2006-03-08

"O acto sexual é para ter filhos" - disse, com toda a boçalidade, o deputado do CDS no debate de anteontem sobre legalização do aborto. A resposta em poema, que ontem fazia rir todas as bancadas parlamentares, veio de Natália Correia. Aqui fica:

"O acto sexual é para fazer filhos"
- disse ele



Já que o coito - diz o Morgado -
tem como fim cristalino
preciso e imaculado
fazer menina ou menino;
e cada vez que o varão
sexual petisco manduca,
temos na procriação
prova que houve truca-truca.
Sendo pai só de um rebento,
lógica é a conclusão
de que o viril instrumento
só usou - parca ração! -
uma vez. E se a função
faz o orgão - diz o ditado -
consumada essa excepção,
ficou capado o Morgado.

in Diário de Lisboa, 5 de Abril de 1982
caricatura de Vasco, retirada do Público

33 comentários:

Anónimo disse...

Que grande evolução teve a nossa sociedade em 24 anos! Mas temos o Colombo e o Montijo Shopping!

Anónimo disse...

Natália Correia? Mas ela não atacava a APU?

joao figueiredo disse...

atacava sim, como também atacava o PSD, o CDS, a UDP e até o seu PS.

era uma mulher livre.

Anónimo disse...

PRD. Informação gratuita que não vem na tua cartilha.

Anónimo disse...

mas quem é que aqui anda de cartilha sem seres tu, bartlomé?

Anónimo disse...

Bartolomé? Deves estar a falar dos teus bloguistas anónimos...?

joao figueiredo disse...

Natália Correia
(1923-1993)
Escritora, dramaturga e poetisa, Natália de Oliveira Correia defendeu que a intervenção política era uma «obrigação dos poetas». Foi jornalista do Rádio Clube Português e, no final da Segunda Guerra Mundial, apoiou o Movimento de Unidade Democrática (MUD). Depois da revolução de 25 de Abril de 1974 esteve primeiro ligada ao Partido Socialista (PS), depois ao Partido Popular Democrático (PPD) e, por fim, ao Partido Renovador Democrático (PRD). Foi eleita deputada à Assembleia da República, pelas listas do PPD, de 1979 a 1980 e de 1980 a 1983, e pelo PRD, como independente, de 1987 a 1991.
Para além da vasta obra literária que produziu (onde se inclui a letra do Hino dos Açores), Natália Correia tem também o seu nome associado a várias intervenções parlamentares nos campos da cultura, da defesa da Mulher e dos Direitos Humanos.

fica a correcção.
fonte: http://www.parlamento.pt/visita/claustro/claustro3.html

Anónimo disse...

Amigo João nem vale a pena, certa gente só quer atacar a CDU, cartilha tinham os fundadores do bloco e outros mais anarcas e extrema esquerda.
Outra que muitos nem sonham são as ligações dos rosinhas á Albânia mas, história politica não é com eles.

Anónimo disse...

Provocadores pá! Se lessem o Avante...
Amigo João, ontem eu mais a minha filha estivemos a vender uns exemplares. A minha filha está agora a acabar o curso...

Anónimo disse...

"mas quem é que aqui anda de cartilha sem seres tu, bartlomé?"

Presumo que este anónimo estivesse a referir-se aqui ao Bartolomé. Há anónimos do quais suspeito muito.

Pela quantidade do que aqui vai já se devem ter apercebido de que eu não sou o único a não gostar do PCP. Apesar de concordar com muito comentário que aqui anda, e de achar que o João Fugueiredo até tem uma certa vocação para padre (ele sabe bem que eu penso isso), e pronto de não apreciar intrinsecamente a política do partido dos meninos deste blog, eu tenho mais do que fazer. Como certamente depreendem da recente escassez de comentários meus neste blog, e diga-se de passagem em todos os blogs, eu estou um bocado a marimbar para vós. Comentei ontem um post acerca de história local porque o tema me interessa vivamente e de forma "construtiva", e não dou para mais nenhum peditório.

Se querem Bartolomé vão ao blog falta papel, é que nós lá não temos subsídio e dependemos das audiências.

Tenho dito!

Anónimo disse...

velha guarda vai trabalhar para as traseiras da cleopatra para o pé da tua filha

Anónimo disse...

Patife!

Anónimo disse...

a tua filha mama bem

joao figueiredo disse...

caro bartlomé, e eu acho muito estranho que venham aqui tentar insultar-nos, e dizer que não gostam de nós, e que temos vocação para qq coisa, e que não querem saber de nós, e que um copia, mas afinal não copia porque plagiar não é copiar, e afinal não é plágio, são influencias mutuas entre duas pessoas que não são contemporaneas...

enfim, é muito estranho!

Anónimo disse...

Eu sinceramente já não acho estranho, parece-me a mim ser muito bem concertado.

Anónimo disse...

Muito bem João, dê neles. Sempre a dizerem mal do partido, uma vergonha! E meterem-se consigo é uma patifaria. O João tão bom moço, que sabe tantas coisas. A minha filha é que está sempre a dizer que gosta muito de si, que tem uma expressão tão doce e que fala muito bem. Eu também acho que sim estou sempre a dizer-lhe, filha o João Figueiredo é que há de dar um bom presidente. A minha filha gosta muito de si, ela está agora a acabar o curso...
E aquela patifaria do plágio. Eu até pensava que aquilo tinha sido obra dos gajos de Alhos Vedros... Com tanta escultura bonita por aí, aquela do Zeca Afonso com a pombinha e outras. A minha filha é que está sempre a dizer-me que temos sorte em vivermos num concelho com tanta coisa bonita e tudo dado pela câmara. A minha filha é muito esperta e percebe destas coisas, mais do que eu.

Anónimo disse...

