2006-03-13


Mente Brilhante

António Ribeiro, um dos maiores geólogos a nível mundial. Uma inteligência fora do normal e uma sagacidade nada comum. É com orgulho que lhe presto esta pequena homenagem, orgulho por ser português e orgulho por ter privado com ele. Ainda me lembro quando lhe mostrei um mapa e ele pasmo e admirado viu em 3 segundos o que eu não vi com três semanas de trabalho. António Ribeiro revolucionou e vai continuar a revolucionar as ciências da terra. António Ribeiro é português.

11 comentários:

AV disse...

Olhe, eu fui aluno de um saudoso Director dos Serviços Geológicos, onde ele nos chegou a levar para termos aulas.
Lá por isso... e até fiz um trabalho sobre tectónica de placas, veja lá, em 1983 usando fotocópias a cores da primeira casa que as fazia em Lisboa, mesmo na Xerox.
Mas felizmente o professor em causa nunca deu com nenhum erro meu em tão pouco tempo.
Sorte a minha.

AV1

Anónimo disse...

António Ribeiro um dos melhores Geólogos do mundo, infelizmente em Portugal só é conhecido no meio académico, nos Estados Unidos por exº é muito conceituado e respeitado.
Eu falo disto porque infelizmente tem sido uma regra, os melhores cérebros de Portugal são mais reconhecidos lá fora do que cá dentro, alguns então só conseguem trabalhar fora porque cá tiveram a sua progressão cortada dou o exemplo, de António Damásio talvez o melhor neurologista do mundo e teve que ir para os Estados Unidos, em boa hora para ele e para a ciência.

nunocavaco disse...

Uma das poucas coisas de que me orgulho realmente e que me deixam vaidoso é ter trabalhado com este génio. Teimoso como tudo, mas humano. Aliás o nosso relacionamento começou muito mal, ele implicava muito comigo. Fez-me uma entrevista em que me humilhou e muito. Então, o que não sabia fui estudar e surpreendi-o por duas vezes com respostas (conseguidas com estudo e muito) que alguns geólogos não as sabiam dar e ganhei um pouco de respeito. Mas é sem dúvida um dos maiores cientistas portugueses de todos os tempos. Filho de Orlando Ribeiro, o maior geógrafo português e de Susane Daveau uma das melhores em portugal, só podia dar nisto. Ao falarmos de ciência com António Ribeiro sentimo-nos pequenos, muito pequenos, mas se falarmos de outras coisas vemos traços de humanidade. Recordo-me quando ele me indicou um trabalho e eu argumentei, mas eu nunca fiz isso, ao que ele respondeu- já foste para a cama com alguma mulher- uma vez teve de ser a primeira.

nunocavaco disse...

Falta aí o melhor físico português, o Mário (esta é a brincar- private entre mim e o hélder)

Anónimo disse...

sim o Mário claro, esse futuro génio da humanidade, deixa-o voltar de França :)

Anónimo disse...

Tás a brincar jarhead mas por acaso o nosso amigo Mário viveu muitos anos em Alhos Vedros, actualmente reside em França, é engenheiro fisico e faz parte dum projecto de investigação numa Universidade Francesa.
Se por acaso estavas a pensar em alguma outra figura enganaste-te jarhead, estavamos mesmo a falar dum amigo nosso.

Anónimo disse...

Estamos todos calmos, aliás é sempre com calma e com um sorriso que falamos dos nossos amigos, como o que foi mencionado acima.
Eu percebi que AV era de Alhos Vedros, por isso mesmo até referi que esse nosso amigo lá viveu muitos anos, e espero jarhead que sejas realmente Benfiquista :)

Mário da Silva disse...

Mários há muitos, eheheh.

Eu até tenho o link para um outro mário bem lá no meu blog, nas "Ligações".

Mas teve piada. Os mais incautos até podiam pensar que estvam a falar de mim ;)

Até mais.



PS: JFigueiredo, em relação àquele email... já lá estão. N'O Plano só se falarem do PDM. S e puderem pôr o(s) link(s) óptimo, se não tudo bem na mesma. Obrigado.

Anónimo disse...

Mário da Silva garanto que não era de si que falávamos, fiquei sim com a sensação de que alguém possa ter pensado que sim :)

joao figueiredo disse...

caro Mário da Silva, vou reformular os links. só não o fiz porque com esta arruaça toda não tenho tido o tempo que desejava

Mariana disse...

Precisava da biografia do professor António Ribeiro para fazer um trabalho de geologia!
Alguém me pode ajudar?!
Agradecida