, nem que se crie a necessidade de mais ajudas.

nunocavaco disse...

Quem fala assim não é gago. Tenho impressão de que gosto mais do comentário do que do post.

Anónimo disse...

O post inspira o comentário :)

nunocavaco disse...

Água para todos

Anónimo disse...

Nuno Cavaco, já não vale a pena lutar pela água. Temos de lutar é pelo Sol. É que se arranjam contadores e depois privatizam, acaba-se a água para todos. É que isto não é tudo como os mercantilistas querem. A terceira lei da termodinãmica, a entropia, demonstra que a natureza recusará tal excesso...