2006-03-16

A verdade será sempre acessível, quando os olhos, ouvidos e mente estiverem abertos para amar. Só a verdade pode salvar um mundo em estilhaços e, talvez por isso, Ursula Rucker ao terceiro disco se tenha virado para as raízes onde a sua poesia cresce e a música se confunde com a verdade da História negra, Prince, Marvin, Stevie, Gil Scott-Heron, Coltrane, James Baldwin, Brown, Basquiat ou Frida Kahlo. Todos são convocados, mas continua a ser a voz de Ursula a revelar o segredo que se descobre nas palavras que vão do fundo da alma ao fundo da História. O seu novo álbum “Ma´at Mama”, invoca o princípio da antiguidade egípcia que estabelece o equilíbrio e ordem universais através da verdade. E Ursula Rucker despe o mundo com as suas palavras, como despe a sua música para encontrar, hoje, a verdade das suas raízes.

Recorrendo aos conhecimentos do baixista, produtor e compositor Anthony Tidd (elemento da comunidade M-base do saxofonista Steve Coleman), como de outros novos elementos conspirativos da comunidade electrónica, “Ma’at Mama” cruza hiphop, soul, jazz e percussões afro, no mais crú e directo dos três álbuns da poeta-cantora. A “supa sista” tornou-se “Ma´at Mama”, mas não perdeu a capacidade de cantar a alma do mundo, como se da sua própria falasse.

Depois de um excelente segundo álbum, Ursula Rucker regressa com “Ma`at Mama” que, embora continue a evidenciar a natural tendência para o spoken word, apresenta-se como um disco ainda mais urbano, utilizando da melhor forma balanços instrumentais hip-hop, downtempo e jazzy. Liricamente Ursula continua “sem papas na língua”. Os temas abordados nos discos anteriores continuam a servir de mote para grande parte dos “poemas” de “Ma`at Mama”, designação retirada de um antigo princípio Egípcio, “a fundação da ordem e balanço universal”. Racismo, pobreza, emancipação da mulher, capitalismo, mentira, hip-hop, amor e sexualidade, são alguns dos temas que explora no decorrer dos 15 temas do disco, através de um discurso “cru”, por vezes muito duro, mas sempre “verdadeiro”, que retrata as suas próprias vivências e funciona como um autêntico manual.

Pelo meio, existem ainda passagens por alguns dos mais recentes êxitos da música “negra” mainstream («Hot in Here»-Nelly e «Hollaback Girl»-Gwen Stefani, por exemplo), bem como algumas referências nostálgicas das raízes do hip-hop (“When hip-hop was funky ... when hip-hop was life”, em «Church Party»).

Uma última nota para o tema “Libations”, onde Ursula Rucker cita uma enorme lista de “personalidades” e figuras, nossas antepassadas, pedindo-lhes para “olhar por todos nós”. Nessa lista encontramos Amália e Fernando Pessoa.

Se puderem, não deixem de ouvir, porque vale mesmo a pena.


Helder Luis

13 comentários:

Anónimo disse...

Foi o Helder Luís que escreveu a nota de imprensa de apresentação do album da Ursula Rucker?!! Curioso...

nunocavaco disse...

A seguir com muita atenção.

Anónimo disse...

Eu não escrevi a nota de imprensa, este é um resumo de 3 textos escritos sobre Ursula Rucker, eu apenas fiz a ligação e acrescentei algumas palavras minhas, com o objectivo de divulgação duma cantora excelente.

Anónimo disse...

A Ursula Rucker actua hoje ás 22.30 no Lux Frágil em Santa Apolónia.

Anónimo disse...

Bom gosto musical.
O problema é ir ao Lux Frágil...
Aquilo é muito, muito...
Sei lá...

Anónimo disse...

É mais fama que outra coisa em relação a esse sei lá.
É quanto a mim o ambiente mais heterogeneo que conheço em Lisboa, é talvez o unico sitio sem um dress code, tanto vemos alguém de fato e gravata como um "excêntrico"
cheio de piercings e cabelo ás cores, é um sitio não discriminatório, ainda a juntar uma sempre decoração muito original e uma música que foge aos ambientes mais comerciais.
Eu gosto bastante.

joao figueiredo disse...

associo o som desta senhora ao tricky, principalmente ao Angels With Dirty Faces

Anónimo disse...

Tricky gosto muito, o meu tema preferido é : She makes me wanna die

Anónimo disse...

jarhead conheço bem os disposable heroes, era uma das bandas que eu gostava muito e ainda gosto

AV disse...

Das gajas mais feias que já vi.

AV2

joao figueiredo disse...

nota-se que o AV2 não anda de metro
:D

Anónimo disse...

bem verdade João, é cada uma :)

Anónimo disse...

AV2 a Ursula pode não ser linda mas, em compensação tem uma voz linda e a sua música é excelente pelo menos para o meu gosto:)
Por outro lado temos por aí muitas girls bands e outras tais que são lindas mas vocalmente e musicalmente são HORRIVEIS:)
Como tal prefiro deliciar-me com a voz e música de Ursula Rucker.