Eu estou muito desiludido com a política. Se não fosse o PCP, que trabalha tanto... não sei não.
Os socialistas prometem prometem e não fazem nada. A minha filha é que está sempre a dizer-me que aí de nós todos se eles ganham aqui a câmara. No Barreiro ficou tudo parado durante os anos deles, até diziam que iam acabar com os autocarros vejam lá. Da direita a gente não espera nada. E agora há estes gajos do Bloco de Esquerda, esquerda o caraças, a minha filha é que me está sempre a dizer pai esta gente é muito perigosa e só existem para dividir a esquerad e tirar votos ao partido comunista. Ela sabe, que ela é esperta. Antes no CDS do que nesses gajos digo eu, é o que lhe digo... A minha filha acha que exagero, está sempre a dizer-me que é preciso dar força ao partido, isso é que é importante. A minha filha está agora a acabar o curso...

Anónimo disse...

E não têm nada que dizer mal da câmara. Devemos ter uma só voz, falar unidos a uma só voz, assim é que é e que eu acho que deve ser. Agora andarem aqui a bricar..., vão mas é trabalhar pá. O PCP é que trabalha está sempre a dizer-me a minha filha, os outros todos só falam. Ela sabe destas coisas, está agora a acabar o curso. Os do PCP trabalham e não têm nada que dizer nada deles, nada de nada. Não me venham com tretas que isto no tempo do Salazar também não podíamos dizer nada...

Anónimo disse...

São as paredes velhas, é o parque de diversões que a câmara vai construir para as populações, são aqueles prédios novos ali na Fonte da Prata, são as esculturas, as touradas, eu sei lá... Sempre a apontarem, sempre a falarem é o que é... O PCP é que trabalha pá! A minha filha é que me está sempre a dizer pai eu a comprar casa aqui é na Fonte da Prata que aquilo é que é progresso para o nosso concelho. A minha filha está agora a acabar o curso...
É isso e terem a mania que podem criticar à vontade. Criticar o quê? Têm é de tar calados pá!

Anónimo disse...

ó velha guarda tás enganado, não é só o PCP que trabalha, a tua filha também trabalha nas traseiras da cleopatra, é a prostituta mais barata de alhos vedros.
rosinha velha guarda tu queres ser irónico e sem querer dizes algumas verdades, só o PCP é que trabalha, porque os rosinhas só aparecem um ano antes de cada eleição para mentir, o bloco é nada, o PSD local até tem uma pessoa como deve de ser, o Luis mas, também deve ser o único.

Anónimo disse...

Uma conclusão óbvia em relação ao post, ficámos todos a saber que um certo deputado do CDS/PP não dá uso ao instrumento, já para não falar noutros que não têm filhos lá no CDS/PP.

Anónimo disse...

Eu não compreendo o Eddie. Não percebe as coisas o moço. Lá na minha terra dizia-se que quem apregoa que trabalha muito é quem não faz nada de jeito e anda sempre cansado. Coisas de aldeia pequena... O PCP desmente isso tudo. A minha filha é que está-me sempre a dizer pai que temos a sorte de termos este partido tal como é. A minha filha está agora a acabar o curso...

Anónimo disse...

cá para mim tu não tens filha, tu é que vais para trás da cleopatra vender o cuzinho baratinho, ó velha guarda rosinha, ai o paulo pedroso

nunocavaco disse...

Zeferino eu vou lá, mas atenção que quem quer que este blogue perca credibilidade não é ninguém do P.C.P. mas de outras forças políticas.

Anónimo disse...

olha o ingénuo e inocente
até parece que os amigos que o defendem são os outros que dao má fama ao blogue
eu também tenho um filho que está desempregado e que até é bom rapaz, não se importa de se filiar se for preciso

Anónimo disse...

diz ao teu filho para ir levar no rabo com a filha do velha guarda

Anónimo disse...

João Figueiredo,

não gostar disto ou daquilo é natural. A crítica e a ironia fazem parte das sociedades livres e abertas. Quanto à dita vocação, ela tem com a forma de escrever, nada mais. Aliás não podia ser nada mais do que isso. Quando eu afirmo que parece ter vocação para padre estou a tentar ser irónico (ou jocoso, que não é forçosamente um mal em si) e isso vem da impressão que tenho da forma como escreve e se posiciona num debate escrito (e estou a falar de debate, nem menciono as chicanas que vão acontecendo). Só como escreve, porque para lá disso eu não o conheço e nada afirmo nem tenho de afirmar. Ponto final.

Quanto à questão do plágio, ela não tem nada a ver consigo. Afirmar que se plagia, copia ou se é influenciado é natural em sociedades abertas. Infelizmente certas discussões já de si começam mal e vão-se desenrolando pior. Não há mal que sempre dure, e pessoas inteligentes têm a capacidade de corrigir ou reafirmar. E pessoas inteligentes têm a capacidade de rebater. Com inteligência.

E agora repito o que escrevi ontem: se querem Bartolomé vão ao blog falta papel, é que nós lá não temos subsídio e dependemos das audiências.

Crítica, ironia, riso. Sociedades abertas.

joao figueiredo disse...

bartolomé, respire fundo, leia o que escreveu e volte a ler o que eu escrevi acima

Anónimo disse...

Respirar fundo é uma boa ideia. E agora volte a ler o que escrevi ainda há pouco.

joao figueiredo disse...

então vamos todos respirar fundo (isto é que deve ser a minha vocação para padre, provavelmente até com alguns tiques de budismo, yoga e xamanismo)

Anónimo disse...

:-)

Anónimo disse...

Vou é jogar uma suecada p'rá taberna dos piratas. Isto aqui não tem trambelho, está uma merda!...

Anónimo disse...

vai antes jogar na casa da sogra